4 perguntas para determinar se convém terceirizar um projeto ou fazer “in house”

Terceirizar algumas tarefas da sua empresa nem sempre é uma decisão simples de tomar, principalmente quando é você mesmo quem costuma executá-la. A questão é que, a medida que sua empresa for crescendo, você precisará que outra pessoa se ocupe de algumas tarefas pontuais, para que você possa focar em aspectos cruciais para continuar com a expansão do seu empreendimento.  

De qualquer maneira, o fato de terceirizar e delegar a outra pessoa fora da sua equipe de trabalho (ou do seu controle) pode te trazer algumas dúvidas.

Primeiro, porque você não sabe se a pessoa a ser contratada para essa tarefa será a indicada para executá-la corretamente. Antigamente, só era possível contatar-se com agências para solicitar o desenvolvimento de uma tarefa ou de um projeto.

Porém, hoje em dia, você também pode contar com os serviços das plataformas como Workana, que conectam a sua empresa diretamente com os profissionais. Isso te permite trabalhar com especialistas em áreas específicas, como Design, Marketing, Vendas, Programação e Desenvolvimento Web, Copywriter, etc. E ao mesmo tempo, você consegue garantir que os acordos entre sua empresa e os freelancers contratados serão cumpridos.  

 

Se você tem dúvidas se chegou o momento de terceirizar ou se convém continuar na modalidade “in house”, preparamos uma lista dos “prós e contras” que oferece cada uma dessas modalidades de trabalho.

Redução de custos

  • Para fazer “in house”, é preciso um maior investimento de dinheiro para atrair, contratar e manter os profissionais adequados. Sem mencionar o tempo que você deverá tomar para encontrar as pessoas ideais para sua empresa.
  • Com a terceirização, você consegue reduzir custos e poderá ter mais e melhores profissionais para diferentes tarefas. Ao delegar ou terceirizar trabalhos, você elimina os enormes custos de incorporar empregados de forma permanente.

Aumento da produtividade

  • Se você decide não terceirizar, provavelmente terá que realizar um projeto de cada vez. Trabalhar diariamente de forma ativa com sua equipe habitual ocupará grande parte do tempo que você poderia dedicar para pensar em novos e melhores projetos.
  • Os profissionais independentes contratados através da terceirização, ao trabalhar por tarefa/projeto ou por horas, executarão seu trabalho sem precisar da sua participação constante. Isso te dará mais tempo para planejar e apresentar novas propostas.

Eficiência

  • Se você precisa contratar uma equipe de pessoas, capacitá-las e proporcionar todos os insumos e ferramentas necessárias para o desenvolvimento de suas funções, terá que precisará de um alto investimento e de bastante tempo.  
  • Contratando os serviços de freelancers, você poderá ter maior eficiência e rapidez na entrega dos trabalhos solicitados porque os profissionais independentes estão acostumados a trabalhar e organizar seu calendário segundo as datas de entrega acordadas com seus clientes.

Qualidade

  • Provavelmente, algumas pessoas que trabalham para você não são especialistas naquilo que fazem. E inevitavelmente, isso terá um reflexo negativo nos seus produtos finais.
  • Deixar tarefas pontuais nas mãos de especialistas em distintas áreas garante um produto e um resultado de ótima qualidade.

 

Para continuar com sua avaliação sobre terceirizar ou não, te proponho conhecer as 4 perguntas que você se fará durante o processo de terceirização.

As 4 perguntas com que todo dono de empresa se encontrará antes de decidir terceirizar

#1- Se contrato uma pessoa para realizar uma tarefa, deixo de ganhar dinheiro?

Esta pergunta sempre aparece quando uma empresa quer determinar se deve terceirizar uma tarefa. Mas você deve pensar em algo bem simples: todos nós temos apenas 24 horas diárias e se você se ocupa de determinadas tarefas pontuais (por exemplo: responder e-mails ou consultas de clientes), terá menos tempo para conseguir novos clientes.

E obviamente, seu negócio não existe sem clientes! Por isso, será muito conveniente terceirizar este tipo de tarefa e dedicar seu tempo a outros aspectos que requerem toda sua atenção e concentração.

# 2 – Terceirizo somente as tarefas nas quais tenho pouco conhecimento?

Isso é muito importante: observar a tarefa em si mesma. Se você não gosta de fazer um trabalho ou tem poucos conhecimentos para executá-lo corretamente, definitivamente deve terceirizá-lo. Deixe que um profissional especializado obtenha os melhores resultados para a sua empresa.

