PMEs que contratam freelancers para crescer: Redactar

Descubra como uma ideia se transformou em um negócio com mais de 150 freelancers contratados na Workana.

Conheça Federico Gorga, o jovem empreendedor que fundou a empresa Redactar.com.ar e fez seu negócio crescer contratando mais de 150 profissionais freelancers na Workana.

Leia esta história de sucesso empresarial até o final para não perder a chance de descobrir como a Workana pode ajudar a transformar sua ideia em um negócio rentável.

Federico Javier Gorga vive em Buenos Aires, e sempre trabalhou com criação de conteúdos: redação de conteúdos web, elaboração de manuais de procedimento segundo normas ISO, e diversos tipos de serviços editoriais, como edição e correção de textos literários, além de revisão de trabalhos acadêmicos.

Movido por seu empenho e sua dedicação, Gorga conseguiu dar o “próximo passo” em sua prestação de serviços, e já não se dedica a fazer revisões e conteúdos web. Hoje, Federico é o fundador da empresa Redactar.com.ar, que emprega 5 profissionais de forma permanente e conta com uma ampla carta de clientes.

A demanda pelos seus serviços foi crescendo e, para poder satisfazê-la, Federico chegou a contratar cerca de 150 redatores em um mês. Graças a estas contratações, o Federico conseguiu oferecer um melhor serviço e continuar aumentando sua quantidade de clientes, além de potencializar o alcance de sua empresa. E tudo isso foi feito contando a enorme vantagem de não precisar incrementar seus custos fixos.

Ao começar seu negócio, Federico se deparou com a dificuldade de garantir que os trabalhos encomendados aos redatores contratados seriam realizados com o mesmo nível de compromisso e dedicação que ele empregava em sua profissão. Este era um aspecto determinante para seu sucesso, já que o objetivo de sua empresa era oferecer o melhor serviço aos seus clientes e garantir a qualidade de cada trabalho.

Qual era o problema?

Inicialmente, ninguém era capaz de garantir que a pessoa contratada trabalharia de acordo com os padrões de qualidade que Federico prezava para seus serviços. Ele esperava que seus colaboradores dessem tudo de si até garantir que o trabalho estivesse bem feito. Porém, encontrar este tipo de profissional terminava sendo um enorme desafio, já que Federico não estava disposto a abrir mão da excelência dos trabalhos realizados por sua empresa.

Federico também se deparou com mais dois inconvenientes:

#1. Tinha uma grande limitação no que dizia respeito às formas e opções de pagamento que podia oferecer. O fato de estar restringido neste aspecto, muitas vezes, lhe fazia perder potenciais clientes;

#2.  Só conseguia ter acesso aos profissionais da Argentina, o que se traduzia em um elevado custo de mão-de-obra.

Sobre estas questões, Federico declarou: “Eu precisava pagar parcelado para conseguir me financiar e, com o MercadoPago, que é a única ferramenta que oferece esta possibilidade, eu só conseguia contratar pessoas da Argentina”.

Todos estes aspectos fizeram com que Federico se visse “obrigado” a buscar novas soluções e alternativas, as quais lhe permitissem construir sua empresa de serviços de redação como ele havia sonhado… Foi assim que Federico Gorga começou a navegar pelo Google e encontrou algumas plataformas de trabalho freelance, entre as quais estava a Workana.

O que significou para seu negócio encontrar a Workana?

A chance de fazer crescer sua empresa. Federico estava determinado a encontrar pessoas que se encaixassem em sua metodologia e visão de trabalho. Conhecer a Workana significou ter a possibilidade de encontrar os profissionais adequados para compartilhar seu projeto.  

Pouco a pouco, Federico foi “testando” a contratação freelance e viu que poderia contar com um amplo leque de profissionais independentes que trabalham por conta própria e cuja atividade principal é prestar serviços a terceiros em troca de uma compensação econômica. Além disso, descobriu a oportunidade de contratar profissionais de vários países, e não apenas da Argentina.

