Como alavancamos Workana em 31 dias e planejamos duplicar o faturamento no ano que vem

Levar adiante uma empresa é algo intenso.

O objetivo final sempre é o mesmo para todos: alavancar o negócio. Claro que “alavancar” pode significar contratar mais um funcionário no final do ano, conseguir novos financiamentos ou fechar 50 clientes e que cada um deles nos compre 50 milhões de dólares.

Ou seja, a escala de crescimento varia segundo cada caso em particular. Porém, a intensidade que precisamos dedicar para conseguir o resultado desejado é a mesma para todos.

Provavelmente, você concordará que, muitas vezes, uma das coisas mais difíceis de fazer é colocar um freio neste turbilhão, respirar fundo e parar para pensar sobre como dar os próximos passos de forma estratégica para fazer seu negócio crescer.

Na Workana, decidimos chamar a forma que encontramos de fazer uma pausa de “gathering”. Nela, realizamos reuniões que duram um ou dois dias, nas quais pensamos como continuar avançando nos meses que estão por vir.

Estas experiências são sempre muito positivas. Por exemplo: no último “gathering” que tivemos, conseguimos delinear uma estratégia a partir da qual demos um salto muito importante no primeiro semestre do ano.

Realmente, foram meses muito produtivos, graças aos quais conseguimos comprovar que a estratégia implantada neste ano está dando seus frutos.

E o melhor ainda está por vir! Confira nossa previsão de crescimento para os próximos anos:

Se tudo funcionar conforme o planejado, graças à estratégia que te apresentarei daqui a pouco, nós conseguiremos duplicar ou até triplicar estas cifras.

A seguir, te explicarei detalhadamente quais foram as chaves para conseguir este enorme salto. Espero que conhecer nossa experiência te ajude a alavancar sua empresa rapidamente.

Um estudo da Universidade de Oxford começou a nos mostrar as chaves

Desde que fundamos a Workana, sabíamos que a contratação freelancer seria um fenômeno que não pararia de crescer.

Nos Estados Unidos, a maior economia do mundo, estima-se que o trabalho freelancer representará 43% do total da força produtiva em 2020. Além disso, espera-se que este número supere os 50% em menos de uma década.

Na América Latina, os números também são estimulantes e o trabalho freelancer cresce a um ritmo de 180% anual.

Esta modalidade de contratação está tão relacionada com a nova economia que já começou a ser estudada nas universidades. No final de 2017, encontramos um estudo que nos daria as chaves para começar a delinear o grande crescimento que tivemos.

Trata-se de uma pesquisa realizada pelo Oxford Internet Institute, intitulada How Fortune 500 Firms Are Adopting Online Freelancing Platforms.

Seus autores, Greetje F. Corporaal e Vili Lehdonvirta, apresentam seu estudo desta maneira:

Sabemos que um grande número de plataformas online permitem que as empresas consigam fontes de trabalho diretamente de freelancers quando precisam trabalhar na modalidade “on demand”. Porém, pouco se sabe sobre como e por que as companhias utilizam estas plataformas. Desenvolvemos nove casos de estudo para examinar como as empresas da Fortune 500 e as multinacionais estão adotando a contratação freelancer, através das mencionadas plataformas, como parte integral do seu modelo de negócios”.

No seguinte infográfico, você pode conferir um resumo dos pontos mais interessantes desta pesquisa:

Este estudo abriu nossos olhos e nos fez ver que empresas cada vez maiores contratam freelancers através de plataformas como a Workana. Considerar este valioso dado nos ajudaria a alavancar muito mais rápido do que imaginávamos.

Samsung como paradigma do crescimento graças à contratação freelancer

No estudo mencionado, foram analisadas 9 empresas. Todas elas foram mantidas no anonimato, com exceção de uma: a Samsung.

Observando o gráfico a seguir, podemos ver o crescimento registrado pelas ações da Samsung desde 2016 até os dias de hoje:

A empresa é tão grande que tem até uma “Cidade Digital Samsung”. Não é uma cidade propriamente dita, mas sim um complexo de edifícios em Seul, onde trabalham mais de 35.000 empregados.

Certamente, foram vários os fatores deste crescimento. Porém, podemos estimar que o impacto positivo da contratação freelancer foi um dos principais, já que quiseram figurar na investigação da Universidade de Oxford.

Continuando com as conclusões às quais estávamos chegando… Graças a este estudo, reafirmamos nossa teoria de que as grandes empresas, os startups e as PMEs que contratam freelancers crescem mais rápido.

Portanto, prestar atenção às suas necessidades e oferecer serviços diretamente pensados para este tipo de usuários seriam as chaves da nossa estratégia ganhadora.

Porém, não ficamos apenas com esses dados…

Analisar nossa base de dados foi fundamental para alavancar Workana

Na Workana, sempre analisamos o comportamento dos usuários. Isso foi muito útil para entender melhor suas necessidades e oferecer um melhor serviço.

Temos dois tipos de usuários e os denominados “freelancers” e “clientes”.

Freelancers” são os profissionais independentes que oferecem seus serviços.

“Clientes” são as pessoas que contratam freelancers para trabalhar nos projetos que publicam na plataforma. A partir de agora, cada vez que eu falar de “clientes”, estarei em referindo a este tipo de usuários.

