Blog: Conteúdos para a construção de marca

Blog: Conteúdos para a construção de marca

Blog + Conteúdos = Tráfego orgânico e viral

Um blog tem como principais objetivos uma relação com os consumidores (atuais e potenciais) e melhorar o posicionamento orgânico da sua marca na Internet.

Chegou a hora de renovar o blog da Workana, que foi lançado há 3 anos. O fizemos com profissionais independentes na Workana, como tudo o que fazemos, e quisemos compartilhar a experiência para ajudar aqueles que estão para criar o seu blog ou renovar o atual.

Por que um blog?

  • Porque é uma ferramenta para ter presença na Internet, e isso significa se expor diante de milhões de pessoas que buscam informação na Internet a cada dia.
  • Porque é um espaço para gerar vínculos com os seus clientes e potenciais clientes, através da identidade da marca que você vá desenvolvendo com a sua estratégia de conteúdos (o que escrevo, por que, como e quando).

Aspectos a levar em conta

  1. Escolher uma plataforma: WordPress, Blogger, Tumblr, Medium e Squarespace são algumas delas. Nós escolhemos o WordPress, já que é a mais estável e com mais experiência. Entretanto, as outras oferecem ótimas opções, então se trata de um tema de sua preferência.
  2. Definir o hosting: pode ser na plataforma escolhida ou em seus servidores (algumas plataformas permitem ambas ou uma das duas opções).Nós alojamos o blog em nossos servidores.
  3. Criar o design: há duas formas habituais de trabalhar um blog: ou se cria um design desde 0 e depois o desenvolvedor o adapta à plataforma, ou se escolhe um template e o personaliza (desde as possibilidades que o template oferece até modificações por código muito mais avançadas).

Recomendações

  • Escolher um profissional destacado e com experiência em criação de blogs. Nesta lista você pode ver o ranking com os melhores designers e desenvolvedores freelance de Blogs da América Latina.
  • Criar um blog que suporte múltiplos idiomas e localização. Nesta lista você pode ver o ranking com os melhores profissionais de Tradução e conteúdos.
  • Definir uma estrutura de blog segundo a estratégia de conteúdos que você tenha definido.
  • A home do blog deve ser atrativa, mas sem que perca uma navegação fácil. Com categorias claras, destaques e busca.
  • Com parte das definições, criar uma lista de Tags ou Etiquetas nas quais as entradas do seu blog sempre serão categorizadas.
  • Adicionar ferramentas de compartilhamento nas entradas do blog e nas páginas (compartilhar em redes sociais, por e-mail, etc)
  • Ter um blog cuja experiência em dispositivos móveis seja ideal.
  • Conseguir com que o carregamento do blog seja rápido.

O nosso novo blog foi criado e desenvolvido pelo Mad Fizher, os conteúdos são administrados pela Jesica Mraz, e as traduções para o português são feitas pela Daniela Macedo.

 

Você precisa criar um blog ou renovar o seu? Publique o seu projeto na Workana e receba as propostas dos melhores profissionais independentes da região! Comece agora!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *