Cheguei à Workana: e agora, o que devo fazer?

Não importa se o que te trouxe aqui foi um pequeno projeto de design para sua empresa ou uma ambiciosa estratégia para um novo modelo de negócios. Uma coisa é certa: na Workana, você encontrará muito mais do que pensava.

Todos os dias, mais empresas aproveitam nosso talento freelancer para crescer com rapidez, flexibilidade e segurança. Tanto é assim que gigantes como Unilever e Uber nos apoiam com sua confiança.

A Workana é uma excelente ferramenta para escalar seus negócios, porque te oferece todas as ferramentas necessárias para que seus projetos se desenvolvam corretamente, no tempo e da forma que você desejar. Na nossa plataforma, você encontra facilmente o talento independente que está procurando entre os mais de dois milhões e meio de profissionais cadastrados. Além de poder contar com nosso exclusivo sistema de ranking e garantias, desenvolvido para garantir que cada projeto seja um sucesso! 

Mas isso não é tudo! No artigo de hoje, explicaremos como começar a usar as ferramentas da Workana para que você possa publicar seu primeiro projeto. Também compartilharemos ideias e exemplos para te motivar a continuar descobrindo e aproveitando os benefícios do talento freelancer.

Como a Workana funciona?

Para facilitar, podemos resumir o processo de contratação na Workana às seguintes etapas: 

  • Publicação do projeto da sua empresa;
  • Recebimento imediato de propostas e orçamentos de freelancers;
  • Escolha do profissional mais adequado para assumir o trabalho e depósito do pagamento “em garantia”. O sistema de pagamento em garantia (ou escrow) significa que você garante o depósito do valor negociado com o freelancer desde o início do projeto, mas ele só é liberado quando o profissional cumprir com o acordado e você estiver de acordo com as entregas realizadas. Enquanto isso, seu dinheiro fica em garantia sob a proteção da Workana. 
  • Liberação do pagamento ao freelancer;
  • Avaliação do trabalho realizado e da experiência na plataforma.

Ao concluir um projeto, o freelancer também avaliará a experiência de trabalhar com você como cliente. Esta é uma estratégia simples e altamente eficiente, pois permite que ambas as partes trabalhem com confiança e total transparência.

O que posso fazer para garantir que meu primeiro projeto na Workana seja bem sucedido? 

1.– Familiarize–se com a plataforma

O processo de cadastro para clientes na Workana é realmente simples e totalmente gratuito. Você levará, no máximo, dez minutos para concluir essa primeira etapa. 

Após completar o seu cadastro, você já poderá publicar projetos. Mas para poder começar a contratar freelancers, o sistema solicitará alguns dados adicionais relacionados à forma de pagamento. Não se preocupe! Você tem 100% do controle sobre todas as movimentações de seu saldo, e de como e quando você faz suas transações.

Ao fazer seu primeiro login, automaticamente o sistema perguntará que tipo de projeto você deseja publicar. Mas antes de continuar com essa nova etapa, recomendamos que você tome um tempinho para revisar os perfis de freelancers relacionados ao tipo de serviço que sua empresa requer. 

Também resulta super útil dar uma olhada em projetos da mesma categoria que já foram publicados por outras empresas na plataforma. Isso te ajudará a obter um panorama rápido sobre as principais tendências no trabalho remoto e as faixas de preço para cada tipo de serviço. Clicando aqui, você confere todos os projetos publicados na Workana e pode filtrá-los por categoria e pelas habilidades que está procurando em um freelancer. 

Se você tiver perguntas adicionais, temos uma seção muito completa de perguntas frequentes e suporte em nossa Central de Ajuda. Como se isso não bastasse, no nosso blog e no nosso canal do YouTube, temos inúmeros tutoriais e conteúdos exclusivos, criados para tornar sua experiência no site ainda mais enriquecedora. 

É isso mesmo, pensamos em tudo e trabalhamos diariamente para que você fique cada vez mais satisfeito com a Workana. 

2.– Preste atenção na redação do seu projeto e seja detalhista ao descrevê-lo 

Quando você tiver certeza de como deseja começar a trabalhar com freelancers, é hora de escrever um projeto que abra as portas para as melhores propostas. Nesse momento, não esqueça de colocar em prática nossas dicas a seguir:

  • Seja o mais específico possível com relação ao que você precisa: Há uma grande diferença entre solicitar “redação de conteúdo para um site” e “escrever oito artigos mensais para o blog deste site, com otimização de SEO para aumentar o tráfego de página”. Se puder, compartilhe exemplos do que você está procurando.
  • Liste as habilidades excludentes: Isto significa que o freelancer que está executando deve ter, sim ou sim, “conhecimento geral de SEO”, “experiência verificável ao escrever artigos para um determinado setor” e “gerenciamento de plataformas de gerenciamento de conteúdo como o WordPress”, por exemplo. Dessa forma, é possível reduzir propostas que não vão 100% ao encontro do que você precisa.
  • Defina o prazo e o escopo das entregas: Em outras palavras, verifique se o “como”, o “quando” e o “o quê” são perfeitamente claros. Por exemplo: artigos com 1.000 a 1.500 palavras cada, a serem entregues na terça e quinta-feira de cada semana.

3.– Contrate o melhor freelancer

Com certeza, você receberá muitas propostas de alta qualidade, mas duas ou três se destacarão das demais. Depois de selecionar essas propostas “vencedoras”,  você poderá ter dúvidas sobre como escolher o melhor profissional. 

Não esqueça que, além do orçamento, você deve levar em consideração fatores como o nível de experiência do profissional, suas habilidades complementares e, acima de tudo, a classificação e as avaliações de outros clientes no seu perfil.

Para aprofundar sobre este tópico e sempre escolher a melhor proposta, recomendamos que você analise este artigo.

Confira também esse vídeo com nossas dicas para escolher a melhor proposta entre as muitas que você receberá a cada novo projeto:

4.– Continue crescendo!

Já completou seu primeiro projeto? Parabéns! Agora chegou a hora de continuar evoluindo e deixar a zona de conforto para trás. O que mais você pode fazer para continuar escalando seus negócios com a ajuda do talento freelancer? Desenvolver um aplicativo, otimizar sua estratégia de marketing, contratar executivos de vendas remotas? 

Vejamos alguns exemplos de projetos de crescimento por categoria que outras empresas já estão gerenciando:

TI e Programação

Design e multimídia

Marketing

Vendas e suporte administrativo

Finanças e Negócios

Inspire–se também em nossa seção de freelancers por categoria!

Na Workana, sabemos que o trabalho freelance será seu melhor aliado para explorar todo o potencial de crescimento e escalabilidade da sua empresa. Crie seu primeiro projeto hoje e junte-se às milhares de empresas que já estão adotando o esquema de trabalho remoto.

Você também pode se interessar por: 

Milhares de freelancers prontos para começar a trabalhar no seu projeto.

Subscribe to the Workana newsletter and keep updated