Como fazer um app de jogos em 6 etapas simples

Como fazer um app de jogos em 6 etapas simples

Quer fazer parte de uma indústria global que movimenta 91 bilhões de dólares? Invista na área de games e apps de jogos. A Workana te ensina como!

Seja jogando tetris, há muito tempo atrás ou participando de competições que arrecadam muito dinheiro todos os anos, as pessoas amam jogar! Seja por passatempo e diversão, ou mesmo por um hobby levado super a sério, os jogos para celular vêm ganhando cada vez mais espaço mundo afora.

games

Também pudera: estima-se que os apps de games façam os consumidores se interessarem mais por uma determinada marca ou produto. Marcas como a Gatorade e o McDonald’s, por exemplo, passaram a desenvolver e criar jogos para expandir seus negócios. No caso da famosa rede de fast food, o consumidor é convidado a jogar com o brinde que recebe no kit, levando a marca para dentro de casa, no smartphone, vendo e revendo aquele produto enquanto brinca…

No entanto, para fazer um app de jogos você vai precisar contar com algumas dicas valiosas que listamos a seguir. Não se preocupe: criar seu app para smartphone pode ser algo simples prazeroso, que vai render lucro e fazer sua marca entrar de vez no roll das mais queridas pelo público. Confira 6 etapas simples para fazer tudo acontecer!

Desenvolva um app de games em 6 passos

A primeira coisa a se ter em mente é que para fazer parte do mundo online é preciso estar online. Utilizar a plataforma da Workana para buscar os profissionais que você precisa para desenvolver seu projeto é o atalho mais fácil e rápido para começar. Lembre-se que hoje em dia você pode contar com profissionais freelancers que moram em diversas partes do mundo, sem que as barreiras geográficas ponham tudo a perder.

Com isso, em mente, vamos começar a planejar seu app de jogos:

1. Escolha um gênero

Decida que tipo de jogo você quer: batalhas como o Clash Royale? Um jogo com realidade aumentada como o Pokemon Go? Ou um jogo de combinação como o Candy Crush? Além disso, é importante pensar: será um jogo de suspense ou terror? Que tipo de público quero conquistar?

É muito importante deixar sua criatividade falar mais alto num brainstorming mas leve sempre em consideração vários pontos. O principal deles é: seu jogo precisa ser atrativo e se diferenciar dos demais que já existem.

Sua criatividade ajudará a distinguir seu jogo em um mercado muito concorrido.

 

2. Encontre o programador ideal na Workana

Os programadores falam sua própria linguagem de lógica e procedimentos para obter o que querem de computadores e dispositivos móveis. Alguns se especializam em aplicativos para iPhone ou Android, mas é cada vez mais comum os programadores serem fluentes em ambos, justamente para atender a demanda cada vez maior por clientes interessados em apps para smartphone.

Você pode ter a sua escolha milhares de profissionais da Workana, capazes de transformar suas ideias em um aplicativo com ótima jogabilidade e muito sucesso. Ao publicar seu projeto, exponha suas metas e visão, descrevendo o que deseja, e os profissionais saberão como aconselhar e indicar o melhor caminho para realizar o trabalho.

Você pode contar com a expertise de pessoas que trabalham em várias partes do Brasil e da América Latina, por exemplo. Clique aqui e contrate o programador ideal na Workana.

 

3. Planeje seus gráficos

Atenção aos gráficos! Tudo o que seu jogo exibe, de personagens a botões de menu, precisa ser projetado. Seu estilo realmente ajuda a estabelecer o clima do seu jogo. Por exemplo, os botões em um jogo medieval não podem ter o mesmo estilo de um jogo sobre robôs do século XXI.

O Minecraft é conhecido por seus desenhos angulosos e pixelados, enquanto o Framed coloca a interseção de quadrinhos e jogos no centro das atenções. Para descobrir o melhor recurso para o tipo de jogo que você precisa, recorra aos programadores da Workana. Seus profissionais devem guiá-lo com especificações exatas para cada item, para que o designer saiba exatamente o que deve fazer.

 

4. Contrate um escritor de games

Alguns jogos não têm texto, já outros tecem um verdadeiro universo de palavras. Para alguns, inclusive, as falas e informações são importantes para que o jogador desvende o que é necessário.

Uma dica valiosa para seu app de jogos: Para conquistar seus jogadores com uma história rica em detalhes, contrate um escritor de games na Workana.

Esse é o profissional responsável por criar o mundo de seu game e todas as falas dos personagens, criando um verdadeiro roteiro do que vai acontecer, sem diminuir a ação ou o entusiasmo de cada partida. Além disso, são os escritores que ajudam a garantir que seu usuário tenha instruções claras e concisas no app de jogos.

 

5. A trilha ideal

Assim como nos filmes, a música, a voz e o som são tão essenciais para um bom jogo quanto as imagens na tela. Algumas trilhas são tão boas que podem até se tornar referência cultural.

Se você quer mesmo conquistar os usuários, não pule a parte da música e dê atenção para o som. De ruídos simples a partituras de orquestrais, você pode encontrar vários profissionais da área para produzir e mixar a trilha do seu jogo.

Publique seu projeto na Workana agora mesmo e escolha entre milhares de profissionais disponíveis na América Latina, prontos para trabalhar em seu projeto!

6. Teste de novo e mais uma vez!

As lojas de apps para smartphones testam os produtos antes de publicá-los, mas isso é apenas para garantir que o aplicativo não seja perigoso para os usuários. Eles não fazem muito além disso. Ou seja: não vai ser a loja que vai dizer onde estão os bugs e as falhas do seu projeto.

Por isso, quando tiver suas versões beta de seu game, precisará pedir a testadores de games que vasculhem seu app em busca dos possíveis erros para garantir que seu jogo seja realmente bom. Os testadores podem colocar um jogo em testes diversos, que mesmo os programadores não terão pensado e, provavelmente, encontrar falhas que ninguém mais teria previsto.

workana

Embora você possa sempre atualizar um aplicativo com correções de erros mais tarde, você nunca terá uma segunda chance de causar uma primeira impressão. Afinal, os usuários dão nota aos apps e deixam comentários a respeito dele. Quanto maior a sua popularidade e elogios recebidos, mais chance de outras pessoas baixarem o app também!

E aí? Que tipo de jogo representaria melhor sua marca? Que jogo seria o ideal para os seus planos? Qualquer que seja a sua ideia, lembre-se de contar com a equipe de profissionais da Workana. Os melhores programadores, designers e outros profissionais estão aqui na plataforma! Contrate hoje mesmo!