8 elementos para criar um blog de sucesso e atrair novos clientes

Ao começar um novo negócio ou iniciar um novo projeto, você se encontrará com uma longa lista de pendências. E talvez, isso te fará sentir um pouco confuso sobre quais aspectos são mais importantes e urgentes, e quais podem esperar um pouco mais.

Quando você está preparado para começar um novo negócio, uma das tarefas que terá uma importância especial – e a qual você deverá considerar dar prioridade – será o blogging. Sim, isso mesmo: você precisará ter seu próprio blog.

Para que e por que é tão importante ter um blog?

Existem várias razões para ter um blog de negócios. Por exemplo: o blog da Workana conta com conteúdos variados, que estão organizados de acordo com os interesses dos visitantes.

Na comunidade Workana, compartilhamos diariamente informação relevante tanto para os freelancers como para os empreendedores e donos de negócios que buscam contratar os melhores profissionais para fazer sua marca crescer.

Clique aqui para conferir todas as noticias relativas ao mundo dos negócios e aos melhores profissionais independentes!  

Para criar um blog de sucesso, você poderá considerar as dicas e sugestões que te ofereceremos. E a seguir, também te contamos quais são as razões mais valiosas para ter seu próprio blog:

  • Será sua forma de estabelecer uma comunicação mais direta com seus potenciais clientes;
  • Ao marcar presença online através de seu próprio blog, você transmitirá confiança aos seus visitantes;
  • Um blog que respalda sua oferta, seus serviços ou seus produtos brindará criatividade e transparência à sua marca;
  • Também te ajudará a se mostrar como uma autoridade especializada na sua área de atuação;
  • Seu próprio blog será essencial para gerar empatia e melhorar a comunicação com seus potenciais clientes, o que pode influenciar positivamente nas suas decisões de compra.

Estas são apenas algumas das muitas razões pelas quais você deveria investir hoje mesmo na criação de seu blog. Por enquanto, falamos somente sobre os motivos que fazem do blogging um aspecto indispensável para promover os serviços ou produtos de sua marca. Porém, é um bom momento para você se fazer a seguinte pergunta:

Como ter um blog de sucesso que realmente gere resultados e contribua para o crescimento do seu negócio?

Workana te oferece a oportunidade de contar com os melhores redatores independentes para trabalhar nas publicações do seu blog. Para garantir que seu blog cumpra com suas expectativas e proporcione os resultados desejados, te propomos seguir os 8 passos detalhados a seguir.

Elemento #1: Focar na experiência do usuário

A experiência do usuário é a chave para o sucesso de todo negócio. Esta mesma premissa deve ser aplicada aos blogs. Para garantir que seus usuários tenham uma experiência agradável, você poderá contar com os milhares de especialistas disponíveis na Workana. Contratar um freelancer na área de Tradução e Conteúdos será importante para:

  • Facilitar a navegação web: a ideia é que seus usuários possam encontrar rapidamente o que estão buscando. Muitos blogs novos querem chamar a atenção de seus usuários para retê-los. Porém, costumam usar estratégias que dificultam e confundem a navegação. É mais: alguns blogs acabam caindo numa espécie de “caos virtual”, onde o uso de muitas “distrações” perturba a experiência do usuário. Se seus usuários se sentem “visualmente tontos” e não sabem o que fazer no seu blog, provavelmente, se irão e não regressarão. Para não cometer esse erro, a Workana te sugere contratar os programadores freelancers disponíveis na sua plataforma. Estes profissionais especializados poderão elaborar seu blog sem qualquer inconveniente.
  • Utilizar uma rota de navegação eficiente: desta maneira, os visitantes conseguirão chegar onde desejam com menos de três cliques. A rapidez de encontrar o que procuram favorece que seus usuários decidam permanecer e continuar visitando seu blog. Por isso, te aconselhamos criar rotas claras e simples, além de páginas leves que não demorem em abrir.
  • Design compatível com dispositivos móveis: já te contamos a importância de validar seu negócio, através da criação de um blog, para marcar presença na internet. Porém, você também deverá promover sua página para ter a certeza de que as pessoas chegarão a conhecê-la. Uma das melhores formas de conseguir isso é criar páginas que sejam compatíveis e possam ser vistas em qualquer dispositivo. Considerando que, hoje em dia, mais da metade dos acessos são feitos através de dispositivos móveis, você não deveria perder esta grande oportunidade de captar novos clientes.

