SEO: 5 características dos melhores profissionais

SEO (Search Engine Optimization) é a sigla mágica que faz alguns olhos brilharem.

Trata-se do conjunto de métodos, estudos e técnicas que são aplicados para posicionar páginas de sites nos mecanismos de busca. O objetivo do SEO é fazer com que, ao digitar uma palavra-chave no buscador, uma ou várias páginas do seu site apareçam para o usuário nos resultados de busca.

Também é a sigla que gera muitas promessas lindas, sendo a mais famosa “seu site na 1ª posição do Google”. Sim, isso é lindo, mas não é verdade.

Vou começar este artigo desmentindo muitos profissionais.

Verdade sobre SEO: Não é possível conseguir a primeira posição na pesquisa do Google.

Por quê? É simples: as primeiras posições são dos anúncios do programa Adwords, do Google. Ou seja, é preciso pagar para o Google para conseguir chegar ali.

dicas sobre profissionais de SEO

Por que eu resolvi começar o artigo com esta afirmação?

Porque um bom profissional de SEO não promete ao seu cliente que fará o seu site chegar à primeira posição do Google. O que ele faz é estudar o site do cliente e o relatório dos números do site até agora (número de visitas, páginas mais visitadas, links, etc), e planejar toda a estratégia de SEO que será aplicada no site para que os resultados sejam melhores dentro de x meses, ou que se aproximem dos resultados que o cliente pediu a longo prazo.

Com esta afirmação já é possível entender que o trabalho de SEO vai muito além de um simples trabalho de palavras-chave, né?

Por isso, criamos este artigo para que você, cliente, descubra as características dos bons profissionais de SEO, e para que você, profissional, descubra se tem essas características.

Preparados? Let’s go!

caracteristicas de profissionais de SEO

5 características dos melhores profissionais de SEO

  1. Capacidade de estudar cada caso

Um bom profissional de SEO não para de estudar. Na verdade é mais do que isso: ele estuda profundamente cada site a ser trabalhado, estuda o nicho de atuação, analisa a situação atual do cliente e também estuda como chegar onde o cliente deseja.

Por isso, ao se deparar com um bom profissional de SEO, certamente ele fará muitas perguntas e analisará o seu site com ferramentas como o Google Search Console, por exemplo, que oferece dados, ferramentas e diagnósticos importantes para manter o seu site como o Google gosta. Lembre-se que o Google gosta do que os usuários gostam.

Outras ferramentas interessantes que os profissionais de SEO usam são o Google Analytics e o Google Trends, que são ferramentas excelentes para descobrir o perfil do comprador final (Buyer Persona) e para entender a sazonalidade.

  1. Vontade de ouvir o cliente

Para oferecer bons resultados, o profissional de SEO precisa saber onde você quer chegar. Ou seja, qual é o seu objetivo. Você deseja vender? Obter assinaturas ou formulários preenchidos? Conseguir leitores? Cada caso é um caso diferente, e a abordagem será diferente. Por isso, é muito importante que você seja bem específico com o profissional, e é essencial que ele esteja interessado em ouvir tudo que você tem a dizer.

como contratar os melhores profissionais de SEO para trabalho freelance

Algumas dicas para trabalhar junto com o profissional:

  • Não mantenha o foco na consciência de compra; foque-se na decisão de compra do usuário
  • Pense em como os usuários pesquisam para encontrar empresas como a sua na internet. Quais termos eles usam? Quais são as suas necessidades?
  • Ajude o profissional a criar a lista de palavras-chave para o seu site. Se a sua empresa possui uma área de atenção ao cliente, é interessante que o profissional de SEO se comunique com os funcionários desta área para descobrir mais sobre os clientes da sua empresa e o que eles desejam.
  1. Organização: metodologia de trabalho

Trabalhar com SEO envolve estudos, métodos e técnicas. Entre os pontos a serem trabalhados, há o trabalho On-page (tudo o que pode ser visto em seu site) e o Off-page (melhorias que otimizam o site, mas não podem ser vistas). E para que todo o trabalho seja feito da melhor maneira possível, dentro do prazo e de maneira clara, é importante ter uma metodologia de trabalho.

