Os 5 maiores erros na hora de gerenciar seu tempo

Como evitar perder tempo

Você também acha que poderia fazer mais e aumentar sua produtividade diária? Evitando estes cinco erros comuns na gestão de tempo, você vai notar uma enorme diferença. Confira como!

Quase todo mundo acha que o dia “deveria ter mais horas” ou que poderia fazer mais tarefas. A máxima “tempo é dinheiro” é especialmente verdadeira quando você cuida da gestão do seu próprio negócio.

As habilidades relacionadas à produtividade e gestão de tempo não são uma coisa natural para todo mundo – e isso é perfeitamente normal. Você provavelmente conhece alguém que tem dificuldades com horários e agendas – ou você pode ser essa pessoa! Mas como a produtividade e tempo hábil para fazer tudo estão diretamente ligados, é muito importante que você aprenda a lidar com ambos da melhor maneira possível.

Identificar seus erros e aprender a focar sua energia no que é importante é fundamental. Com a Workana, você aprende a economizar tempo ao contratar os melhores freelancers para trabalhar em seu projeto. Assim, você delega funções para profissionais de cada área e consegue focar no que realmente interessa para sua marca e seu produto.

A seguir você confere os cinco erros de gestão de tempo mais comuns e o que fazer para evitar.

1. Não planejar seu dia

A lição é antiga, mas ainda é o principal para obter a máxima eficiência. Você não precisa necessariamente programar cada minuto de seu dia – afinal, imprevistos acontecem e você deve estar preparado para as urgências.

Mas tente definir metas diárias, incluindo as tarefas que precisa fazer por ordem de importância.

Se você passar o dia apenas resolvendo coisas “urgentes”, é como apagar incêndios o tempo todo. O que traz lucro e o que é importante não pode ser deixado para depois. Aprenda a priorizar.

Além disso, considere preparar suas tarefas e fazer um brainstorming com antecedência para economizar tempo e energia. Você pode planejar seu dia simplesmente com um app de calendário online, compartilhando e incluindo os profissionais que trabalham com você em seu projeto ou mesmo escrever uma lista em um planner. Diferente das agendas comuns, ele mostra sua semana de uma forma mais clara.

Lembre-se: Ter um guia geral irá ajudá-lo a permanecer na linha ao longo do dia para que você perca menos tempo.

2. Procrastinação

Outro erro muito comum na gestão de tempo: procrastinar. Esse péssimo hábito drena uma grande parte do seu tempo e é mais fácil procrastinar se você não tiver planejamento.

Voltando ao que dissemos anteriormente, é mais fácil procrastinar quando você não prioriza sua lista de tarefas. Você pode corrigir isso priorizando e abordando suas tarefas mais desafiadoras logo no início do dia.

Se você priorizar suas tarefas importantes, você poderá completá-las e tirá-las de sua lista mais cedo. Além disso, concentre-se em fazer apenas pequenas pausas durante o dia para não dispersar sua atenção.

3. Excesso de Compromissos

Outra razão pela qual sua gestão de tempo não vai bem (e talvez por isso você esteja procrastinando) é porque você está com excesso de compromissos diários.

Quando se está sobrecarregado, é mais fácil não conseguir cumprir a meta diária, simplesmente porque você não tem ideia de por onde começar.

É comum dizer SIM a tudo em uma tentativa de agradar ou captar mais clientes, mas é crucial que você tenha equipe e suporte para dar conta de tudo. Ou o resultado pode ser muito diferente do esperado!

Poupe sua energia e recursos começando a delegar tarefas. Hoje em dia você não precisa gastar rios de dinheiro nem perder tempo com burocracias trabalhistas. Você pode apostar em uma equipe remota ou contratar um profissional freela na Workana para realizar seus projetos com qualidade e rapidez. Você só paga quando há serviço a ser feito, economizando tempo e dinheiro.

Workana

Publique seu projeto agora mesmo na Workana. É simples e rápido e há milhares de profissionais que podem realizá-lo para você com segurança e rapidez! Clique aqui.

4. Não agendando corretamente

Esse é um dos piores erros quando se trata de gestão de tempo. É necessário agendar suas tarefas com bastante atenção. E agendar não significa apenas arranjar um espacinho no calendário para fazer determinada coisa.

É preciso levar em consideração tarefas e compromissos do dia e da semana, poupando tempo e lidando sabiamente com eles. Por exemplo: você pode agendar duas visitas a locais próximos num mesmo dia ao invés de marcá-las em dias alternados, gastando tempo e combustível.

Se não souber exatamente como administrar sua agenda diária, você pode contratar um profissional freela na Workana para atuar como assistente virtual. Além de planejar suas tarefas diárias, ele saberá lidar com seus horários, aplicativos e outras tecnologias capazes de te ajudar a gerenciar seu tempo como um profissional.

5. Não se livrar das distrações

Finalmente, você precisa se livrar das distrações se quiser usar melhor seu tempo. A falta de foco pode ser um enorme obstáculo a superar, mas você pode facilitar a sua vida evitando distrações.

Pare de atuar como multitarefa, fazendo várias coisas ao mesmo tempo; desligue a televisão, afaste-se de ruídos altos e evite as mídias sociais para fazer mais em menos tempo.

Outra grande interrupção pode ser o e-mail. Reserve um tempo para respondê-los. Se você fica checando toda hora, exclua o aplicativo de seu celular ou feche a guia de seu navegador para acessá-lo apenas no horário correto – e não o dia inteiro!

Mesmo que você precise verificar suas mensagens constantemente, você não se sentirá pressionado a checar a cada dez minutos e sim nos momentos corretos para isso.

Agora que você já sabe como evitar os principais erros da gestão de tempo, hora de colocar tudo em prática! E para te auxiliar em seu negócio, lembre-se de contar com os profissionais da Workana. São milhares de freelancers especialistas em diversas áreas, prontos para atuar em seu projeto! Clique aqui e confira agora!

Redatora e tradutora freelancer. Apaixonada por literatura, empreendimentos, novidades e tecnologia.

Inscreva-se à newsletter da Workana e mantenha-se atualizado