5 Motivos Pelos Quais Você Deve Investir em Marketing De Conteúdo

5 Motivos Pelos Quais Você Deve Investir em Marketing De Conteúdo

Possivelmente você já deve ter ouvido falar bastante em marketing de conteúdo nos últimos tempos, mas ainda assim, você tem lá suas reservas sobre investir no marketing de conteúdo em sua estratégia digital, se assim for saiba que você não está sozinho. 

Talvez você pode até pensar em investir em uma estratégia de marketing de conteúdo “algum dia’’ entretanto essa não é, ainda no momento, uma de suas prioridades, mas devia, pois, você tem tudo a ganhar e essa   procrastinação poderá custar a você a manutenção do seu negócio e sua permanência no mercado virtual e até mesmo físico.

Na verdade, muitas pessoas ainda não compreendem a importância do conteúdo para o sucesso de seus empreendimentos   e, portanto, acabam por negligenciá-lo sem perceber que com isso acabam por perder uma chance única de alavancar seus negócios em um nível exponencial.

Inbound Marketing – O poder do marketing de conteúdo

Há algum tempo atrás, o marketing era feito em uma abordagem muito diferente da que vemos hoje, entretanto com o advento da internet, o perfil do consumidor mudou e cada vez mais observamos a queda dos antigos padrões em detrimento de um modelo completamente novo.

O Marketing Tradicional ou o Outbound Marketing agora pertence ao passado pois deixou de ser eficiente por não se adequar às necessidades dos consumidores com sua mensagem fria e interruptiva, cujo único objetivo era a realização de vendas. Deixou de ser eficiente porque em nossa era digital, a jornada do consumidor agora é outra.

Vivemos na era do Inbound Marketing.

O Marketing de Conteúdo e a Jornada do Consumidor

Hoje se queremos comprar, por exemplo, uma televisão, não vamos diretamente à loja, em busca de informações sobre o produto com o vendedor.  Pelo contrário, quando lá chegamos, já sabemos exatamente o que queremos, o que se encaixa em nossas necessidades pois já fizemos nossa pesquisa na internet.

Antes a jornada do consumidor começava com ele indo até a loja, hoje começa quando ele começa a fazer sua pesquisa sobre esse ou aquele produto.

E é exatamente nesse ponto que entra o marketing de conteúdo, que abrange desde o momento em que o seu potencial cliente acessa a página de sua loja na internet até quando ele finalmente fecha uma venda.

5 Motivos Pelos Quais Você Deve Investir No Marketing De Conteúdo

1. O marketing de conteúdo capta a atenção do seu público alvo

 

memoria-peixe-marketing-de-conteudo

Você sabia que a média de atenção de um ser humano em um determinado assunto ou informação é de apenas 8 segundos, chegando a ser menor que a de um peixe?

Foi essa a descoberta, no mínimo surpreendente   a qual o Centro Nacional de Informação Biotecnológica (National Center for Biotechnology Information) chegou em uma pesquisa realizada no ano de 2015, e não para por aí, os dados da pesquisa apontam que a diminuição desse percentual ocorreu na faixa de 12 para 8 segundos, em um período de 5 anos.

Mas o que essa estória sobre essa pretensa superioridade dos peixes em relação à raça humana tem a ver   com nosso texto sobre marketing de conteúdo?

Em uma realidade em que a informação chega até nós como uma avalanche de   vozes e imagens, é como    se estivéssemos em uma grande feira virtual com todos falando ao mesmo tempo, num burburinho incessante e interminável.  

E então o que fazemos? Iniciamos o nosso módulo de programação seletiva mental.

Filtramos as informações, por relevância, utilidade, e por identificação, assim   só prestamos atenção no que de fato nos interessa, pode ser uma imagem, um texto ou uma frase inteligente que capta nosso olhar em uma fração de segundos.

Lembra da estória do peixe? O conteúdo é aquela isca deliciosa e nutritiva que contém tudo o que o público deseja: informação, conhecimento e entretenimento. E é realmente impossível de ser ignorada.

2. O marketing de conteúdo gera confiabilidade

Ao fornece conteúdo informativo e relevante, apresentado soluções úteis e inteligentes   você educa seus clientes potenciais para que eles possam compreender a importância de consumir seu produto ou serviço. O efeito colateral é que você se reveste de autoridade e a partir daí as pessoas passam a confiar em você.

Você com certeza não faz negócios com quem não confia, certo? Mas se alguém se posiciona como alguém que sabe realmente do que está falando, alguém que entende do assunto e que sabe exatamente o que fazer para ajudá-lo, naturalmente você não terá dificuldades em acreditar nessa pessoa.

Um exemplo de quem adquiriu uma autoridade irrefutável na mídia brasileira, ao investir em marketing  de conteúdo  é Ulisses Wehby de Carvalho do tecla Sap, um blog voltado para solucionar dúvidas e dar dicas a profissionais e estudantes da língua inglesa.

Graças a uma estratégia de conteúdo bem articulada, o Tecla Sap é hoje uma referência no nicho do aprendizado de idiomas e Ulysses que é intérprete de conferência, se dedica de acordo com suas palavras a ajudar as pessoas a transformarem suas vidas com o idioma inglês.

E realmente é isso que ele faz.

3. O marketing de conteúdo encanta

Através de estratégias de conteúdo, como o storytelling e a utilização de gatilhos mentais, você pode inflamar paixões, encantar e envolver seu público, fazendo com que as pessoas amem você, tornando-se seus fãs e seguidores e esse é um dos grandes segredos para fidelização e retenção de clientes.