No que respeita aos “clientes”, os diferenciamos de acordo com a quantidade de dinheiro que investem mensalmente em freelancers. Então, temos quatro tipos de clientes:

  • Novos
  • Pequenos
  • Médios
  • Grandes

Clientes novos são aqueles que começaram na plataforma há pouco tempo. Já os pequenos são, por exemplo, aqueles que só demandam um artigo para seu blog. Os médios, talvez, tenham um redator freelancer contratado em tempo parcial através da Workana. E os grandes clientes seriam aqueles que forman uma equipe completa de freelancers (alguns clientes chegam a ter 150 freelancers contratados ao mesmo tempo).

No gráfico a seguir, você pode conferir o crescimento dos clientes médios e grandes de forma orgânica, ou seja, sem que focássemos especialmente neles:

 

 No “gathering” que mencionei lá no início do artigo, analisamos toda a informação que acabei de te mostrar. Depois de conversar e debater por um bom tempo, decidimos propor a nós mesmos uma ideia bastante ambiciosa: duplicar o número de grandes clientes que teríamos de forma orgânica em 2018.

Obviamente, o desafio era fazer isso sem deixar de lado os outros usuários da plataforma.

Se conseguimos? Continue lendo e confira!

Medidas concretas para duplicar o faturamento em 2019

Grande parte das mudanças que introduzimos este ano na plataforma está destinada a oferecer aos clientes médios e grandes o que sabemos que eles precisam: mais velocidade, maior flexibilidade, mais qualidade e menores custos.

Este tipo de usuários é especialmente interessante para nós a nível empresa, porque representa uma percentagem importante do nosso faturamento. Porém, eles também apóiam o freelancing e ajudam a que ele se transforme numa realidade cada vez mais sólida, com todos os benefícios que oferece à sociedade.

Uma destas iniciativas que tomamos pensando nos grandes clientes foi “simplificar” o processo da criação de projetos e adaptá-lo à versão móbile, como já te contamos nesse artigo.

Outra mudança importante que introduzimos foi estender o alcance das extensões de projetos.

Uma extensão ocorre quando um cliente pede para um freelancer realizar mais tarefas dentro do mesmo projeto. Esta função ajuda a agilizar os tempos e facilitar que ambas partes (clientes e freelancers) continuem trabalhando juntas.

Este é um feature que os grandes clientes valorizam muito e, por isso, o utilizam cada vez mais, como podemos observar no gráfico abaixo:

 

Até pouco tempo atrás, só os clientes podiam pedir extensões. Porém, acreditamos que era conveniente que os freelancers também pudessem oferecê-las. Desta forma, podem se envolver mais no projeto e contribuir para que o resultado seja mais completo e de melhor qualidade.

O impacto desta modificação foi impressionante e permitiu que nós alcançássemos um recorde de extensões criadas por mês. 🙂

Nós já tínhamos percebido que o montante investido por estes clientes nas extensões vinha aumentando. Mas desde que implantamos esta mudança, o valor cresceu muito mais. Veja só:

 

Como podemos observar, os resultados de todas as mudanças que fizemos este ano são muito positivas.

Por ter prestado atenção na necessidade que cada tipo de usuário tem de contratar cada vez mais freelancers e trabalhar duro para facilitar esta contratação, conseguiremos duplicar o crescimento que tínhamos planejado para os próximos anos.

[Conclusão] Como encontrar as chaves para alavancar seu negocio mais rápido que o planeado

Não existe uma fórmula mágica nem atalhos… Esqueça o “segredo para ser milionário” e todas essas coisas que vendem por aí… As únicas chaves que verdadeiramente funcionam para alavancar sua empresa são: ter um ótimo produto ou serviço, acreditar no que você faz e, acima de tudo, trabalhar duro.

Na Workana, realmente nos esforçamos ao máximo diariamente para encontrar as melhores formas de ajudar nossos usuários a conectar-se e completar seus projetos com sucesso. Como te mostramos, pesquisamos muito, analisamos muitos dados e conhecemos nossos clientes, mas também abrimos nosso horizonte e observamos o estado do freelancing no mundo.

Logicamente, também paramos um pouco, tomamos nosso próprio tempo e nos reunimos em equipes uma ou duas vezes por ano para pensar nas melhores alternativas que temos. Unimos tudo, pensamos em conjunto e desta experiência nascem muitas linhas de ação com um objetivo final.

Se fazemos bem nosso trabalho e estivermos alinhados, o resultado final, muitas vezes, pode superar nossas projeções e expectativas. Como exemplo, basta considerar o que já te contamos neste mesmo artigo. Por entender que tínhamos que prestar mais atenção aos grandes clientes, temos a possibilidade de duplicar nossas projeções de faturamento.

Mas atenção! Isso não significa que esquecemos ou deixamos de lado nossos outros clientes. De fato, sempre asseguramos que todas as modificações que realizamos pensando em determinado tipo de usuário também impactem positivamente na experiência e na usabilidade de todos os nossos usuários.

O resultado desta forma de proceder pode ser visto no gráfico a seguir, que mostra o crescimento de usuários que registramos desde a fundação da Workana. Confira:

Estamos muito orgulhosos de tudo que estamos conseguindo.

Esperamos que conhecer nossa experiência te ajude a alavancar seu negócio mais rápido do que você pensava.

Lembre-se que, na Workana, você pode encontrar freelancers dispostos a trabalhar nos projetos que você necessite. Desde criar o design ideal para seu logo até contratar equipes completas: nossos freelancers estão prontos para te ajudar!

Em breve, nos encontraremos novamente,

Luis.

 

Suscríbete al newsletter de Workana y mantente actualizado