Elemento #2: O conteúdo “manda”

Para que seu blog tenha sucesso e pareça realmente atrativo para os usuários e visitantes, o conteúdo publicado deve ser relevante e de ótima qualidade.

Não adianta compartilhar qualquer texto apenas para “rechear” sua página. O mais importante é oferecer informação de alta qualidade. Ou seja: conteúdos que estejam relacionados diretamente com seu negócio e que resultem relevantes para seus visitantes. Este é um aspecto primordial para garantir a transcendência de seu blog.

Além disso, você precisará se esmerar para utilizar corretamente e estrategicamente as técnicas de redação.  Suas publicações deverão receber um cuidado especial com a gramática, a ortografia, o formato e a estrutura de suas orações.

Sejamos sinceros… Eventualmente, um erro de gramática pode aparecer e isso é perfeitamente compreensível. Porém, se estes descuidos se tornam frequentes no seu blog, seus visitantes poderão interpretar que você não está interessado em melhorar a qualidade de seus conteúdos.  Isso pode acabar se tornando um motivo para que eles decidam não regressar à sua página…

Nossa sugestão!

Tome seu tempo não somente para pesquisar, mas também para oferecer uma perspectiva única e escrever claramente sobre um tema particular relacionado ao seu negócio. Tente aportar dados, estatísticas, estudos recentes e outros materiais que respaldem o que você está compartilhando.

Faça com que seus usuários percebam que você oferece sempre uma valiosa contribuição e que eles podem encontrar, no seu blog, a informação que necessitam!

Para fazer seu blog triunfar na web, não importa somente a qualidade das palavras publicadas. A quantidade de palavras também é um aspecto muito relevante. O “guru do Marketing”, Neil Patel, descobriu que a maioria dos resultados que aparecem entre os dez primeiros nas buscas realizadas no Google possuem, pelo menos, 2000 palavras.

Isso significa que, se você quer encabeçar as buscas no Google, também precisará considerar uma quantidade mínima de palavras. Desta forma, os algoritmos do buscador “interpretarão” sua informação como importante e darão uma relevância privilegiada para aparecer entre as primeiras posições.

Além disso, Patel também determinou que as publicações longas (que superam as 1500 palavras) conseguem maior participação nas redes sociais e links a outros sites. Medium realizou um estudo similar e descobriu que a duração ótima para um blog post é de sete minutos.

Na Comunidade Workana, temos centenas de artigos com mais de 2500 palavras e eles realmente ajudam no crescimento de nosso tráfego orgânico, pois oferecem informação muito significativa para nossos leitores.

Clicando aqui, você poderá ler os artigos que mais te interessem e conhecer todos os segredos para fazer seu negócio crescer.

 

Elemento #3: Títulos atrativos para conseguir que seus visitantes leiam todo o conteúdo

Embora algumas pessoas ainda o considerem um “detalhe” posterior à redação, o título escolhido para cada um de seus conteúdos pode contribuir enormemente para o sucesso de suas publicações.

De fato, as estatísticas confirmam que oito de cada dez pessoas só darão um clique para ler a totalidade de um conteúdo quando se sintam atraídas pelo seu título. A experiência de um copywriter ou redator especializado poderá te ajudar a focar o titulo de suas publicações para conseguir que seus usuários leiam seus conteúdos até o final.

Clicando aqui, você encontrará a maior rede de redatores e especialistas em copywriting da América Latina!

