Empreendedor: já sabe tudo que um assistente virtual pode fazer pelo seu negócio?

O termo “trabalho remoto” é um dos mais pesquisados por quem está procurando emprego e uma das principais buscas daqueles que desejam trabalhar em casa.

Candidatar-se ao cargo de assistente virtual é uma excelente opção, já que é uma função que está em alta e não param de surgir oportunidades para este segmento.

Um assistente virtual é uma pessoa que oferece suporte a empresas remotamente. Graças às melhorias tecnológicas, e principalmente à Internet que cada dia está melhor e com maior cobertura, tornou-se possível compartilhar documentos, arquivos na nuvem, ferramentas online que dispensaram o papel e, assim, tornaram o trabalho remoto uma realidade.

Os assistentes virtuais são especialmente procurados por empreendedores e por empresas online que precisam de ajuda, sem a necessidade de ter alguém presencialmente no formato de trabalho tradicional. Cada vez é mais comum que empresas de todos os portes utilizem o suporte de assistentes virtuais, principalmente para tarefas específicas e pontuais.

Mas afinal de contas, o que faz um assistente virtual?

Se você ainda não conhece essa profissão relativamente nova, pode achar que um assistente virtual é a pessoa que faz organização de agendas, secretariado e áreas administrativas em geral. Mas engana-se quem pensa que é só isso!

Um assistente virtual pode fazer inúmeras atividades! E eu até poderia dizer que o título para este tópico poderia ser: “O que os assistentes virtuais não podem fazer por você?“, pois há uma imensa lista de tarefas que esses profissionais podem realizar.

Quando pergunto para uma assistente virtual de destaque na Workana, a Rafaela Araújo, sobre ser uma assistente virtual, ela cita:

A contratação de uma assistente virtual permite ao empreendedor se dar uma oportunidade de inovar, assim como a oportunidade de contratar sem o vínculo empregatício e obrigatoriedades exigidas pela CLT, burocracias de contratação e demais impostos“.

E agora, quero te contar um pouco mais sobre as atividade mais realizadas por estes profissionais. Relacionei 7 funções que são bastante comuns no seu dia a dia de trabalho:

1. Tarefas Administrativas

Um assistente virtual pode realizar várias funções em seu negócio como por exemplo, atendimento telefônico, gerenciamento de compromissos e reuniões, organização de agenda, reserva de viagens, etc. E tudo o que um assistente administrativo faz presencialmente, o assistente virtual pode fazer remotamente.

2. Criação de Conteúdo

O conteúdo é um dos propulsores do Marketing Digital e esta é uma das razões pelas quais as empresas publicam posts em blogs com frequência. Ele ajuda a impulsionar a otimização do mecanismo de pesquisa e direcionar o tráfego para o website. Ter alguém supervisionando esse processo pode ser uma ótima decisão em sua estratégia digital.

A criação de conteúdo é um processo que exige atenção especial, pois precisa pesquisar temas relevantes, buscar palavras chaves, imagens e por último fazer o upload do artigo da forma correta para o blog. A terceirização deste serviço irá garantir um conteúdo de boa qualidade.

3. Finanças

Já pensou em ter uma pessoa cuidando do financeiro do seu negócio, criando planilhas de controle do faturamento, impostos, contabilidade, etc?

Um assistente virtual especializado em finanças pode te ajudar e muito a entender melhor seu negócio através de uma análise de mercado, um estudo  de vendas, preços, curva ABC de produtos, etc. Essa iniciativa te oferecerá as chaves para encontrar novas oportunidades e detectar a tempo ameaças para conseguir avançar em um terreno seguro.

4. Gerenciamento de Mídias Sociais

 

Outra arma poderosa em seu Plano de Marketing é fazer a exposição de sua marca nas redes sociais. É lá que muitos de seus clientes em potencial poderão se envolver com com você.

No entanto, a maioria das empresas parece distante e desconectada de seus clientes em potencial. Sua presença na mídia social, feita de forma profissional, pode mudar isso. Um assistente virtual poderá fazer esse trabalho no lugar de uma agência de Marketing e no final das contas, além de você ter esse trabalho escalado, não será necessário ter uma agência de marketing realizando esta tarefa por você.

5. Pesquisas de mercado

A pesquisa é uma parte essencial da estratégia de crescimento de qualquer empresa. Sem alguns insights, você nunca saberá como crescer. Para o empreendedor, é muito complicado investir horas de seu tempo em pesquisas enquanto ainda está tentando administrar seu próprio negócio.

Quando se trata de pesquisa, é necessário ter um profissional capacitado que saiba como aplicar, compilar os resultados e processar os dados.

