Caso de Sucesso: Como freelancers se transformaram num novo mundo de possibilidades para grandes multinacionais como a Veeder-Root.

Há cerca de um ano, o especialista em otimização de processos empresariais e ferramentas tecnológicas, Javer Rivas Arcos de 40 anos, residente em Bogotá (Colômbia), deixava para trás uma longa carreira corporativa para cumprir seu desejo de continuar crescendo profissionalmente.

Ele sonhava com um estilo de vida mais confortável, que lhe permitisse trabalhar e aplicar seus conhecimentos de acordo com o seu planejamento pessoal. Talvez, a ideia de deixar um emprego para conseguir crescer poderia parecer muito estranha em outros tempos. Mas hoje, muitos funcionários tomam esta decisão e estão mais que satisfeitos com a sua nova vida profissional.

Javer percebeu que, para escalar degraus ainda maiores em sua carreira, precisaria dar um giro de 360 graus e trabalhar focado na realização dos seus próprios sonhos, e não apenas para cumprir as metas de crescimento de terceiros.

Traçou seu próprio caminho e seguiu adiante, porque percebeu que, com todo o conhecimento que possuía na sua área de formação, poderia aportar um valor inestimável a muitas empresas nacionais e internacionais, trabalhando em casa ou em qualquer outro lugar. Além disso, como consultor, ele teria a grande oportunidade de conhecer outras culturas, idiomas e novas formas de trabalho.

Neste novo caso de sucesso da Workana, queremos te convidar a conhecer um pouco mais sobre a historia do Javer e seu atual momento profissional.

Encontrando tempo para o que realmente importa!

Em uma breve entrevista, Javer nos contou que uma das coisas que ele mais aprecia,  na sua vida como profissional independente, é poder ter uma qualidade de vida ainda melhor e compartilhar mais tempo com a sua família. Além de poder realizar outras atividades que, antes, pareciam praticamente impossíveis pela falta de tempo.

Quando trabalhava na modalidade tradicional, Javer se sentia preso e percebia que não tinha tempo para nada. Mas agora, conquistou a segurança e o bem-estar de poder aproveitar plenamente cada dia, desfrutando de outras coisas que vão além do trabalho.

No seu tempo livre, aproveita para curtir suas duas filhas e sua esposa. Afinal de contas, depois de tantos anos trabalhando fora de casa por várias horas, ele sente a necessidade de recuperar o “tempo perdido” que não pode dedicar aos seus familiares. 

Ainda tem mais: ao gerenciar seus próprios projetos, controlando sua agenda e organizando seu tempo, Javer consegue praticar atividades físicas e ter um estilo de vida muito mais saudável!

Por tudo isso, trabalhar como freelancer foi a melhor decisão que Javer poderia ter tomado, já que desejava recuperar o controle da sua própria vida e trabalhar no que realmente gosta (e não em tarefas impostas por outras pessoas).

A importância da dinâmica entre o relacionamento do cliente e dos profissionais na Workana

Há aproximadamente dois anos, Javer criou seu perfil na Workana e descobriu que ser um freelancer ativo na plataforma poderia ser uma grande vantagem competitiva, além de atrair muitos benefícios!

E por falar nas vantagens de ser freelancer, Javer destaca o fato de não precisar sair de casa para oferecer seus serviços e de não ter que investir uma enorme quantidade de tempo e esforço para procurar novas oportunidades de trabalho!

Pelo contrário: na Workana, são os clientes que publicam as suas necessidades e detalham seus requerimentos em cada projeto. A partir daí, o freelancer assume a responsabilidade de procurar diariamente estas ofertas, enviar suas propostas e ganhar novos projetos!

Neste ponto, voltamos à importância de ser ativo na plataforma. Quanto maior for o nível alcançado pelo profissional, mais conexões serão disponibilizadas no seu perfil da Workana. Esta é uma forma de reconhecer a ascensão profissional dos freelancers que se dedicam a fazer sempre um ótimo trabalho.

E não é só isso! Se analisamos o Funil de Conversão de Propostas, percebemos que realizar mais conexões semanais também termina sendo um grande diferencial. Quanto mais propostas forem enviadas, maiores serão as chances de fechar novos contratos e melhorar a sua renda. E quando o freelancer consegue assimilar essa dinâmica, entra em um excelente ciclo de produtividade!