 

Elemento #4: Prefira um design simples, atrativo e compreensível

Seu blog deve ser simples, atrativo e fácil de ler. Para conseguir isso, você pode dividir cada texto em parágrafos com 4 ou 5 orações. Também é possível evitar cansar a vista do leitor utilizando tópicos, listas e subtítulos. Desta maneira, você conseguirá tornar a leitura mais fácil, rápida e agradável. As pessoas se recusam a ler conteúdos intermináveis, sem pausas estratégicas, espaços ou pontos que delimitem as temáticas abordadas.

Quanto melhor for a legibilidade de seus conteúdos, maiores serão as chances de conquistar seus leitores e fidelizar sua audiência. Ou seja: fazer com que seus usuários invistam seu precioso tempo em ler as publicações do seu blog e também se animem a compartilhar suas informações com seus contatos.

Na Workana, contamos com centenas de redatores profissionais que podem criar as melhores publicações para seu blog, te ajudar a estabelecer uma conexão com sua audiência e criar chamadas ao leitor efetivas (“Calls-to-Action” que convertem) .

Você pode encontrar o redator ideal para seu empreendimento na Workana! Basta clicar aqui!

  

Elemento #5: Seja constante

Com certa frequência, muitos empresários e empreendedores começam super entusiasmados com a ideia de publicar conteúdos no seu blog. Porém,  muitos se sentem “travados” por não saber muito bem que tipo de informação deveriam compartilhar para atrair e conquistar seguidores fiéis.

 O importante é manter uma organização e uma frequência de publicação. Embora não existam regras previamente definidas quando se trata de publicar, o ideal é ser constante para conseguir que seu blog funcione e tenha sucesso.

Clicando aqui, você encontrará o redator ideal para criar, diária ou semanalmente, conteúdos exclusivos para promover seu negócio e aumentar rapidamente o número de visitas ao seu blog.

Independente de decidir publicar uma vez por dia ou por semana, manter um calendário de publicação coerente é fundamental. Confira os seguintes dados para aprender a escrever de forma constante e consistente:

Segundo Hubspot, as empresas que publicaram mais de 16 blog posts por mês conseguiram quase 3,5 vezes mais tráfico que as marcas que compartilharam entre 0 e 4 publicações mensais.

Quanto maior o tráfico, maior será a visibilidade e mais altas serão as porcentagens de conversões e vendas.

 

Elemento #6: Criar uma comunidade comprometida

 Já está comprovado que a maioria dos visitantes não comprará nada durante seu primeiro acesso. Para que uma pessoa tome a decisão de comprar, deverá receber, em repetidas oportunidades, informações relevantes sobre sua marca ou seu negócio.

Somente após interagir com você , um usuário realmente considerará adquirir seu produto ou solicitar seus serviços. Por isso, é muito importante estabelecer mecanismos eficazes para criar o sentimento de comunidade e pertencimento.

Todos nós somos motivados e estimulados ao sentir que fazemos parte de um grupo. Para aflorar este sentimento em seus leitores, é necessário incentivá-los a interagir no seu blog. Você pode incorporar botões para compartilhar os conteúdos de seu blog nas redes sociais, ou destinar espaços especiais onde seus leitores se sintam convidados a deixar seus comentários e expressar suas opiniões sobre suas publicações.

Também é fundamental deixar à disposição de seus leitores a opção de receber os newsletters do seu blog por e-mail.

Falando nisso… Você já é membro da comunidade Workana?

 

 Se você ainda não faz parte de nossa comunidade, basta clicar aqui e começar a receber as informações mais relevantes para fazer seu negócio crescer.

 

Elemento # 7:  Redação SEO

Todos os elementos que compõe um SEO impecável (como as palavras-chave e as meta descriptions) devem ser contempladas por cada uma de suas publicações. Basicamente, porque estes “detalhes” serão essenciais para melhorar o posicionamento do seu blog nos motores de busca.

Primeiramente, concentre-se em otimizar cada artigo do seu site, estabelecendo, pelo menos, uma palavra-chave principal por página. Se possível, o ideal é utilizar uma palavra-chave diferente em cada ocasião.

