A IMPORTÂNCIA DA LOCALIZAÇÃO

A IMPORTÂNCIA DA LOCALIZAÇÃO

Com o boom dos smartphones somado aos avanços em conectividade móvel aparece o conceito de localização e internacionalização. O seu objetivo é chegar a mais mercados no mundo inteiro.

Este conceito é aplicável a qualquer estratégia de marketing digital para todo tipo de produto e serviço que pretenda expandir o alcance do seu mercado.

Do que se trata este conceito?

Baseia-se nas tecnologias e plataformas digitais que permitem acessar cada vez mais a milhares de milhões de pessoas no muito inteiro, que trabalham, se comunicam e se entretém conectando-se à Internet a partir do seu computador ou de qualquer dispositivo móvel (celulares, tablets, iPods, relógios digitais, etc), e para isto busca aproveitar ao máximo os desenvolvimentos (de produto, conteúdos e marketing) para crescer com um esforço muito menor do que o da criação inicial.

O que é preciso levar em conta para aproveitar este conceito?

  • Ao desenvolver produtos digitais / tecnológicos, é preciso levar em conta a possibilidade de crescer, por isso o produto/plataforma, desde o seu desenvolvimento, deve estar preparado para suportar múltiplos idiomas e carrinhos de compra, caso seja necessário. Além de contar com uma infraestrutura (servidores e bases de dados, por exemplo) que possa crescer de forma sustentável caso seja necessário. Você precisa de um freelancer de TI e Programação? Veja a lista com os melhores freelancers da América Latina.
  • Desenvolver um site com múltiplos idiomas (ou pelo menos preparado para isso). Aprenda como fizemos o nosso novo site com freelancers da região.
  • Traduzir os conteúdos principais de marketing (tutoriais, materiais de suporte, instruções, vídeos, artigos, postagens do blog, etc) aos idiomas que mais interessem como mercado alvo. Hoje em dia, o inglês e o português estão se tornando estrategicamente ideais para crescer regional e internacionalmente. Neste link você pode ver o ranking de tradutores e redatores freelance.
  • Criar uma estratégia de conteúdos e de Redes Sociais, levando em conta os possíveis mercados e preparar conteúdos orientados a atrair estes consumidores. Não é só traduzir; é personalizar e adaptar à forma com a qual estas regiões se expressam. Este é o ranking de especialistas em Redes Sociais.
  • Se você possui um app, preparar as descrições, screenshots, vídeos, tudo nos idiomas de maior interesse, além de escolher as keywords (palavras-chave) adequadas de acordo com cada mercado (não buscamos o mesmo e nem da mesma maneira em cada parte do mundo).

A localização nos permite entender que é possível desenvolver negócios em qualquer lugar do mundo, e nos convida a aproveitar as ferramentas e oportunidades que a tecnologia nos oferece para consegui-lo.

A contratação freelance permite, facilmente e sem aumentar os custos fixos do seu negócio, ter acesso a profissionais experts em design, programação, redação e traduções para “localizar” os seus produtos e serviços. Comece agora, publique um projeto na Workana!

Espero que este blog post seja útil e te ajude a ter ideias para o seu negócio!

Carlos Carrascal,

Diretor de Comunidade na Workana

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *