Precisa de uma agência especializada, uma equipe fixa ou freelancers? Descubra os prós e os contras de cada opção.

Quanto temos uma empresa ou negócio e queremos empreender em algum projeto novo para sermos mais competitivos ou ganhar mais clientes, muitas vezes não sabemos se é mais conveniente contratar uma agência externa, formar uma equipe de trabalho fixo ou deixar o assunto nas mãos de freelancers especializados.

Segundo uma publicação da Forbes México, os trabalhadores freelancers são a solução do futuro e 90% das empresas recorrem a eles mas será que são a sua melhor alternativa neste momento? Neste artigo, te ajudaremos a comparar os prós e os contras desta e de outras opções de uma forma fácil, para que você possa sanar suas dúvidas, tomar a melhor decisão e começar ainda hoje.

Agência externa, funcionários internos ou freelancers?

Um exemplo típico: centenas de empresas e pequenos negócios estão começando a migrar seus esquemas de mercado tradicionais para estratégias mais modernas dentro do marketing digital.

Muitas delas ainda não sabem muito bem por onde começar e nem como escolher entre agências de trabalho, equipes de trabalho próprias ou freelancers especializados.

Outro exemplo: você tem um ecommerce e vai participar de uma Black Friday ou promover uma campanha para alguma data especial onde a sua demanda cresce bastante com relação ao serviço de atendimento ao cliente. Você vai precisar com urgência de braços adicionais por um breve período.

O que é mais conveniente? Existem agências que te oferecem o serviço de trabalho temporário, mas também você poderia contratar funcionários fixos, ou ainda recorrer a freelancers.

Nos dois casos, a decisão correta pode significar um sucesso absoluto e a decisão equivocada pode levar você a um círculo vicioso de má administração de pessoal ou serviços que lhe farão desperdiçar tempo e dinheiro.

Vamos ver situações particulares que será conveniente recorrer a uma ou outra alternativa:

Quando convém contratar uma agência independente de marketing digital?

  • Quando você precisar de algumas ferramentas e programas muito específicos com alto custo: Normalmente, as agências especializadas e as consultorias podem absorver custos de um Software, de uma equipe ou metodologias de ponta para oferecer um melhor serviço aos seus clientes. Portanto, podem ser uma boa alternativa quando  você tem uma empresa grande que precisa obrigatoriamente deste tipo de solução.
  • Quando você tem liquidez de sobra para enfrentar os gastos mensais fixos que isso irá representar: As agências de serviços terceirizados geralmente tem um custo mais alto e podem representar um gasto fixo mensal elevado. Revise suas finanças e considere se poderá absorver estes custos com tranquilidade.
  • Quando você quer que a outra parte se encarregue de absolutamente tudo: Se você busca um aliado em que possa confiar cegamente e você quer se envolver o mínimo possível no desenvolvimento do projeto, uma agência especializada é uma boa alternativa para economizar o trabalho do planejamento e análise de estratégia.

Se você chegou a conclusão de que esta opção é a melhor para você, ficará feliz ao saber que aqui na Workana também é possível encontrar muitas agências especializadas em distintas especialidades e o melhor de tudo, com a possibilidade de revisar suas especializações e qualificações de clientes anteriores.

Quando é mais conveniente contratar pessoas temporárias ou uma equipe de trabalho fixa?

  • Quando você precisa de um grupo de pessoas focadas somente nas necessidades da sua empresa: Se você precisa de qualquer maneira, pessoas em tempo integral, pode considerar abrir novas vagas e contratações.
  • Quando você busca colaboradores fixos: Alguns de seus projetos serão de caráter permanente, ou seja, enquanto a empresa existir, será necessário ter um ou vários colaboradores fixos em determinadas áreas.
  • Quando puder enfrentar sem problemas os custos da contratação: Você precisa de somente um funcionário ou vai formar uma equipe de quatro, cinco ou mais colaboradores? Antecipe todos os gastos de contratação e custos de rotatividade que representará e analise se sua empresa está pronta para assumir estes compromissos.
  • Quando você dispõe de tempo para formar uma equipe de trabalho sólida: Formar uma equipe fixa é uma missão que requer tempo e esforço, porque o investimento que fazemos em cada nova contratação é forte e por isso precisamos reduzir os riscos de rotatividade ao mínimo possível

Se você chegou a conclusão que precisa de pessoas fixas, mas quer uma solução com as vantagens e com a flexibilidade que o trabalho remoto dispõe, veja em detalhes as vantagens de construir equipes remotas de trabalho através da Workana.

Quando é mais conveniente contratar freelancers especializados?

Segundo dados do nosso relatório de trabalho independente de 2018, 45% dos clientes contratam freelancers para realizar tarefas pontuais de seus negócios, 33% para ter alguém que os ajude e 12% para complementar a equipe de trabalho devido ao aumento de demanda. Entre as principais razões que poderiam levá-lo a esta opção estão:

  • Quando é necessário começar a trabalhar imediatamente em uma tarefa muito especializada e por uma única vez: Será que você precisa ter em sua empresa um editor de vídeo, por exemplo, como funcionário fixo se você precisa somente de um vídeo? Ou um tradutor de espanhol em sua empresa se somente você tem essa tarefa desta natureza? Pense em todas as tarefas específicas que poderiam ser resolvidas da melhor maneira com um freelancer de alto desempenho.
  • Quando preciso de um aliado com bastante experiência e que seja proativo:  Na Workana, encontrar um freelancer brilhante com muita experiência em projetos similares ao seu é realmente muito simples.
  • Quando é necessário ter disponibilidade e flexibilidade para o seu projeto: Na Workana você pode encontrar perfis de freelancers muito versáteis e especializados, além de poder escolher entre uma grande quantidade de propostas que melhor se adaptem aos requerimentos do seu projeto.

Se ainda está duvidando entre recorrer a profissionais independentes, a uma agência ou a um recrutamento fixo, revise nossos artigos: “6 razões por que um especialista em marketing digital freelancer é melhor que uma agência” e “Como e quando contratar freelancers para a sua empresa no lugar de novos funcionários”.

Concluindo, os freelancers especializados quase sempre são a melhor opção para empresas pequenas e médias que querem crescer rapidamente e necessitam de uma grande versatilidade, mas que não possuem um orçamento, tempo e os mesmos recursos das grandes corporações.

Independente de qual for sua decisão final, lembre-se que a Workana é uma plataforma super confiável e eficiente para encontrar agências e consultorias, formar equipes remotos de trabalho completas e encontrar o freelancer ideal.

Escritora, redatora e estusiasta do Marketing Digital. Adoro viajar, sou promotora do estilo de vida freela, e sempre que posso ajudo as pessoas a buscarem uma melhor qualidade de vida por meio do trabalho freelance.

Subscribe to the Workana newsletter and keep updated