No caso de Javer, seu maior sonho é construir uma grande equipe de trabalho que se posicione, na sua região, como a melhor opção de soluções para software para incrementar a produtividade. “Tenho realizado bons projetos através da plataforma e fui muito bem avaliado em todos eles!” 

Porque as grandes empresas estão contratando freelancers?

Muita gente ainda acredita que os freelancers só são contratados por startups e PMEs que querem crescer de forma acelerada. Mas isso é um mito! Podemos garantir que empresas multinacionais bem estruturadas também incorporam freelancers para desenvolver tarefas pontuais e projetos específicos.

Por uma questão estratégica, é normal que estas grandes organizações busquem certos tipos de profissionais que complementem a sua equipe fixa, assumindo  tarefas que não poderiam ser executadas pelos seus próprios funcionários. É por isso que, na nossa plataforma, você encontrará várias empresas de destaque publicando anúncios para selecionar o(s) candidato(s) que melhor se adapta(m) às suas necessidades.

Este foi justamente o caso da Veeder-Root. Com mais de 100 anos de atuação no mercado global, Veeder-Root é uma referência no segmento de Contadores, Indicadores de Processos, Timers, Horímetros, Tacômetros e Hubodômetros. Seus produtos fazem o controle, detecção e indicação de complexos de sequências industriais. Sua sede está localizada em Elizabethtown, cidade localizada no estado americano de Kentucky, nos Estados Unidos.

Ao assumir um importante projeto na Colômbia, eles precisavam de um profissional gabaritado e com experiência em observar, documentar e gravar a instalação de um novo tanque petróleo da empresa. 

Foi assim que Javer os encontrou, enviou uma proposta para se candidatar ao projeto publicado pela Veeder-Root na Workana e, após ser escolhido, realizou um trabalho bastante complexo para esta multinacional norte americana.

Ele tinha todos os requisitos solicitados e foi contratado para ser o responsável pela averiguação in loco da instalação. 

Para este projeto, Javer até adesivou o seu próprio carro para ser identificado como o representante oficial da empresa. Este tipo de atitude é uma demonstração clara do compromisso e da responsabilidade que ele coloca na sua carreira freelancer. 

A Workana é a fonte de acesso ao talento freelancer de qualquer lugar do mundo!

Profissionais como Javer, que trabalham de forma independente, estão conseguindo expandir o alcance dos seus serviços, já que o número de empresas que contratam freelancers não para de crescer. As razões para apostar pelo trabalho remoto são inúmeras e fazem todo o sentido sob o ponto de vista econômico de cada negócio.

Porém, a possibilidade de economizar ao contratar freelancers não se trata de oferecer salários mais baixos ou remunerações menos atrativas!  Só que, muitas vezes, uma empresa não precisa assumir os custos elevados de somar novos funcionários fixos ou de contratar serviços por um tempo prolongado. 

Para a Veeder Root, por exemplo, não faria o menor sentido enviar um representante dos Estados Unidos para a Colômbia! Eles sabiam que poderiam contar com a ajuda de um profissional que estivesse fora da sua base corporativa e que tivesse as competências necessárias para realizar um excelente trabalho de forma pontual. Por isso, recorrer ao talento freelancer e ao trabalho remoto foi a solução perfeita! 

Freelancers como Javer oferecem um valor agregado importantíssimo para as grandes empresas. Os profissionais que vestem a camisa de cada cliente tendem a ser ambiciosos, ágeis, qualificados e bem capacitados, experientes e disciplinados. E é exatamente esse tipo de características que fazem dos freelancers os trabalhadores mais desejáveis e empregáveis do mercado atual. 

Na Workana, todos esses conhecimentos e qualidades estão ao alcance das grandes empresas. Trabalhamos diariamente para continuar sendo uma referência para essas organizações e para que elas possam nos reconhecer como uma nova via através da qual realizar seus projetos de forma flexível e bem sucedida.

Um dos nossos principais objetivos é que as empresas consigam encontrar, em parceiros como nós, milhares de trabalhadores capacitados e possam ter acesso de forma imediata ao melhor talento freelancer que está disponível em qualquer lugar do mundo. 

Crie seu projeto hoje mesmo e descubra tudo o que os nossos freelancers podem fazer pelo seu negócio!

Milhares de freelancers prontos para começar a trabalhar no seu projeto.

Subscribe to the Workana newsletter and keep updated