Como estava determinado a transformar sua empresa em um caso de sucesso, Federico teve que “trocar”, em algumas oportunidades, as pessoas contratadas até encontrar os profissionais freelance indicados para seus projetos.

E Federico encontrou estes profissionais na Workana!

Segundo Federico, o maior desafio de trabalhar com freelancers é encontrar a relação entre o melhor “match” de cliente, trabalho e freelancer contratado. Hoje em dia, ele conseguiu estabelecer uma “cultura de contratação remota” e criou processos para trabalhar com as pessoas contratadas. E isso facilitou a missão de expandir seu negócio.

Com o objetivo de trabalhar de forma transparente e eliminar todas as possíveis dificuldades, a equipe de Redactar.com.ar inventou um código de Excel para traçar uma relação simples e eficaz entre todos os participantes dos trabalhos e todos os meios de comunicação: Workana, e-mails, etc.

“Foi necessário fazer isso (o código de Excel), porque costumo ter entre 400 e 600 projetos dentro da Workana”, afirma Federico Gorga.

Além disso, a equipe da sua empresa (Redactar.com.ar) também implementou um sistema de prêmios e “castigos” para incentivar os freelancers que formam parte do seu trabalho remoto.

“Tem o mesmo sentido do sistema de conquistas da Workana, mas é um diferencial para fortalecer a relação cliente x freelancers”, disse Guillermo Bracciaforte, co-fundador da Workana.

Na Workana, Federico conseguiu contratar as pessoas ideais para cada projeto, o que lhe permitiu rentabilizar seu negócio em pouco tempo. E trabalhar desta maneira também foi a oportunidade perfeita para diminuir os custos e cobrir toda a demanda de trabalhos de sua empresa.

Podemos afirmar que, hoje em dia, Federico Gorga simplificou sua vida e conseguiu manter o crescimento de sua empresa. Redactar.com.ar soube se afirmar como um recurso para quem precisa revisar ou criar conteúdos. A empresa também conseguiu ganhar um lugar destacado por oferecer uma grande experiência nos serviços prestados, além de ter criado uma metodologia de trabalho com os freelancers que se mostrou muito efetiva para garantir a satisfação de cada um de seus clientes.

Espero continuar inovando na minha relação com o uso da Workana. Por exemplo: há algum tempo, fizemos publicações para incentivar as pessoas que já tinham colaborado conosco e conheciam nossa demanda de trabalho a recrutar outros freelancers para participar de nossos projetos na plataforma. Oferecemos uma bonificação às pessoas que ajudaram nesta iniciativa e, desta forma, fomos ampliando nosso leque de colaboradores, sem precisar comprovar por “tentativa e erro” sua adequação à nossa metodologia de trabalho”

Para otimizar ainda mais seu tempo, Federico criou recentemente um blog independente, onde resume e centraliza as recomendações comuns a todos os seus projetos. Desta forma, consegue transmitir tudo que seus colaboradores freelancers precisam saber, de forma simples e totalmente prática.

“Hoje em dia, o que me interessa a futuro é gerar uma forma mais simples de ingresso (no sentido de certificar que os profissionais estejam capacitados) para somar freelancers e garantir que trabalhem bem.” (Federico)

CONCLUSÕES E REFLEXÕES

* Uma ideia pode se transformar em um negócio altamente rentável, quando se consegue encontrar a equipe adequada. Workana conta com más de 1.000.000 de freelancers registrados. E você, precisa de freelancers especializados em quais áreas de atuação para dar vida ao seu projeto?

* Encontrar as pessoas indicadas para somar ao seu projeto é a chave para crescer e conseguir rentabilidade. Quais são as qualidades que você deseja encontrar nas pessoas a serem contratadas para fazer parte de seu projeto?  

* Como você acredita que a Workana ajudou Federico Gorga a transformar seu empreendimento de serviços em uma empresa de sucesso com uma privilegiada carta de clientes? E como pensa que poderia te ajudar a tornar reais seus projetos?

O que você está esperando para contratar freelancers e dar aquele empurrãozinho que falta em seu negócio?

Inscreva-se à newsletter da Workana e mantenha-se atualizado