6. Atendimento ao Cliente

Este foi um dos primeiros trabalhos a contratar assistentes virtuais em massa. Sabe por quê?

A maioria das interações realizadas no atendimento ao cliente são baseadas em perguntas similares, as dúvidas são quase sempre as mesmas e portanto podem ser respondidas facilmente através de um manual ou um script. E se os assistentes virtuais não conseguirem lidar com um determinado problema, os mesmos poderão ser escalados para um segundo nível de suporte.

Mas atenção! É necessário dar o treinamento adequado para que esse time possa realmente sanar as dúvidas que chegam até o seu SAC.

7. Gerenciamento de E-mail

Não é difícil acumular e mails sem abrir e responder a todos eles, pode ser uma missão quase impossível! Mas dependendo do conteúdo dos emails (principalmente se o seu canal de atendimento é via e-mail), eles precisam ser respondidos em tempo hábil.

É por isso que muitas empresas e empreendedores terceirizam isso para os assistentes virtuais. Eles podem filtrar todos os seus e-mails, eliminar SPAMs, podem responder consultas e solicitações de emprego, perguntas gerais e follow-up, organizarem e filtrar sua caixa de entrada.

Além de tudo isso, também podem realizar campanhas de marketing por e-mail e gerenciar listas de e-mail. O resultado? Ter um canal de comunicação totalmente funcional.

Como você pode ver, é uma lista sem fim! Na verdade eles podem fazer praticamente qualquer coisa. Alguns assistentes virtuais têm tarefas bem específicas com base em suas habilidades.

Geralmente, as pessoas que trabalham como assistentes virtuais podem ser contratadas por um período de trabalho recorrente ou para uma tarefa específica. Também trabalham em sua grande maioria para diversos clientes e atendem vários deles ao mesmo tempo.

E se você quer se transformar em um assistente virtual, irá precisar de habilidades específicas para trabalhos freelancer. Por exemplo, você precisará ser capaz de realizar multitarefas, especialmente se estiver atendendo vários clientes. Você também irá precisar manter o foco no trabalho em seu ambiente de trabalho, assim como os equipamentos ideais para o seu home office.

Por que os empreendedores precisam de um assistente virtual?

Depois de te mostrar uma infinidade de tarefas que podem ser assumidas por um assistente virtual, mais e mais empreendedores já estão incorporando profissionais remotos para ajudar a alavancar seus negócios e agora, quero te mostrar algumas das vantagens que com certeza, irão te surpreender!

1. Melhor aproveitamento dos seus Recursos

Digamos que você tem um funcionário de nível médio ou sênior e precisa escolher entre essas duas opções:

  • seu recurso desempenhar um papel ativo na liderança de estratégias de crescimento do seu negócio; OU
  • deixá-lo preparando diariamente relatórios administrativos, que fazem parte da rotina do departamento.

O que esse recurso escolheria? As chances dele optar pela primeira opção  é enorme, sem sombra de dúvidas! E simplesmente porque é mais interessante e parece mais importante.

Mas isso não significa que você pode negligenciar essas tarefas administrativas. Se você fizer isso, seu negócio iria desmoronar sem esse trabalho burocrático.

Então, como você solucionar esse impasse? A resposta é uma só: contratando assistentes virtuais. Eles podem assumir a maioria dessas tarefas e o melhor: podem fazer remotamente.

O resultado? Um funcionário sênior em tempo integral, conseguindo manter o foco em assuntos mais estratégicos, que precisam ser feitos pessoalmente em seu escritório.

2. Redução de Custos

Uma das principais razões pelas quais os empresários e as empresas terceirizam o trabalho é pelo custo envolvido. Um assistente virtual pode ser a sua solução, pois você pode optar em ter uma pessoa remoto trabalhando somente por algumas horas ou por um projeto pontual.

Não pense você que a economia está relacionada a pagar salários mais baixos! Não é essa a intenção de forma alguma… O profissional remoto merece e deve ser bem recompensado, pois você terá a oportunidade de contar com uma mão de obra especializada e com mais algumas vantagens especiais.

A economia vem porque esse assistente virtual não precisará de transportes ou estacionamento custeado pela empresa. A alimentação também deixa de ser um encargo adicional. Sem contar que essa pessoa não estará ocupando um lugar físico em seu escritório e esse é o gargalo de muitas empresas (os endereços comerciais não são elásticos, ou seja, possuem uma limitação de X pessoas dentro do mesmo espaço físico).