Por exemplo…
…Algumas empresas estão terceirizando o design do seu site, porque seus donos não tem bom gosto para escolher todos os detalhes, embora possuam alguns conhecimentos sobre design.

Outros empreendimentos terceirizaram a administração dos anúncios do Facebook. Por quê?  Porque é preciso estar atualizado com as constantes atualizações e mudanças desta rede social, e isso requer tempo. Tempo que seus donos ou gestores podem dedicar a criar e inovar produtos ou estratégias para fazer seu próprio negócio crescer.

Porém,você  também pode terceirizar algumas tarefas que não se sente cômodo fazendo.

Pense nisso…

Se você tenta fazer alguma tarefa que são realmente necessárias, mas não se sente a vontade ou se seus conhecimentos são limitados, provavelmente…

  1. Você sentirá que “detesta” fazer seu trabalho;
  2. Desperdiçará uma enorme quantidade de tempo tentando resolver esta tarefa.

Esse tempo que perderá executando uma tarefa que são sabe ou não gosta, poderia ser utilizado para atrair novos clientes, concluir mais vendas, etc. Por isso, você precisa considerar seriamente a possibilidade de contratar freelancers para as tarefas que você se sente pouco competente ou incômodo ao realizá-las.

#3 – O que eu ganho terceirizando tarefas?

Talvez, você pode achar que terceirizar é um gasto de dinheiro desnecessário. Mas na verdade, significa fazer um investimento!

O tempo é mais valioso do que o dinheiro. Por isso, às vezes, o ROI (Retorno do Investimento) da terceirização baseia-se em ter mais tempo. Este é um fator importante na hora de determinar se você deve ou não terceirizar certas tarefas.

Afinal de contas, o tempo é dinheiro. E você pode utilizar seu tempo para ganhar mais ao invés de fazer tarefas que outras pessoas poderiam fazer realizar até melhor do que você.

Por exemplo. Com o tempo, talvez você entenda a importância de poder viajar tranquilamente procurando novas ideias ou sociedades para a sua empresa, enquanto sua assistente virtual realiza as tarefas que você delegou, porque confia que ela terá tudo sobre controle e manterá o bom funcionamento durante a sua ausência.

#4 – Estarei protegido se as condições comerciais mudam?

A melhor maneira de garantir que o contrato ou acordo comercial entre sua empresa e o freelancer que realizará determinada tarefa é fazer a contratação através de plataformas como Workana, que garante o cumprimento do acordo de trabalho e protegem tanto sua empresa como o provedor de serviços externos.

Resumindo, podemos dizer que…

Você consegue 2 benefícios concretos ao terceirizar tarefas dentro da sua empresa

Conhecer os benefícios da contratação externa te ajudará a decidir se esta modalidade poderia funcionar para o seu negócio. A seguir, te apresentamos duas razões para apostar na terceirização:

1. Você não precisa contratar mais empregados

Quando você terceiriza, pagará pelo serviço prestado desta por essa pessoa. Isso te permite evitar contratar mais um funcionário fixo para sua empresa. E isso fará com que você economize dinheiro em vários aspectos, desde benefícios e impostos até capacitações.

2. Acesso a um maior grupo de talentos

Ao contratar um empregado, é possível que você só tenha acesso a um pequeno grupo local de talentos. Muitas pessoas descobriram que o outsourcing (palavra em Inglês como se conhece a terceirização) lhes dá acesso aos melhores talentos de todo o mundo. Se você precisa de ajuda especializada, faz muito sentido ampliar sua busca. E a terceirização pode ser a solução perfeita para isso!

Na Workana, valorizamos seu tempo e acreditamos que ele é seu ativo mais precioso para fazer seu negócio crescer. Por isso, te convidamos a descobrir os milhares de freelancers dispostos a te ajudar na nossa plataforma. Assim, você terá uma visão mais clara das tarefas que pode terceirizar para beneficiar seu negócio.

Clicando aqui, você poderá conferir uma lista de profissionais e todas tarefas que desempenham.

 

Faço parte da equipe de Content e PR da Workana. Redatora, tradutora, web designer, apaixonada por aprender, empreender e viver.

Inscreva-se à newsletter da Workana e mantenha-se atualizado