5 técnicas para evitar perder tempo quando você trabalha

O tempo é um recurso valioso, pois condiciona o nosso ciclo de vida. Aprenda a gerenciá-lo melhor e faça com que valha a pena os momentos da sua vida em que você deve trabalhar.

Diversos trabalhadores admitem que perdem muito tempo quando trabalham. Entre tantas distrações diárias no local de trabalho, o que poderia ser feito para que você não caia em tentações que o impedem de realizar suas tarefas e alcançar objetivos? Quais ferramentas podem ser usadas para administrar melhor o tempo?

Tentando resolver esse problema, na Workana reunimos 5 técnicas comprovadas que podem ajudá-lo a superar o hábito de perder tempo e melhorar o desempenho de tudo o que você estabelece como meta durante a sua jornada de trabalho. Descubra agora qual é a mais adequada para você!

1- A técnica de Pomodoro

Esta técnica de gerenciamento do tempo foi criada pelo Francesco Cirilo e consiste em dividir o tempo em intervalos (que ele chamou de “pomodoros“) de 25 minutos de atividade e 5 minutos de descanso, com intervalos mais longos a cada quatro pomodoros.

Resumidamente, a mecânica básica desta técnica é a seguinte:

a) Decidir qual será a tarefa ou atividade a ser realizada

b) Acionar o temporizador

c) Trabalhar intensamente nesta tarefa até o temporizador tocar

d) Fazer uma anotação indicando que um pomodoro foi completado

e) Fazer um pequeno intervalo

f) A cada quatro pomodoros, fazer um intervalo mais longo

Esta técnica tem como benefício melhorar a concentração e evitar que você se dedique a várias tarefas ao mesmo tempo. Por outro lado, os intervalos entre um pomodoro e outro também favorecem seu cérebro, pois te ajudam a se recuperar e se atualizar, melhorando sua memória e lembranças.

2- Criar prazos e cumpri-los em tempo hábil

Definir prazos para seus projetos, provoca o estímulo necessário para que as tarefas sejam efetivamente concluídas. Quando você não tem prazos pré-estabelecidos é muito provável que o trabalho se atrase e o seu interesse nele diminua, já que ele não demanda urgência.

Sempre determine datas limites para todos os projetos em que você estiver trabalhando, pois isso te dará o impulso necessário para trabalhar com velocidade e motivação!

tempo

Informe seu cliente sobre o prazo que você precisa para realizar o projeto para o qual está sendo contratado. Na plataforma da Workana, você tem a opção de combinar uma data de entrega ao enviar sua proposta de trabalho.

3- Faça uma lista de prioridades como se estivesse de férias

Você saiu de férias nesta temporada? Ou você já tentou trabalhar enquanto viajava ou passeava?

Se a resposta for positiva, você certamente teve que encontrar uma maneira de organizar seu tempo e lugares onde pudesse trabalhar. Sabemos que existem muitas barreiras a serem superadas. Por exemplo, nem sempre é possível ter acesso à Internet em todos os lugares ou talvez, quando você está com seus entes queridos, prefere não estar preocupado com o trabalho.

Nestes casos, analise tudo o que você fará dia a dia, o que pode ser delegado, quais tarefas você está se esquecendo, etc. Quando você está hiperconsciente das tarefas que estão pendentes, se torna mais eficiente, porque em seu campo de ação haverá mais atividades e descartará aquelas que você realmente não precisa se preocupar.

4- Definir grandes metas em pequenas parcelas

Para permanecer motivado, use seu pensamento abstrato como um método eficaz para ajudá-lo a gerar disciplina. Sonhe grande e tenha motivadores intrínsecos para concretizar sua autodeterminação.

Evite a perda de tempo de “micro parcelas” e “objetivos macros”. O quê significa isso? Significa que você deve determinar pequenas parcelas de trabalho (todos os dias) para tornar realidade seus principais objetivos. Desta forma, passo a passo, você conseguirá concretizar todos os seus grandes objetivos que o motivam para trabalhar.

5- A regra dos dois minutos

Para superar a procrastinação e a preguiça, experimente a regra dos dois minutos. Ela consiste em duas etapas.

A primeira é que se uma tarefa tiver duração inferior a dois minutos, trabalhe para concluí-la imediatamente. A segunda etapa te estimula a começar novos hábitos, ou seja, cada objetivo pode ser iniciado em menos de dois minutos.

Esta regra motiva e estimula as mudanças comportamentais, pois faz com que as tarefas sejam percebidas com menor grau de aversão, porque elas não são evitadas. Na verdade, quando elas estiverem finalizadas, você terá a satisfação de ter feito algo.

Trabalhando em curtos períodos de dois minutos por tarefa, você se sentirá mais otimista e com maior controle sobre as circunstâncias.

Escolha a técnica que você mais goste e aplique-a! Evite perder minutos, horas, dias, anos e décadas em atividades que você não precisa fazer em sua vida profissional. A partir de agora, otimize sua maneira de trabalhar!

Workana

Trabalhe de forma independente e remota como freelancer. A Workana é a melhor plataforma da América Latina que reune empreendedores e profissionais especializados.

Faço parte da equipe de Content e PR da Workana. Redatora, tradutora, web designer, apaixonada por aprender, empreender e viver.

Inscreva-se à newsletter da Workana e mantenha-se atualizado