Entenda como a Psicologia das Cores afeta o Marketing do seu negócio

Sabia que, muitas vezes, as cores podem ser a única razão pela qual alguém compra um produto?

Todas as cores são conhecidas por terem um poderoso impacto psicológico no comportamento e nas decisões das pessoas. E esse conhecimento foi aproveitado muito bem no marketing, através de estudos relacionados à psicologia das cores, realizados por designers e profissionais de geração de conteúdo.

Pois é, estudos revelaram que cada cor causa estímulos e pode provocar diferentes reações em cada indivíduo.  Além disso, investigadores da Loyola University demonstraram que uma cor é capaz de aumentar o reconhecimento de uma marca em até 80%.

Não pense que para por aí! Na produção de conteúdo, a cor pode te ajudar a se destacar. Afinal de contas, você precisa fazer com que seu público veja o que você quer que ele veja, sinta o que você quer que ele sinta e faça o que você quer que ele faça. Certo?

As cores que você escolher também podem afetar a usabilidade do seu site ou e-commerce e a sua estratégia de marketing. É por isso que a compreensão da psicologia das cores torna-se tão importante para o sucesso do seu conteúdo.

Pronto para conhecer o significado das cores?

O que é psicologia das cores?

Em 1810, poeta alemão Johann Wolfgang von Goethe publicou um livro chamado “Teoria das Cores”. Talvez, esta seja uma das contribuições mais antigas nessa área. Mesmo sem um embasamento científico, neste livro, Goethe escreveu que o preto, sob ponto de vista da psicologia humana, é uma cor, e não a ausência de cores, como defendem os físicos.

Fonte: Wikipedia (https://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_das_cores)

Aproximadamente 200 anos depois, a psicóloga, socióloga e professora da teoria da comunicação Eva Heller deu uma importantíssima colaboração
para a publicidade e propaganda. Seus trabalhos e suas obras são, talvez, uma das mais importantes contribuições para a Psicologia das Cores.

Atualmente, seus estudos são considerados fundamentais para as pessoas que trabalham profissionalmente com cores, independentemente da sua área específica de atuação.

Para realizar tais estudos, Eva Heller entrevistou cerca de 2 mil pessoas entre 18 a 97 anos e das mais diversas profissões, com o intuito de descobrir o seguinte:

  • Suas cores favoritas;
  • As cores que menos gostavam;
  • As associações entre cores e palavras.

O resultado dos estudos foi publicado em um livro que se tornou referência no assunto, intitulado de ” A psicologia das cores: como as cores afetam a emoção e a razão”.

A importância das cores no Marketing

As cores são fundamentais para uma campanha de Marketing, principalmente se nos referimos ao marketing de conteúdo e à geração de leads. Também são essenciais para os designers freelancers e profissionais de áreas similares, ajudando-os a garantir um maior impacto e alcance para suas criações.

Elas têm um impacto significativo na nossa mente e podem mudar a maneira como nos sentimos com relação a alguns produtos e experiências.

Uma paleta de cores bem trabalhada pode se tornar sua principal aliada em um marketing de relacionamento de sucesso, para atrair novos clientes através da criação de conteúdo, experiência do usuário. Porém, ignorar o impacto das cores na psicologia humana, pode gerar exatamente o efeito contrário, reduzindo a eficácia das suas estratégias.

As cores também podem afetar as emoções, tornando-se uma ferramenta poderosa nas mãos de especialistas. Finalmente, as cores também podem fazer as pessoas reagirem e tomarem ações específicas.

Jill Morton, especialista em marcas, fundadora da Consultora Colorcom, através de estudos,  descobriu que as pessoas fazem um julgamento subconsciente sobre um determinado produto e que, durantes os 90 minutos seguintes da visualização inicial, 90% dessa avaliação é baseada somente em cores.

Além disso, uma cor pode melhorar a leitura em 40%, o aprendizado de 55% a 78%, e a compreensão em até 73%. As cores fazem parte da imagem da marca, por isso, escolhê-las adequadamente te ajudará a transmitir as emoções corretas aos seus atuais e potenciais clientes. E isso acabará ajudando na hora de um usuário se decidir pelos seus serviços.

Mas afinal, para que serve cada cor?

