Como criar um app: segurança informática - Proteja o seu negocio online!

Como criar um app: segurança informática - Proteja o seu negocio online!

A medida que a presença na web se torna mais comum e necessária para qualquer empresa ou empreendimento, também crescem os riscos e ai aparece a segurança informática como ferramenta para confrontá-los. Aprenda como criar um app com segurança!

É como se o espaço físico onde as atividades eram desenvolvidas na era pré internet agora estivesse exposto a milhões de pessoas que podem passar, olhar, entrar, e ver o que podem comprar… ou levar sem pagar!

Também, como no mundo real, podem existir outro tipo de ameaças, por exemplo, uma empresa concorrente que quer ver o seu site rival fora do ar, ou fazer com que tal site perca credibilidade ou seja visto como não confiável pelos eventuais clientes.

Ou, simplesmente, organizações criminais que, aproveitando o anonimato que a internet oferece, podem atacar os sites ou recursos (por exemplo servidores ou bases de dados) para obter um benefício econômico, seja roubando informação que depois vendem ou decifrando-a e pedindo um resgate para devolver aos seus donos.

Estas e muitas outras formam ameaças que existem sobre os aplicativos e dados expostos a massividade da Internet e é necessário tomar cuidados para proteger tal informação.

Como criar um app: Como o mundo da segurança informática pode nos ajudar?

Os aplicativos devem ser desenvolvidos levando em conta não só os usuários normais dos mesmos, mas também prevendo o uso das vulnerabilidades existentes, um usuário malicioso. Por exemplo, nenhuma empresa gostaria que, através do seu site de e-commerce, fosse possível obter a sua base completa de clientes.

Os programadores devem se ocupar de desenvolver aplicativos seguros que ofereçam uma margem razoável de proteção aos dados do cliente, levando em conta pelo menos os 10 riscos mais importantes que afetam os aplicativos web, conhecidos como OWASP Top 10. OWASP são as siglas em inglês do Projeto Aberto de Segurança de Aplicações Web (Open Web Application Security Project) e é quem publica, a cada 3 anos, esta lista atualizada de vulnerabilidades.

Os empreendedores que decidem colocar os seus aplicativos na Internet e concorrer neste mercado global, precisam estar conscientes destes riscos e solicitar que os seus sistemas e aplicativos sejam protegidos no momento do desenvolvimento.

As empresas que têm foco em segurança informática se ocupam de relevar estes temas tanto em aplicativos como em serviços e infraestrutura exposta, através de serviços como testes de penetração e avaliações de vulnerabilidades, gerando relatórios com os achados realizados e as alternativas de solução dos mesmos.

É surpreendente a quantidade de aplicativos vulneráveis que existem na Internet e no mal uso que se pode fazer dos mesmos, por isso é preciso ter consciência do valor que os dados têm para uma empresa e protegê-los adequadamente, como qualquer outro ativo da mesma.

Germán S. Arduino, freelancer de TI e Programação na Workana.

Para começar a trabalhar de forma independente, veja os projetos publicados na Workana e candidate-se. Ou você também pode empreender: crie um projeto na Workana e contrate freelancers que te ajudem a desenvolvê-lo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *