A melhor palestra TED sobre negócios resumida em cinco frases

A melhor palestra TED sobre negócios resumida em cinco frases

O que é injustiça? Além de afetar pessoalmente a todos nós de uma forma diferente, em sua palestra TED em Milão, em outubro 2017, Marco Alverà também aponta como ela é ruim para o mundo dos negócios.

Em época de empreendimentos e projetos cada vez mais ousados, em que a noção de emprego e a relação trabalhista vem ganhando novos contornos, o empresário ítalo-americano e CEO da Snam (maior companhia de gás natural da Europa) mostra como é importante que uma empresa faça o que é certo e aposte em novos desafios – desde que sejam num ambiente justo.

Alverà também ressalta que essa ideia é apoiada pela neurociência atual, já que o ser humano possui em si um senso inato de justiça.

Aqui na Workana acreditamos que o bom trabalho é mais do que realizar um projeto de forma correta. Ele inclui compreender o que o outro precisa, agregar valor e gerar resultados, além propaga os valores da empresa.

Marco Alverà

A seguir, você confere a palestra de Alverà resumida em cinco frases que podem fazer a diferença para todos os modelos de empresas. Seja as tradicionais e seus cargos e salários fixos, ou mesmo as startups modernas, que contam com equipes remotas e freelancers em seu painel de colaboradores. Confira!

1. “A polarização não é boa para os negócios”

Segundo Alverà, “remover a injustiça e promover a igualdade” deveria ser prioridade. Na prática, significa evitar que sua empresa seja um local polarizado, em que sua equipe trabalhe “cada um por si” e por aquilo que acredita, apenas esperando uma determinada recompensa.

Em décadas passadas, era comum que os melhores profissionais ganhassem cada vez mais incentivos, enquanto os que produziam menos tinham motivo para se preocupar. Esse sistema de metas e premiações que serviam apenas para motivar os que já estavam motivados criava uma aura de descontentamento em alguns, enquanto outros continuavam torcendo pela empresa.

Esses dois lados (os que torcem pela marca e os que agem apenas por si) não devem existir. Num negócio que funciona, toda a equipe está envolvida e se sente motivada a progredir, pois entende que dessa forma todos saem ganhando.

Equipe

2. “Nossas máquinas passaram a demonstrar habilidades nunca antes vistas”

É fato de que vivemos em outra época, cada vez mais acelerada e com mudanças significativas a cada ano. Máquinas, inteligência artificial, tecnologia, tudo vem substituindo boa parte do potencial que antes era exclusivamente humano. O diferencial, portanto, deve partir da visão e dos objetivos da empresa, para incluir sua equipe e talentos de forma que se sinta valorizada.

Segundo Alverà, 70% dos profissionais americanos se veem descomprometidos com seus trabalhos. Cuidar da parte humana da companhia é urgente e provavelmente uma das únicas maneiras seguras de alcançar sucesso e fazer com que todos se sintam motivados e parte do sucesso.

3. “Saiba o que está fazendo”

Conheça seu negócio permita-se arriscar. Mas para que isso seja possível, é importante compreender muito bem os valores de sua marca e o que você deseja que seus consumidores entendam.

Boas ideias fracassam todos os dias pois não conseguem atingir o público de forma que as pessoas realmente se sintam envolvidas. Por isso é tão importante que todos valorizem o que sua marca prega – tanto você quanto sua equipe.

4. “Valorize pelo que se tenta fazer, não pelo resultado”

Em sua palestra TED, Marco Alverà cita o exemplo de um colega que gastou 1 bilhão da empresa, fazendo sete perfurações de poços secos, encontrando petróleo apenas na oitava.

É importante valorizar sua equipe por esforços e dedicação. Quando sua equipe sabe que a empresa aposta em seu talento, e que não serão penalizados por erros bobos ou mesmo por má sorte, a possibilidade de trazerem números e bons resultados é muito maior.

Sua equipe precisa se sentir parte da comunidade, integrante do sistema do sucesso; e por isso a empresa precisa ser justa com todos. Assim cada um pode desempenhar sua função sem se preocupar com regras injustas, políticas da empresa, ambição ou medo.

Equipe

5. “Confie na sua equipe”

Seja lidando com uma equipe fixa ou com trabalhadores remotos (ou ambos!), aprenda a lidar com confiança. Cada novo talento trazido deve ser contratado para somar, com seus talentos e habilidades, com sua marca.

Na Workana contamos com diversos profissionais freelancers com experiência e talento, espalhados em vários pontos do mundo. Mesmo em nossa equipe temos profissionais que atuam em países diferentes, todos em busca dos mesmos ideais.

Numa empresa justa, não há espaço para ficar na defensiva. Todos trabalham da melhor forma e são ótimos para realizar projetos em equipe pois confiam uns nos outros e acreditam no que a marca oferece.

A seguir, assista a palestra de Marco Alverà na íntegra:

Os empreendimentos podem estar mudando a ritmo acelerado, mas a essência de uma grande marca precisa se manter com sua devida importância. Ela não pode ser alterada ou ofuscada por situações que impeçam seus colaboradores de dar seu melhor e se sentir valorizado. Por isso agir com justiça é tão importante.

E lembre-se de contar com a Workana na hora de escolher os mais talentosos colaboradores freelancers. Clique aqui para conhecer melhor nossos profissionais.