Fonte: Pantone Website (www.pantone.com)

Mesmo existindo uma gama tão grande de cores, estudos que investigam seus significados já revelaram que cada cor exerce uma função. Mas saindo do aspecto puramente psicológico, e pensando como uma profissional de Marketing, eu diria que a função de uma cor é garantir a visibilidade e diferenciação de uma determinada marca versus seus concorrentes. Além de melhorar a comunicação e destacar a imagem do produto ou serviço que ela oferece.

Como já citei anteriormente, a cor é o primeiro impacto que a sua marca causará no usuário. Portanto, você precisa se beneficiar dessa comunicação não verbal!

Apenas como curiosidade, 95% das marcas usam apenas uma ou duas cores no seu logotipo, enquanto apenas 5% usam mais de duas cores. Por outro lado, 41% das marcas usam apenas texto, sem elementos visuais adicionais.

É importante lembrar que, se você está desenvolvendo um produto que será vendido fora do país, vale muito a pena checar as características culturais de outros locais. Lembre-se que a mesma cor pode ter diferentes significados, dependendo do lugar ou da região onde nos encontramos.

Antes de mais nada, para escolher a cor certa para o seu negócio , você precisa decidir o seguinte:

  • Segmento: Em qual é o ramo de atividade que você irá atuar?;
  • Público-alvo: em quem sua marca é segmentada
    (faixa etária, status social, etc.) ? A quais pessoas estarão destinados seus produtos ou serviços? ;
  • Entender a psicologia das cores. Elas não são responsáveis apenas por expressar nossos sentimentos, mas também nos direcionam. As cores quentes, por exemplo, causam as emoções mais vivas, mais expressivas, enquanto as cores frias transmitem sensação de conforto.
  • A correspondência entre a cor e o tipo de produto. Por exemplo, se o seu produto é um alimento, não é aconselhável usar as chamadas cores “não comestíveis” como o azul. Mas em comerciais de sabão em pó, esta cor será muito eficiente;
  • Tendências de cores atuais. A Pantone, por exemplo, lança anualmente cartelas de cores que são tendências em uma determinada estação do ano e que refletem diretamente na moda. Portanto, pense se a gama de cores escolhida não esteja relacionada somente às tendências atuais. Não siga cegamente a moda – é melhor ser guiado pelo bom senso e pela intuição
  • Versatilidade. Escolha uma cor específica e imagine que ela estará presente em embalagens do produto, caixas personalizadas ou uma capa de revista, mas também em sites e até na televisão e nem todas as cores parecem igualmente boas em diferentes locais.

E qual o significado de cada cor?

Antes de mais nada, gostaria de lembrar que as cores podem ter significados diferentes para vários grupos demográficos, faixas etárias, culturas e nacionalidades, embora haja algumas semelhanças quase que universais.

O melhor método para determinar a cor (ou cores) certa para sua marca ou website é considerar o grupo-alvo que você está tentando alcançar e as emoções que você está tentando extrair, como eu citei no tópico anterior.

Fonte: Daily Infographic (www.dailyinfographic.com/color-emotion-guide)

Vamos analisar a psicologia das cores individuais e como você pode utilizá-las.

Vermelho

O significado básico do vermelho é estimular e excitar. O vermelho expressa emoções como paixão, força e às vezes até raiva.

Use-o para as seguintes comunicações: aviso, perigo, força, determinação, coragem. O vermelho transmite força e confiabilidade, O vermelho é frequentemente usado nos segmentos de alimentos, carros, tecnologia e agricultura, e muito raramente usado em negócios de energia, finanças, aéreo e vestuário.

Azul

Azul transmite confiabilidade, confiança e segurança; está associado à tranquilidade dos mares e oceanos. Tons claros de azul transmitem simpatia enquanto tons escuros – experiência, sucesso e estabilidade. É uma cor confiável, respeitável, segura e responsável, usada ativamente nos segmentos de energia, finanças, linhas aéreas, saúde e agricultura.

Verde

O verde tem uma forte associação com o mundo vegetal e a vida. Transmite serenidade, rejuvenescimento, prosperidade, saúde e otimismo. Geralmente ele é é usado nos segmentos de energia, finanças, alimentos, bens domésticos e tecnologia, enquanto quase não é usado em roupas e carros.