Um exemplo de como você pode investir no marketing de conteúdo em sua estratégia de marketing para encantar seus consumidores é a estratégia de mestre da Corneto, que criou uma série de vídeos para adolescentes, falando do amor e de valores fundamentais, para a vida desses adolescentes.

Nem é preciso dizer que com isso, a Corneto agregou uma legião de fãs que a amam  e de quebra consomem seus deliciosos sorvetes.

O faturamento da empresa é astronômico, e cresce a cada dia.

 

corneto-marketing-de-conteudo
Fonte:  75 content marketing examples   Adaptação: Lia Gonzaga

4. O Marketing de Conteúdo dá resultado a longo prazo

O marketing de conteúdo é uma estratégia que oferece retornos de diversas formas a longo prazo e ao infinito.

Cada vez que você publica conteúdo relevante e engaja seu público, sua reputação e sua autoridade vão crescendo ao longo do tempo, em contrapartida   o valor de seu produto aumenta e combinado ao valor recorrente de suas publicações anteriores o valor de seus produtos irão crescer exponencialmente.

Um exemplo de como investir no marketing de conteúdo para sua estratégia digital poderá forjar alicerces que perdurarão ao infinito é a companhia John Deere & Company, fundada em 1837 por John Deere.  A empresa  fabrica até hoje ATVs, tratores de gramado, tratores para campos de golfe e cortadores de relva.

Por conta de sua iniciativa e mentalidade brilhante para os negócios, John Deere se consagrou uma lenda ao ser o primeiro visionário a investir em marketing de conteúdo, quando no final do século (não havia nem televisão e nem internet), ele criou The Furrow, uma espécie de jornal no qual publicava tutoriais, respondia perguntas, dava notícias do mundo dos negócios e compartilhava as histórias de vida dos agricultores.

Com essa iniciativa a empresa ganhou popularidade, visibilidade e começou a crescer exponencialmente já naquela época e hoje destaca-se no cenário global como uma das mais prósperas líderes do ramo.

A antiga publicação,  The Furrows, hoje mais moderna do que nunca e em versão digital já é traduzida para 14 idiomas e obtém mensalmente a soma vertiginosa de 2 milhões de exemplares.

empresa-marketing-de-conteudo
Companhia John Deere & Company, fundada em 1837 por John Deere

5. Marketing de conteúdo funciona sem rios de dinheiro

Assim como toda estratégia, o marketing de conteúdo exige um investimento de tempo e dinheiro, mas você pode escolher como e quanto você pode investir de acordo com suas possibilidades. 

Naturalmente, quanto mais tempo, dinheiro e esforço você colocar em uma campanha, maiores serão os retornos. Mas se você está apenas começando, ou está enfrentando uma fase de recursos limitados, você pode investir apenas o básico para minimizar suas perdas potenciais e mesmo assim obter um alto retorno.

Um exemplo, disso é o empresário Marcus Sharidan, sócio proprietário da River Pools. Em 2009, sua fábrica de piscinas estava passando por uma série crise econômica. Na verdade, todos consultores financeiros aconselhavam que o melhor seria que ele declarasse falência, mas isso era algo que Marcus não desejava e não faria.

Ele decidiu lutar e começou a pesquisar procurando uma estratégia que lhe permitisse sair da crise e da derracota iminente, foi assim que Marcus descobriu o marketing de conteúdo.

Quebrado e praticamente sem recursos, Marcus sentava-se todas as noites, tarde da noite, e escrevia um blog post sobre a pergunta de um consumidor, dava respostas e respondia suas dúvidas, ou criava um vídeo para pôr no blog. Marcus fez isso por dois anos a fio e nesse período a empresa conseguiu alavancar seus lucros e sair do vermelho.

    ‘’O marketing de conteúdo salvou a minha empresa e me deus estabilidade financeira’’.

Marcus Sheridan

 

Hoje a quantidade de visitantes do seu site passou de dois mil visitantes por mês para meio milhão e é o site com maior tráfego do mundo. Ao ofertar conteúdo relevante ao seu público alvo, Marcus realizou a proeza de revitalizar um negócio que todos já julgavam falido.

Milagre? Não, apenas trabalho duro, força de vontade e o fato de investir no marketing de conteúdo em sua estratégia de marketing digital de uma forma corretamente alinhada, não às suas necessidades, mas às necessidades de seus prospects. Graças essa iniciativa, a River Pools  alcançou um sucesso fabuloso e desfruta hoje de uma estabilidade financeira robusta.

O sucesso alcançado por Marcus que conseguiu em dois anos mudar a situação de sua empresa e que hoje sete anos depois continua crescendo exponencialmente é um incentivo muito grande sem dúvida para começarmos a investir em marketing de conteúdo.

Um ponto que gostaria de observar aqui é que não há nenhuma regra que diz que você enquanto empresário é obrigado a investir  em marketing de conteúdo no universo digital  e sinceramente devo dizer que talvez  sua empresa  possa até  sobreviver algum tempo sem lançar mão desse investimento.

Mas, por favor me responda com sinceridade:

É isso realmente o que você quer?

‘’ Que seu negócio apenas sobreviva, em vez de prosperar? ’’ 

Considere a amplitude do retorno e o nível da sua recompensa,  reflita que se você publicar e distribuir seu conteúdo no lugar certo e para as pessoas certas, você terá um retorno surpreendente na forma de:

  • Visibilidade da sua marca
  • Reputação
  • Tráfego de entrada
  • Envolvimento do cliente
  • Retenção de clientes
  • Conversões
  • Aquisição de clientes

Pense nisso, pois é o que seus concorrentes estão fazendo, e estão progredindo cada dia mais rápido do que você.

 

Autora: Lia Gonzaga, Partner da Workana. Acesse o seu perfil!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *