8 ideias para o seu e commerce se preparar para a Black Friday e Cyber Monday em 2018

Com aproximadamente 60 milhões de compradores online A Black Friday este ano será mais uma data recorde ao que tudo indica.

De acordo com uma pesquisa encomendada pelo Google e realizada pela Provokers, 99,5% dos entrevistados conhecem a Black Friday e somente 9% dizem que não pretendem comprar na data em 2018.

Números como esse são motivos mais do que suficientes para que os empreendedores aproveitem o início da temporada de vendas do final do ano para aumentar sua presença digital, ambiente que consumidores mais buscam.

Segundo o site Labs, em 2017, a Black Friday gerou mais de 3 bilhões de dólares vendidos na América Latina com cerca de 400 milhões de latinos comprando durante a data. Em números absolutos de vendas online, o Brasil é o grande líder do mercado, sendo seguido pelo México e pela Argentina.

Mas afinal de contas, o que é a Black Friday?

 

A Black Friday é o dia seguinte ao feriado do Dia de Ação de Graças, que é celebrado na última quinta-feira de novembro é o maior dia de vendas no varejo nos Estados Unidos. Também é marcado como o início da temporada de compras natalinas.

Junto a esta data, tornou-se também tradicional o Cyber ​​Monday, que é a segunda-feira após a Black Friday, é um evento de compras on-line que foi criado para influenciar as pessoas a fazer suas compras on-line e agora é visto como uma extensão das vendas da Black Friday.

Por que a Black Friday é tão importante para o comércio eletrônico

Tradicionalmente, as lojas lançavam suas estratégias em suas lojas físicas.

Porém, nos últimos anos, o frenesi de compras mudou e desde 2016 as compras online representaram um ano recorde para os e-commerce, finalmente ultrapassando as compras nas lojas físicas.

É mais provável que neste ano, os usuários continuem comprando mais on-line do que nas lojas. E com mais e mais pessoas usando dispositivos móveis, a tendência das pessoas usarem aplicativos e sites a partir de seus celulares também devem aumentar consideravelmente.

Estratégias para o sucesso do seu ecommerce na Black Friday

Segundo o site, e-commerce Brasil, comparado a um dia normal de vendas, o tráfego on-line aumenta em até 6x na Black Friday, dependendo do horário.

Se você pretende aproveitar esta data, comece a preparação  imediatamente. Afinal, o sucesso das vendas online depende diretamente de qual estratégia o negócio vai utilizar para esta data.

Confira algumas estratégias para alavancar o seu negócio e multiplicar suas vendas

1. Invista no seu site

A procura por ofertas através dos sites só cresce a cada ano que passa, portanto investir no visual do seu site e na estabilidade dele, é o ponto número 1.

A publicidade online é a melhor forma de exibir os seus produtos e ofertas. Invista em banners, pop ups para apresentar as ofertas mais importantes.

Certifique-se de que essas ofertas estão posicionadas para captar a atenção dos visitantes no segundo em que eles acessarem seu site.

Não menos importante é garantir a estabilidade do seu site. Já imaginou se o seu cliente entra no seu site e não consegue completar a compra porque o página fica fora do ar?

Contar com a ajuda de um assistente virtual para receber seus consumidores, fazer o suporte ao cliente e responder as principais dúvidas relacionadas a compras e produtos farão toda a diferença!

2. Ofereça incentivos para o compartilharem suas ofertas

Para gerar mais vendas, você precisa direcionar mais tráfego para seu website rapidamente. Por isso, as mídias sociais são uma tática de marketing para impulsionar o tráfego on-line.

Incentive seus compradores a compartilharem suas promoções e aumentar o tráfego social oferecendo cupons de desconto. Os melhores lugares para colocar essas ofertas são a página inicial, a página do produto, a página de checkout e a página de confirmação do pedido.

3. Criando ebooks com guias de presentes.

As vendas podem ser avassaladoras e para ajudar seus clientes a encontrar as ofertas mais interessantes e relevantes é uma das melhores maneiras.

Se você é um agente de viagens, por exemplo, crie ebooks ou guias de destinados a diferentes segmentos de público (viagens com a família, viagens a dois, viagens com as crianças, etc) e deixe como isca digital em sua página inicial.

Aproveite os dados capturados para usar num futuro em suas campanhas de email marketing. Acha que este é um passo difícil? Não será com a ajuda de um profissional especializado na construção de ebooks para a sua empresa

Então venha conhecer profissionais que podem te ajudar nesta etapa do processo.

4. Estenda suas vendas

Uma ideia de marketing eficaz para a Black Friday, que se tornou muito mais comum, é estender sua venda.

A Black Friday costumava ser o principal dia para os varejistas terem suas melhores vendas. No entanto, com o crescimento do comércio eletrônico, a Cyber Monday surgiu.

Como resultado, a maioria dos sites acabou estendendo sua venda para os quatro dias completos.

Ao estender sua campanha, você poderá atrair mais clientes fazendo vendas durante todo o final de semana. Algumas empresas também fazem uma semana especial com ofertas em determinados departamentos na semana que antecede a data.

