7 motivos para desenvolver o seu negócio online com um programador freelance

O mercado de startups tech na América Latina não para de crescer, principalmente no Brasil, em que pequenas ideias estão se tornando verdadeiros exemplos de empresas de sucesso. Um grande exemplo disso é a brasileira GetNinjas, que começou de maneira simples e com pouca visibilidade, mas que recebeu um grande investimento porque mostrou potencial. Bacana né?

Muitas startups começam com um co-fundador programador – ou seja, um dos sócios fundadores (ou mesmo todos eles) são programadores. Mas se isso não é seu caso, não precisa se preocupar. Sua ideia pode decolar sim, se você contar com um programador freelance.

Quer saber como? Vamos te dar a seguir sete motivos capazes de te fazer considerar essa hipótese agora mesmo. Além de rapidez na contratação, expertise e economia de gastos, confira por que seu negócio online precisa de um programador freelancer.

Por que começar a desenvolver o seu negócio online com um programador freelance?

1- Você não deve escolher um sócio apenas porque ele é programador

Quando você tem uma grande ideia, tudo o que deseja é que ela dê certo. Para isso acontecer, é preciso pensar em quem vai te ajudar nesse caminho, principalmente no início. No entanto, os empreendedores que escolhem mal os seus sócios têm grande chance de fechar as “portas” no primeiro ano. Os números indicam que isso acontece em uma grande parcela das startups que estão iniciando seus trabalhos. 

Por isso, você não deve simplesmente escolher alguém para ser seu sócio simplesmente por ser um programador que pode desenvolver o seu projeto de graça. Ao invés disso, que tal contratar um freelancer programador que poderá desenvolver seu projeto exatamente do jeito que você deseja e sem vínculos fixos com sua empresa e ideia?

2- Sem custos fixos

Se não há vínculos fixos, então estamos falando de custos muito mais baixos. E no início de um negócio, quanto menos despesas e custos, melhor.

Diferente do que aconteceria com um programador fixo (ou mesmo com um sócio), o programador  freelance te ajudará a economizar com despesas em geral: você não precisará contratá-lo durante o mês inteiro e pagar por isso de maneira fixa; da mesma forma, ele não precisará de um escritório para trabalhar, já que freelancers costumam trabalhar home office ou em espaços de coworking (e por conta própria).

Clique aqui e encontre os melhores programadores freelance do Brasil 😀

3- Conte com o conhecimento, habilidades e experiências de um bom profissional

De uma coisa você precisa estar certo: É preciso começar com um bom alicerce para que consiga alcançar bons resultados.

Hoje em dia, graças às facilidades da internet, existem vários sites que permitem que usuários criem sites, aplicativos e lojas virtuais de forma gratuita e rápida – sem precisar contar com um programador.

Apesar de ser uma ótima facilidade, não é algo recomendável para quem deseja imprimir sua marca e criar uma boa impressão para o seu cliente, já que um negócio desenvolvido nessas plataformas gratuitas dificilmente poderá tomar grandes proporções e alcançar o sucesso.

O ideal é contar com o conhecimento e as habilidades de um bom profissional freelance. Esse tipo de profissional já tem em sua bagagem inúmeros trabalhos anteriores e saberá direcionar seu projeto para alcançar o que você deseja.

4- Ganhe tempo para se dedicar ao que realmente importa

Você enquanto criador e fundador de sua marca vai precisar se preocupar com bastante coisa. Empreendedores sabem que terão de dividir seu tempo com inúmeros detalhes e negócios:

  • Como captar os primeiros clientes
  • Divulgação da marca
  • Realizar contatos profissionais 
  • Entre outras centenas de tarefas…

Além disso, você também é o responsável pela contratação de mais pessoas que podem ajudar seu negócio a crescer.

Se além de tudo isso você também tiver de se preocupar com a programação de seu site e aplicativos, não vai sobrar muito tempo, não é mesmo?

