Freelancer x Profissional Full Time: qual a melhor escolha?

Freelancer x Profissional Full Time: qual a melhor escolha?

Quando se está em busca de um profissional para realizar um projeto, existem várias considerações a se levar conta. E atualmente, com o grande número de profissionais que prestam serviços no estilo freelancer, fica fácil descobrir porque cada vez mais pessoas preferem contratar esse tipo de profissional ao invés de alguém que trabalhe em tempo integral.

Para entender melhor essa comparação, confira abaixo alguns tópicos que mostram as vantagens e desvantagens da contratação de um profissional de tempo integral e um freelancer. Confira:

 

1- Praticidade

O freelancer que trabalha em casa e não precisa se deslocar até um ponto específico de trabalho, cortando assim muitos custos indiretos. Com essa simplificação, é possível até oferecer a ele taxas e gratificações mais altas.

O que, convenhamos, fica bem mais complicado com o profissional full time que não trabalha home office.

2- Custos

O freelancer geralmente é responsável por suas próprias taxas extras como seguros e outros custos que ele precisa bancar. O profissional já faz esses cálculos naturalmente e inclui em seu preço final. Com isso, o contratante não precisa se preocupar com a papelada para plano de saúde, por exemplo, ou outros convênios e seguros.

3- Adaptação

Os freelancers têm muito mais facilidade em se adaptar e entender projetos diferentes. Com isso, a chance de eles compreenderem o que você precisa é muito maior. Isso acontece porque profissionais assim estão quase sempre trabalhando em mais de um projeto e conhecendo clientes e situações diferentes, o que os torna muito mais adaptáveis.

O oposto ocorre com uma contratação integral, em que o profissional por vezes fica anos numa mesma função e realizando as mesmas atividades.

4- Autonomia

Outra grande vantagem de se contratar um profissional freelancer é a autonomia que ele desenvolve para trabalhar em sua ideia. Além disso, com sua capacidade de visão e adaptação que citamos anteriormente, fica ainda mais fácil que ele traga novas e boas sugestões para tornar os resultados finais ainda melhores. E quem ganha é você.

5- Flexibilidade

Com sinceridade, o principal motivo pelo qual muitas pessoas decidem trabalhar com freelas é porque gostam da ideia da flexibilidade de horário. Eles definem suas horas de trabalho e conciliam com o restante de compromissos que possuem.

E essa flexibilidade pode auxiliar você também, enquanto contratante. Por exemplo: determinados e-mails, ações e ou atualizações poderão ser feitas em horários que um profissional full time não conseguiria; como uma sexta-feira a noite ou um domingo pela manhã.

Clique aqui para contratar profissionais freelancer que vão te ajudar a fazer o seu negócio crescer

6- Expertise

Na modalidade freelance fica bem mais fácil encontrar a pessoa ideal que faça um trabalho muito específico e de acordo com o que você precisa.  Alguém que seja expert em design, um outro que saiba muito bem lidar com mídias sociais, etc.

Como a burocracia com um profissional integral é muito maior, fica difícil fazer a mesma coisa com profissionais que não trabalham freelance. Você teria de contratar vários em várias áreas diferentes, com um processo muito mais lento para cada um.

7- Relacionamento

A maioria dos freelancers está sempre disposta a trabalhar novamente com um mesmo cliente. Então se a parceria entre vocês deu muito certo e você quiser contratá-lo mais uma vez, a probabilidade de isso acontecer e alcançar ótimos resultados é enorme.

Sem vínculos muito duradouros e “engessados” fica mais fácil a relação entre contratante e profissional.

Na Workana temos freelancers experts que estão te esperando para dar vida aos seus projetos e começar uma importante relação de trabalho para o sucesso do seu negócio. Contrate-os aqui!

8- Pagamento

Contratando um profissional freelance você vai conseguir encontrar mais opções nas formas de pagamento. Na Workana, por exemplo, ao criar seu projeto e após escolher o profissional que irá realizá-lo, você pode optar por boleto bancário, cartão de crédito ou Paypal.

Além disso, você só realiza o pagamento quando estiver 100% satisfeito com o trabalho e de acordo com as entregas realizadas pelo profissional.

Com um trabalhador fixo a burocracia é muito maior – e as taxas também. Além do fato de que o salário fica acertado enquanto montante fixo, sem a possibilidade de ajuste em caso de menos trabalho ou projetos.

9- Controle

Como o acerto entre contratante e profissional é feito previamente, é possível ter um melhor controle de caixa, sem horas extras e sem gastos imprevistos. Assim, fica mais fácil controlar os gastos por projeto de maneira muito mais efetiva do que seria com um profissional de tempo integral. Você pode acompanhar todo o trabalho que está sendo executado pelo freelancer com de um programa disponibilizado pela própria Workana que se chama “Workana Time Report”. Este programa oferece tranquilidade ao cliente mostrando o trabalho do profissional durante as horas trabalhadas através de capturas de tela, e ao profissional que pode registrar seu trabalho de forma automática.

Você pode clicar aqui se quiser dar o primeiro passo rumo ao crescimento do seu negócio com a ajuda de freelancers.

10- Deadlines

Esse é um excelente fator positivo na contratação de um freelancer. Esse tipo de profissional está mais do que acostumado com deadlines: prazos finais de entrega e demais exigências para terminar o trabalho. Como seus ganhos financeiros dependem apenas dele mesmo, ele sabe que precisa cumprir metas e prazos da maneira correta.

Por outro lado, o profissional fixo pode acabar levando mais tempo para terminar determinado projeto ou mesmo se envolver em mais de uma tarefa por vez, complicando a entrega final.

Com isso, ao optar pelo freelancer, mais uma vez, quem ganha é o contratante.

Tabela Freelancer vs Full-time

FreelancerFull-time
Flexibilidade de horáriosHorários Fixos
Formas de pagamento flexíveisSalário fixo
Custo fixo por projetoNecessário pagar horas extras se necessárias
Comunicação franca e contínuaComunicação contínua somente no horário laboral
Prazos de entrega curtosPrazos de entrega normais
Diversidade de profissionais qualificadosRestrição ao quadro contratado
Cobram mais baratos por projetoCobram relativamente mais caro por hora
Contrata um perfil específico para o projetoSe limita às pessoas que tem a full-time
Supervisão desnecessáriaNecessidade de supervisão
Flexibilidade de trabalhoRelutância às mudanças

 

E você? Já pensou nas ótimas possibilidades que é contratar um trabalhador freelancer? Que tal investir nessa modalidade a partir de agora? Você só precisa clicar aqui para começar!

Na Workana você encontra os mais diversos profissionais especialistas em várias áreas. E com certeza encontrará alguém perfeito para o seu projeto.