Como as buscas por ofertas no dia da Black Friday tendem a ser as mais populares, você deve concentrar sua energia nisso primeiro. Ao ampliar as promoções, você pode criar ofertas temáticas no sábado e domingo.

Se você é uma varejista de moda feminina, por exemplo, pode oferecer descontos especiais para seus clientes comprarem vestidos por exemplo. E no domingo, entrar com descontos para outra categoria de produto.

Já na segunda-feira, você pode oferecer um desconto especial em botas de inverno ou suéteres ou ainda, frete grátis.

5. Use o email marketing

Quando se trata de email marketing, existem duas abordagens.

Primeiro, se você não tiver uma lista de e-mails própria, entre em contato com todos os seus antigos clientes e ofereça-lhes um código de desconto especial ao comprar em sua loja durante a promoção.

Utilize desta tática se eles já compraram de você antes e que eles sejam mais propensos a comprar novamente.  

Adicione também as pessoas que compraram nos últimos 30 dias. Sua marca estará fresca na mente destes consumidores.

Se você não tiver uma lista de e-mails, tente exibir alguns anúncios para criar sua lista antes da Black Friday. Assim, você terá como estar em contato com essas pessoas para os dias de promoção.

Quando se trata de enviar e-mails para clientes em potencial, faça de forma profissional. Não deixe de checar os seguintes pontos:

  • Links Corretos: Verifique se os produtos estão com os links corretos ​para que as pessoas possam ir diretamente às páginas do produto e fazer suas compras;
  • Destacar o desconto: Lembre-se de mencionar a grande vantagem que estão tendo e o percentual de desconto;
  • Título do email: Seja claro na linha de assunto do e-mail para ajudar a incentivar o clique. Por exemplo, “Promoção de 50% em todos os vestidos de nossa loja”

6. Aproveite para usar Hastags em suas campanhas

Ao fazer o marketing da Black Friday, você deve aproveitar as hashtags do Instagram da Black Friday, além das hashtags que frequentemente utiliza. Alguns exemplos mais comuns são #blackfriday # blackfriday2018 #cybermonday #vendasblackfriday #ofertasblackfriday.

Isso permitirá que você alcance clientes que estejam procurando as ofertas desta data em especial.

 

7. Invista no Google Ads

Durante o fim de semana da Black Friday, os anunciantes gastam mais do que o normal. A consequência é que o custo por clique também será maior que o habitual, pois todos querem conquistar seu espaço.

Se você pretende criar campanhas no Google Ads ou Facebook Ads e garantir que a sua campanha atinja o público certo e seja eficaz, não se esqueça de que um profissional especialista em Google Ad Words será fundamental.

O site Mundo do Marketing preparou dicas geniais para você programar suas mídias pagas durante estes dias. Lembre-se que é importante:

  • Considere aumentar seus gastos com anúncios alguns dias antes da Black Friday.  Isso dará ao anuncio tempo suficiente para otimizar as conversões e permitir que você faça ajustes até o grande dia;
  • Ao gastar mais dinheiro do que o normal é mais provável que você seja notado pelos clientes em potencial;
  • Não deixe de mencionar ofertas da Black Friday ou ter descontos atraentes em sua cópia do anúncio para chamar a atenção das pessoas. Um grande desconto irá ajudá-lo a atrair clientes com o preço certo;
  • Concentre-se nos seus produtos mais vendidos da Black Friday para promover a oferta certa.

8. Landing Page

Ter um endereço ou uma página inteira dedicada a ofertas especiais para esta data é uma excelente tática.

As Landing pages são ideais para captar leads. elas se destacam de páginas comuns por serem muito mais direcionadas. O seu conteúdo é mais simples e possuem poucos links, afinal, o objetivo é apenas um: vender.

Garanta uma boa comunicação para garantir que seus visitantes se interessem em suas ofertas.

Uma landing page bem construída, feita por profissionais especializados vai te ajudar a conseguir muito mais leads e trazer diversos outros benefícios para a sua campanha.

Ao contratar um profissional de Marketing online para o seu projeto, não se esqueça de pedir para que inclua os seguintes pontos:

  1. Um formulário de contato para capturar dados dos visitantes
  2. Segmente as ofertas para aumentar a taxa de conversão
  3. Não construa uma página com muitos links
  4. É fundamental utilizar linguagem chamativa e técnicas de copywriting
  5. E por último mas não menos importante, o Call to Action, o famoso CTA.

Agora é hora de começar a colocar em práticas essas ideias para a Black Friday e garantir que sua loja esteja pronta para aumentar as vendas no maior fim de semana do varejo.

Você tem outras ideias de marketing da Black Friday que gostaria de compartilhar? Ou precisa de ajuda para se preparar para a Black Friday 2018? Conheça nossos profissionais da Workana.

Crie o seu projeto para garantir sucesso absoluto em seus negócios!

Consultora de Marketing e Redatora. Apaixonada por Marketing Digital, novas tendências e tecnologias online.

Subscribe to the Workana newsletter and keep updated