A empresária Sophia Amoruso, conhecida hoje em dia por ser muito influente no mundo da moda, começou seu negócio simples de vendas de roupas ainda no E-Bay, alguns anos atrás.

Quando ela decidiu migrar para seu próprio site descobriu que jamais conseguiria fazer isso sozinha, pois demoraria muito tempo para conseguir dar conta de tudo – ser empresária e cuidar de todos os detalhes e ainda programar sua loja virtual. Obviamente, ela contratou rapidinho alguém para realizar essas tarefa, e pode focar no que se tornaria um dos maiores e-commerces americanos de todos os tempos, a Nasty Gal.

Você precisa se focar em fazer o seu negócio crescer. Deixe a programação com quem entende muito do assunto. Clique aqui e encontre milhares de programadores freelance!

O programador freelance vai ficar responsável em realizar o desenvolvimento tal e como você pediu, enquanto você vai se preocupar unicamente em como desenvolver o seu negócio a partir do momento em que ele estiver publicado na web.

5- Tenha o seu negócio online funcionando em menos tempo

Se você quer economia de tempo, um programador freelance é, de novo, a melhor resposta.

Imagine juntar dinheiro para contratar uma empresa especializada em desenvolvimento, buscar um sócio programador que aceite trabalhar (de graça) em seu tempo livre, ou tentar fazer um curso de programação para fazer por conta própria… Tudo isso leva muito tempo, não é mesmo?

Sem falar no desgaste até ver tudo funcionando – e sem nenhuma garantia que funcione direitinho como você sempre sonhou para sua ideia.

Nada disso te ajudará a desenvolver o seu negócio online mais rapidamente ou de maneira mais eficiente que contratar um programador freelance.

Na Workana você poderá escolher entre centenas de profissionais e experts em programação, que poderão realizar seu trabalho de maneira rápida e eficiente de verdade. Assim que você escolhe o programador e define seu prazo para o projeto, ele já dá início ao trabalho – o que economiza tempo e dinheiro. Rapidinho seu negócio vai estar no ar! Clique aqui para contratar freelancers hoje!

6- Conquiste um parceiro freelance para te ajudar a fazer a manutenção do seu app, site ou plataforma

Depois que seu negócio online começa a funcionar – seja um site, marketplace, aplicativo… – ele precisará de manutenção e de cuidados. E se o profissional que você escolheu na Workana te agradar em cheio, você conquistará um verdadeiro parceiro para seu negócio.

De forma freelance e descomplicada você poderá contratá-lo para fazer a manutenção de suas redes. E, ao invés de pagar um valor fixo para ter o programador de prontidão (mesmo quando não houver trabalho), você só arcará com custos se houver trabalho a ser feito.

A grande vantagem é que, se o programador já conhece todos os códigos e também o seu jeito de conduzir os negócios, vai ficar muito mais fácil promover as melhorias e atualizações de seu negócio.

Clique aqui e encontre o parceiro freelance que desenvolverá o seu negócio online do zero. Comece agora a dar vida ao seu negócio!

7- Faça o seu negócio crescer

Contando com uma boa ideia, que já esteja em execução, e com um programador freelance que esteja te ajudando a garantir que tudo funcione bem, você terá a faca e o queijo na mão para fazer o seu negócio crescer. Agora é o momento de se concentrar no desenvolvimento do seu negócio!

Você também pode contar com outros freelancers disponíveis na Workana, como profissionais de Design, Marketing, Conteúdo e Redes Sociais para ajudar seu negócio a crescer cada vez mais.

Ao contratar uma boa equipe de freelancers, e cada um cuidando de sua área de atuação com muita expertise, você terá ótimos rendimentos já no início do seu negócio.

Que tal começar agora mesmo? Publique seu projeto e comece a escolher os profissionais que te ajudarão a alcançar o topo!

Faço parte da equipe de Content e PR da Workana. Redatora, tradutora, web designer, apaixonada por aprender, empreender e viver.

Inscreva-se à newsletter da Workana e mantenha-se atualizado