Roxo

O roxo está associado à nobreza, riqueza e luxo. O roxo escuro transmite elegância e mistério. O roxo é frequentemente usado nos segmentos de finanças, tecnologia e saúde, enquanto raramente usado em energia e agricultura.

Amarelo

Amarelo é uma das cores mais agradáveis, associada ao sol. Ele transmite o sentimento de felicidade, esperança e otimismo. Tons brilhantes de amarelo são frequentemente usados ​​para atrair atenção e ganhar visibilidade, enquanto os escuros exigem sabedoria, inteligência e curiosidade.

O amarelo é usado ativamente no segmento de energia, alimentos e bens domésticos; você raramente irá encontrá-lo em finanças, automóveis e empresas de tecnologia.

Laranja

Esta cor transmite luz, alegria e calor. É a mistura do amarelo, juntamente com energia e coragem do vermelho. É animada, enérgica, amigável, afável, idealmente expressando movimento e arte. Ela é usada frequentemente em empresas de tecnologia e saúde, e raramente em empresas relacionadas a energia, finanças, companhias aéreas, carros e vestuário.

Marrom

Talvez não seja a cor mais estimulante visualmente falando, mas está diretamente relacionada ao conservadorismo, experiência, confiança e durabilidade. Minha recomendação é usá-la com cuidado, pois alguns consumidores podem associá-la à impureza. É também uma cor muito séria e realista que você pode usar onde o preto não pode ser muito intenso.

Empresas do ramo de vestuário, automóveis e agricultura a usam com mais frequência. Não recomendável usar para finanças, companhias aéreas e campos tecnológicos.

Preto e tons de cinza

O preto é usado pelas empresas, que tendem a transmitir valores e estilo tradicionais. É perfeito para produtos e serviços de luxo, pois exige poder, modernidade e sofisticação. O preto é uma cor de sofisticação, seriedade, controle e independência, embora, também possa ser usado para mostrar o mal, o mistério, a depressão e até a morte.

Infelizmente, uma vez que é uma cor muito poderosa, muito preto pode causar tristeza e negatividade geral, então use-o com moderação e em seu texto mais do que o próprio visual. O preto é usado ativamente nos campos de roupas, tecnologia e automóveis.

Branco

Branco transmite pureza, limpeza, simplicidade e inocência. O branco também pode representar novos começos, portanto, essa cor é muitas vezes escolhida por marcas que oferecem produtos relacionados à melhoria de saúde e bens para crianças. O branco é usado ativamente em empresas de vestuário e saúde. É puro, nobre e suave.

Conclusão

Neste artigo, você viu que a cores e o marketing estão intrinsecamente ligados. Ao usar a cor no marketing, você entende a psicologia das cores, a importância e o poder da cor e reconhece seu papel na criação de associações para nós subconscientemente.

A cor exerce influência diretamente na psicologia humana e em geral é fascinante para estudar, tanto do ponto de vista teórico quanto psicológico. Ela é capaz de atrair a atenção do potencial comprador ou assustá-lo criando associações desagradáveis.

De Newton a Heller: as cores constantemente são objetos de estudo, com relação ao efeito delas sobre nós e o sobre o nosso comportamento perante elas.

Quando se trata de escolher cores, contar com a ajuda de um profissional especializado no assunto, pode fazer uma grande diferença. Escolher uma ou mais cores na incerteza e ficar em dúvidas sobre como seu público responderá a sua escolha, pode atrasar o sucesso de seu negócio.

Aqui na Workana, você tem acesso a milhares de profissionais especializados em Design, Marketing de Conteúdo só para te citar duas importantes categorias. Estes profissionais  poderão usar as cores corretas em seu conteúdo e layout sem criar testes no escuro para determinar quais combinações de cores e canais poderão gerar mais leads ou tráfego em seu site.

E nós sabemos como essas associações ajudam a motivar respostas emocionais que podem resultar em vendas, fidelidade à marca, conversão e valor vitalício.

Então qual o caminho você irá seguir a partir daqui?

Siga a Workana nas redes sociais. Diariamente, você terá acesso a centenas de informações relevantes para continuar fazendo seu negócio crescer.

Consultora de Marketing e Redatora. Apaixonada por Marketing Digital, novas tendências e tecnologias online.

Subscribe to the Workana newsletter and keep updated