Outra economia grande se dá com relação ao treinamento. Normalmente, as empresas precisam treinar sua equipe interna em tarefas e deveres depois de passar pelo processo de contratação. Tudo isso custa tempo e dinheiro. Os assistentes virtuais são especialistas em suas áreas de atuação. Dessa forma, o proprietário de uma empresa não precisa perder tempo nem dinheiro para treiná-los. Eles podem começar imediatamente!

3. Economia de Tempo

Outra razão pela qual os empreendedores devem contratar assistentes virtuais é a economia de tempo. E todos nós todos sabemos que tempo é dinheiro – especialmente nos negócios.

Por exemplo, digamos que você é uma pequena empresa e ainda não tem um departamento de RH. Fazer uma contratação tomaria bastante do seu tempo! Você teria que anunciar uma vaga, selecionar um currículo, entrevistar….

Você pode tornar este processo muito mais simples, usando uma plataforma de trabalho freelancer como a Workana. Aqui na Workana, em poucos passos, você publica a sua demanda e em poucos minutos recebe propostas de profissionais freelancers especializados, dispostos a realizarem seu projeto.

Isso torna tudo muito mais simples! Você pode contratar mais de um profissional para realizar um conjunto de atividades e a busca por aquele profissional completo que possa fazer tudo por você fica resolvido!

Sem contar que você não fica limitado ao seu bairro/cidade. Um assistente virtual capacitado para realizar o seu projeto, pode estar do outro lado do país ou do mundo. Não é demais?

Você terá especialistas  que podem começar o seu trabalho imediatamente, com economia de tempo porque não precisam receber um longo treinamento sobre como realizar a função. e como eles podem ficar focados apenas nas tarefas para as quais você os contratou, eles farão o trabalho mais rápido do que alguém fazendo malabarismos com várias demandas. É uma vitória para todos os envolvidos.

E como publicar o meu projeto para contratar um assistente virtual?

Ter assistentes virtuais em sua equipe pode ser de grande ajuda para você! Eles podem aumentar a sua produtividade, te ajudar com trabalhos burocráticos, economizar tempo e dinheiro.

Mas como contratar um assistente virtual para o seu projeto? Algumas dúvidas são muito comuns:

  • Como é o processo de entrevista?
  • Como ter a certeza de que irão trabalhar?
  • Como posso validar suas competências?
  • E como faço o pagamento?

Ao contratar um profissional pela Workana, você faz um depósito em garantia pelo trabalho e o dinheiro só é liberado após a entrega e validação do projeto. Ou seja, é garantia para os dois lados (você que é cliente que vai receber seu projeto e para o freelancer que irá receber pelo trabalho).

O controle das atividades pode ser realizada pelo Workana Time Report que é uma ferramenta que disponibilizamos e que permite dar maior visibilidade e controle sobre o trabalho realizado por um profissional em seus projetos. Ele registra o tempo dedicado por um profissional a uma tarefa e tira capturas de tela que mostram em detalhes o trabalho realizado.

Essas duas funções são fundamentais para contratar um profissional por hora, já que permitem monitorar seu trabalho e, principalmente, utilizar esse material na hora de aprovar as horas registradas no projeto.🙂

Através do cadastro do freelancer, é possível validar há quanto tempo estão cadastrados, horas trabalhadas, tipos de projetos realizados, colocação no ranking e nível na plataforma, tempo de experiência e o que os clientes falam sobre eles.

 

Outra grande vantagem ao contratar assistentes virtuais através da Workana é que você pode validar os perfis dos profissionais freelancers através de suas competências e avaliações de clientes que já contrataram este profissional anteriormente.

Para publicar o seu projeto, basta criar um usuário e começar a receber as propostas dos melhores assistentes virtuais do Brasil,  da América Latina e da Ásia.

Além disso, você pode contar com os benefícios de concentrar em uma mesma plataforma todas as ferramentas e recursos que são necessárias para gerenciar e dar seguimento a projetos que vão sendo concluídos.

O processo é muito simples: vá até o site www.workana.com e dê um clique em “PUBLICAR UM PROJETO

Ao cadastrar o seu projeto, é importante definir exatamente o que é necessário para que o assistente virtual possa executar com perfeição a sua tarefa. Quanto mais detalhada for a descrição do seu projeto, melhores propostas você irá receber.

Este processo é rápido e simples. A partir do momento que o seu projeto estiver publicado, você já começará a receber propostas dos assistentes virtuais que querem trabalhar para você.

Agora eu te convido a conhecer todos os assistentes virtuais da Workana, ou se preferir, você pode criar diretamente seu projeto e começar a receber propostas ainda hoje!

 

 

Consultora de Marketing e Redatora. Apaixonada por Marketing Digital, novas tendências e tecnologias online.

Subscribe to the Workana newsletter and keep updated