Amazon GO: o futuro está próximo (mais eficaz e menos humano)

Amazon GO: o futuro está próximo (mais eficaz e menos humano)

Há muito tempo o ser humano já fantasia uma espécie de Skynet para que possa fazer absolutamente tudo por nós (menos nos exterminar como raça humana, é claro).

Desde que foi criada, a empresa Amazon está em busca de uma maneira para os seres humanos ganharem tempo e eficiência durante suas compras e consumo.

Afinal, nós sempre sonhamos que a vida fosse desta forma, não é mesmo? Ganhar tempo sem burocracias: adeus às filas, à obrigação de ter dinheiro em mãos para fazer compras, a ter que ligar por telefone (sim, existem pessoas que ainda usam o telefone). Adeus aos humanos, às longas filas e aos funcionários infelizes.

A Amazon cresce a passos largos: mas ninguém esperava que uma loja virtual estivesse brigando pelo pódio em tantas frentes de serviços: Livros (Amazon Book), compras de supermercado automatizadas (Amazon Fresh), música, vídeos, nuvem, videogames (Amazon Prime), além de toda a cadeia de produtos que a Amazon nos acostumou a ter.

amazon go
Agora, você também deve adicionar a esta lista uma loja de alimentos totalmente eficaz… sem depender de seres humanos para fazer as cobranças: Amazon GO.

O que é a Amazon GO e o que oferece?

Entrar na loja, pegar os produtos e sair. É rápido e simples assim!

Tudo é simplificado em um aplicativo (ou assim pensamos que seja). Na entrada da loja você digitaliza o código QR que é gerado pelo app da Amazon Go em nosso smartphone e rapidamente nos tornamos protagonistas dessa nova experiência: só temos que pegar o que queremos na gôndola, colocar dentro da sacola e pronto, vamos embora da loja. É simples e muito tentador, não é?

A Amazon está colocando suas cartas na mesa com seus sistemas automatizados graças ao avanço da tecnologia. A realidade 2.0 que os filmes de Hollywood nos prometem há muitos anos está se tornando realidade.

A Amazon GO está na vanguarda: a realidade está muito próxima. Produtividade e tecnologia a serviço das pessoas.

O pagamento e o transporte dos produtos é automatizado. Obviamente, no começo ocorreram algumas falhas que foram corrigidas ao longo do tempo, além de escutar as sugestões dos clientes. Por enquanto, há apenas uma loja que está localizada na 2131 7th Ave, em Seattle, WA, mas eles planejam abrir mais duas lojas em breve.

A Tecnologia a serviço da humanidade

Se você pegar um produto da gôndola e colocá-lo de volta em seu lugar, automaticamente o sistema reconhecerá e não te cobrará. No entanto, (e você tem que prestar bastante atenção nisso) você não deve entregar um produto nas mãos de outra pessoa, porque o humano que pega o produto e o mantém, é o humano que o pagará. Eles garantem que seu sistema de inteligência artificial consegue distinguir duas pessoas que estão juntas e levaram produtos diferentes.

Neste vídeo, você pode ver como funciona a loja da Amazon Go:

Que a Amazon é o futuro, não há dúvidas. Nós aproveitaremos esse sistema em muitas partes do mundo e agora a concorrência já está começando a implementar sistemas como este: práticos e com menos humanos envolvidos.

Claramente a questão é: quando isso chegará na América Latina? Afinal, nós estamos acostumados com a burocracias de todos os tipos.

Agora ao que não estamos acostumados (ainda) é com a automação FUNCIONANDO para nós e não EM FUNÇÃO das instituições. Mas o tempo nos dirá…

As pessoas

Faz algum tempo que a robótica vem permitindo a realização de alguns tipos de trabalhos que, até recentemente, eram exclusivos dos seres humanos. São cada vez menos os empregos que somente nós podemos fazer, mas se não estivermos academicamente preparados, ficaremos de fora do sistema. O MOMENTO É AGORA!

Vantagens?

Além de economizar tempo, a outra vantagem que teremos é poder entrar e sair sem pegar filas, não ter que se preocupar em levar dinheiro ou cartões de crédito e débito. Uma preocupação a menos na agitação do dia a dia.

amazon go

Obviamente, isso levará um tempo até nos acostumar com estes sistemas automatizados: a ideia de pegar um produto e não ter que entrar na fila, procurar dinheiro ou esperar no caixa para pagar continua em nosso inconsciente coletivo.

Mas é só uma questão de tempo para a tecnologia fazer a sua parte e nos levar para um lugar mais confortável e eficiente onde se possa ganhar a coisa mais importante nesta vida: tempo. Tempo para fazer o que queremos.

Se estiver interessado em automatizar seu sistema de e-commerce para gerar mais vendas em seu negócio, conseguir mais visibilidade no seu site ou na sua página no Facebook, você pode encontrar um freelancer programador profissional na Workana que ficará muito feliz em ajudá-lo.

Clique aqui para encontrar o melhor talento freelance da América Latina.