Conheça alguns dos pontos que serão trabalhados:

SEO On-page

  • URL do arquivo
  • Títulos de cada página
  • Heading tags
  • Domínio
  • Texto alt em imagens
  • Conteúdo

SEO Off-Page

  • Links Externos (número e qualidade)
  • Links internos
  • Texto “âncora” de links externos

Como se trata de um projeto a longo prazo, os trabalhos On-page e Off-page podem ser realizados por etapas para que o cliente possa acompanhar e aprovar cada etapa. E se um conjunto de etapas for definido como uma meta, ao final de cada meta o cliente poderia receber um relatório sobre o que foi realizado.

Como eu disse, estes são apenas alguns pontos que serão trabalhados a longo prazo, mas todos necessitam de muita atenção e organização para que o resultado do trabalho de SEO seja excelente! Se você quiser saber sobre metodologia de trabalho, leia este artigo.

  1. Atenção na concorrência

Se o seu site está tão bom quanto o site do seu concorrente, se está melhor posicionado do que o dele, mas ainda sim você está recebendo menos visitas, é de se estranhar, não?

Um profissional de SEO pode descobrir o que está acontecendo. Pode ser que você tenha links quebrados em seu site que direcionem usuários para uma página com erro 404 (page not found), ou mesmo que o seu site esteja demorando muito para carregar e que por isso os usuários prefiram visitar o site do seu concorrente, por exemplo. Podem ser vários motivos, mas independente de qual seja, um bom profissional de SEO conseguirá identificá-lo e fará as alterações necessárias para que o seu site obtenha resultados melhores.

Além disso, pode ser que a sua concorrência já tenha adotado boas práticas aos olhos do Google, como por exemplo, usar Dados Estruturados. Os Dados Estruturados são uma forma de fazer o Google entender a marcação nas páginas do seu site, de forma que ele use esta informação para adicionar recursos interessantes ao resultado da pesquisa, como por exemplo a classificação média dos usuários para a sua empresa. Leia mais sobre Dados Estruturados aqui.

Seja o que for que a sua concorrência esteja fazendo melhor que você, o papel do profissional de SEO é estudar, corrigir o erro e melhorar o desempenho do seu site.

  1. Capacidade de criar bons relatórios

A apresentação dos resultados obtidos poderá depender da dinâmica do site a ser trabalhado. O mais recomendado é que um resumo geral de determinado período seja entregue regularmente em forma de apresentação, simples e claro, incluindo as atividades realizadas, KPIs, avanços, resultados, o que ainda não foi feito, problemas que surgiram, etc.

É essencial ser transparente com o cliente e transmitir o que realmente está acontecendo, para que ele fique ciente da direção que o trabalho de SEO está seguindo.

Conheça algumas métricas de SEO que deverão estar nos relatórios:

Geral:

  • Comparativo de tráfego por período
  • Demonstrativos de palavras-chave, conversões e visitas
  • Evolução de páginas indexadas e de links
  • Comparativo de conversões por período

Análise:

  • Distribuição de palavras-chave
  • Lista completa de ranking e das palavras-chave usadas

ROI (Return on Investment):

  • Palavras-chave de maior conversão
  • ROI mensal
  • Receita semanal nos últimos meses

Page Metrics

  • Páginas com mais índice de abandono
  • Páginas de maior permanência dos usuários no site
  • Páginas de menor permanência dos usuários no site

Link Building

  • Lista dos links
  • Qual página recebeu um link
  • Grupos de links

Obs.: Estas são apenas algumas métricas de SEO. Há outras métricas importantes que deverão constar nos relatórios.

Conclusão

O trabalho de SEO requer muito estudo e dedicação por parte do profissional, mas também requer muita dedicação e atenção por parte do cliente, que precisa estar atento e disposto a solucionar todas as dúvidas e perguntas do profissional.

Um bom trabalho de posicionamento nos buscadores só pode ser feito em conjunto, e com o máximo de informações que poderão ser listadas por ambas as partes para dar início ao projeto, já que ninguém conhece melhor o negócio do que o próprio cliente.

Gostou do artigo? Então compartilhe com os seus amigos!

E para os empreendedores que buscam freelancers que os ajudem com projetos de SEO, aqui lhes deixamos um atalho: https://www.workana.com/workers/

Você é profissional? Então dê uma olhada nos projetos que precisam de profissionais de SEO!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *