5 dicas incríveis de marketing para sua empresa (que funcionam mesmo!)

5 dicas incríveis de marketing para sua empresa (que funcionam mesmo!)

Todo mundo que gerencia um negócio sabe a importância do bom marketing para fazer uma marca decolar. Aqui na Workana, são diversos os projetos publicados diariamente na área de marketing! Se você também quer ver seu produto alcançar um público cada vez maior, confira nossas dicas de marketing a seguir.

Pequenas e grandes empresas entendem como é importante extrair o máximo em propaganda. Afinal, como afirmou o grande showman americano P.T. Barnum certa vez, “sem promoção, algo terrível acontece: nada!”. Conhecido por ser um grande empresário do ramo do entretenimento, sua vida virou filme recentemente com Hugh Jackman no papel principal. “O Rei do Show” sabia que a propaganda é a alma do negócio.

É por isso que se investe tanto dinheiro em marketing. Felizmente – e se você dispõe de um budget mais apertado ou está começando agora – existem várias maneiras eficazes de comercializar seu negócio sem gastar muito.

Quer saber como isso é possível? A seguir você confere cinco dicas de marketing realmente eficazes e que não te farão gastar rios de dinheiro, para começar a divulgar seu produto agora mesmo!

1. Abrace as mídias sociais

Hoje em dia, é inaceitável que seu produto não esteja online nas mídias sociais. Que realmente deseja atrair clientes e fazer parte da vida deles, sabe que as redes podem fazer muito pelo seu negócio. Mas é importante ressaltar: Não é apenas sobre o que você tem a dizer – é sobre como você diz isso e, mais especificamente, como você o demonstra.

Por exemplo, o Instagram e o Pinterest, por seu grande apelo visual, são duas redes excelentes e gratuitas para alcançar determinado público. Você pode destacar seus produtos e aumentar o interesse dos consumidores com ótimas fotos.

Vale lembrar que é importante ter consistência e perseverar no bom conteúdo. Segundo Jenn Herman, palestrante e consultora americana de social media, “as redes sociais não transformam seus negócios da noite pro dia. Pode levar alguns meses para que o crescimento aconteça. Mas não significa que não esteja funcionando. Isso só leva tempo”.

Usar as mídias sociais é um bom conselho para aqueles que podem não ter muito dinheiro, mas estão dispostos a gastar algum tempo trabalhando em seus canais de mídia social. Mas esteja ciente: não é tão simples quanto colocar uma página no Facebook ou apenas criar seu perfil no Twitter. Você precisará investir tempo e energia se quiser maximizar o valor da sua presença na mídia social.

Para isso, lembre-se de contar com os profissionais de conteúdo da Workana, que sabem exatamente como utilizar a linguagem que você precisa nas redes, trazendo informações úteis, conteúdo de qualidade e mensagens de marketing que realmente promovem sua marca.

2. Saiba utilizar bem o e-mail marketing

Trocando em miúdos, dê às pessoas um motivo para gostar do seu e-mail… e não deletá-lo!

O marketing por e-mail pode ser uma maneira muito barata e eficaz de alcançar clientes em potencial e vem sendo utilizado há vários anos por diversas empresas e lojas em geral, para atrair e fidelizar clientes.

Mas como conseguir o e-mail das pessoas? Bom, o primeiro passo é ser criativo e oferecer algo legal em troca. Aproveite todas as oportunidades possíveis para incentivar as pessoas a compartilharem seus endereços de e-mail com você. Seu site pode oferecer uma assinatura gratuita de newsletter ou mesmo um PDF para download com dicas e conselhos voltadas para o seu nicho.

Essa técnica é muito utilizada hoje em dia. A coach Bruna Fioreti, por exemplo, oferece de presente a seus leitores um ebook prático, moderno e totalmente gratuito para quem visita seu site a primeira vez. A isca, além de oferecer conteúdo de qualidade, faz com que a pessoa interessada sinta ainda mais interesse pelos cursos oferecidos pela jornalista.

Além disso, outra ideia ótima é transformar as postagens de seu blog em um boletim informativo regular, dando a você a oportunidade de informar seus clientes sobre ofertas sazonais, compartilhar conhecimentos e dar motivos para seus clientes visitarem sua empresa ao invés de comprar em outro lugar.

3. Postais, cartões e imagens em geral

Alguns métodos tradicionais de publicidade ainda funcionam – e eles não precisam ser necessariamente caros. Alguns hotéis e pousadas, por exemplo, utilizam até hoje a correspondência para atrair hóspedes em determinados períodos do ano, enviando cartões postais.

Quando o cliente recebe a imagem (geralmente acompanhada por uma promoção de estadia com valor camarada), ele automaticamente se lembra de bons momentos, férias e dias felizes.

Mas os postais não precisam ser apenas do ramo hoteleiro. Um bom designer profissional saberá introduzir imagens com apelo visual perfeito para seu cartão de visitas, por exemplo. Ou mesmo para seu site, blog, e-mail marketing, capas de fan pages e perfis na internet, etc. da melhor forma possível.

Imagens geram um bom resultado porque induzem seus clientes a associarem com boas experiências; e é isso que as grandes marcas fazem o tempo todo!

Você pode contratar um designer na plataforma da Workana que saberá como fazer essas campanhas sem que sua marca perca a identidade e de forma delicada, gentil e atraente. Há milhares de profissionais freelancers espalhados em diferentes países que podem fazer isso pelo seu produto!

4. O famoso “volte sempre!”

Fidelizar nem sempre é uma tarefa simples, mas oferecer uma boa experiência e um ótima razão para que seu cliente volte é fundamental.

Algumas lojas oferecem descontos e cartões personalizados que, depois de algumas visitas, a pessoa ganha um desconto ou uma peça grátis. Há ainda aquelas que oferecem um preço especial no mês de aniversário da pessoa; ou na semana, ou no dia.

Enfim, a melhor maneira de aumentar a lealdade do cliente e mantê-los por perto é surpreendê-los e encantá-los. Lembre-se de manter esses dados em sua base de dados dos clientes, para ter uma ideia exata de quem presentear e quando. Pode apostar que ele vai adorar ser lembrado por sua marca!

5. A ferramenta “Indique um amigo”

Outra coisa que precisamos citar em nossas dicas de marketing é o famoso “indique um amigo”. Até mesmo faculdades e academias utilizam esse recurso para atrair mais público, oferecendo um bom desconto para quem indica e também para quem chega.

Se sua empresa já possui alguns clientes fiéis, por que não dar a eles um bom motivo para recomendar seus serviços para as pessoas que gostam?

Divulgue a ideia da indicação em seu e-mail marketing, mídias sociais e também mantenha isso fixo em seu site, através de formulários ou de uma seção específica. Todos se interessam por descontos e também ficarão satisfeitos em indicar uma empresa pela qual realmente sentem apreço.

Viu só? Essas são cinco dicas de marketing relativamente baratas e simples de promover o seu negócio. Obviamente existem muitas outras e, como SEO de seu negócio, preste sempre atenção no que motiva seu cliente, no que te inspira e no que as grandes empresas estão fazendo.

Lembre-se também de contar com os profissionais de marketing da Workana, criando seu projeto na plataforma e contratando a pessoa certa para fazer sua marca decolar. Clique aqui para começar agora mesmo!