Faça uma investigação com a ajuda do Planejador de palavras-chave do Google. Desta forma, você encontrará as palavras-chaves de alto volume e baixa competência.

O próximo passo será integrar a palavra-chave principal nos seguintes elementos:

  1. Meta data: meta tags, meta description e palavra-chave;
  2. Tags heading (H1, H2, H3);
  3. URL;
  4. Corpo do texto;
  5. Etiquetas alt (imagens)

E se você não sabe como otimizar o SEO do seu blog, não precisa se preocupar. Na Workana, você poderá contratar  profissionais especializados em SEO. Assim, você terá a tranquilidade de deixar que um profissional capacitado trabalhe estrategicamente estas funções especiais do seu blog.


Clicando aqui, você encontrará especialistas que te ajudarão a criar um blog que seja uma fonte para atrair novos clientes.

Elemento #8: Focar no Marketing de conteúdo

O conteúdo do seu blog deve ser viral para conseguir altíssimas taxas de conversão.

Sim, você entendeu bem! Seu trabalho não terminará depois de aplicar o botão de “Publicar”. Quando sua publicação estiver ativa, será momento de dar o próximo passo.

E sabe qual será este próximo passo? Promover seu conteúdo!

Nesta etapa, você deverá “ativar” um dos mecanismos mais efetivos na hora de fazer Marketing. Estamos nos referindo ao famoso “boca a boca” ou a velha e boa recomendação que são os princípios centrais da publicidade gratuita.

Você poderá aplicar este tipo de Marketing através de:

  • Influencers: beneficie-se das personalidades que marcam tendência e geram influência nas redes sociais, bem como dos líderes de pensamentos que estão relacionados com suas áreas de interesse.
  • E-mail: comunique-se a través de e-mails com seus seguidores e potenciais leitores. Esta é uma boa forma de atrair mais visitas para seu blog, já que estas pessoas também são muito relevantes. Não se esqueça de incluir uma chamada ao cliente (Call-to-action) concreta e um link direto à publicação que é promovida. Além disso, você pode clicar aqui para conferir nossos conselhos para criar um E-mail Marketing eficiente!
  • Promoção nas redes sociais: existem duas maneiras de usar as redes sociais para gerar tráfico ao seu blog. Uma delas é mediante algumas publicações pagas, e a outra é de forma orgânica. E ambas são necessárias para o sucesso de um blog. Para fazer com que suas publicações sejam 100% mais eficazes, você deverá incorporar as duas maneiras de promovê-las nas redes sociais. Além disso, será essencial utilizar sempre hashtags, links abreviados, uma excelente imagem e um texto convincente que convide os leitores a clicar e conferir o conteúdo.
  • Fóruns: participe ativamente dos fóruns relacionados com seu nicho de mercado e com sua área de atuação. Seria interessante aportar dados nestes debates e aproveitar para mencionar seu negócio, deixando também um link para sua página. Lembre-se de procurar fóruns que estejam associados com seu empreendimento ou sejam frequentados pelo seu público-alvo.

 

Estes foram os 8 elementos que, na Workana, consideramos essenciais na hora de criar e publicar conteúdos para nosso blog, que ganha mais seguidores e adeptos a cada dia.

Como vimos, estes elementos impactam diretamente no tráfego, na visibilidade, no compromisso, no crescimento e, obviamente, na geração de resultados. Se você aplicar estes 8 conselhos, estará dando importância aos aspectos prioritários para o lançamento do seu negócio.

 

Agora, te convidamos a clicar aqui e descobrir todas as novidades para fazer seu negócio crescer.

 

Conte-nos sua experiência! 🙂  Você já utilizou algum elemento que não está na nossa lista e conseguiu bons resultados? Então, compartilhe e colabore com nossa Comunidade Workana!

 

Faço parte da equipe de Content e PR da Workana. Redatora, tradutora, web designer, apaixonada por aprender, empreender e viver.

Inscreva-se à newsletter da Workana e mantenha-se atualizado