Como criar um projeto para solicitar um site a um programador freelancer na Workana?

Para começar este artigo, você precisa se fazer uma pergunta como empreendedor e líder de uma pequena, média ou grande empresa. O que você está fazendo para acompanhar o ritmo da era digital?

O crescimento e o progresso que sua companhia experimentará nos próximos dias dependerá (e muito!) da sua resposta. A atual evolução exige estar presentes em diversos segmentos e, sem dúvida, isso inclui a Internet.

As PMEs e os startups enfrentam inúmeros desafios diariamente. Por exemplo: conseguir um bom posicionamento, fidelizar clientes para sua marca e estabelecer-se como uma referência na sua área de atuação. Em todos esses cenários, precisam competir tanto com outras PMEs e startups como com organizações de maior envergadura.

Da importância de garantir um posicionamento privilegiado desprende-se a relevância de contar com seu próprio site. Através dele, seus atuais e potenciais clientes podem te encontrar com apenas um clique. E marcar presença na Internet pode ser a diferença entre captá-los ou deixar que eles “escapem” para a concorrência.

De fato, Hugo Lujan, em uma entrevista para a RD Station, fala exatamente sobre a importância de ter um site próprio, independente do tamanho de um empreendimento. Sobre isso, ele declara: “Ter um site é um passo fundamental para dar início a uma estratégia de Inbound Marketing, que funciona muito bem para dar um impulso inicial às microempresas e aos startups”.

Nessa mesma linha, ele aborda os benefícios econômicos de ter uma web própria, pois essa “vitrine” é uma forma constante de fazer publicidade com custos moderados. “Em relação ao marketing tradicional, é preciso fazer um investimento elevado no início. Por sua vez, o Marketing Digital permite um menor investimento e um maior retorno desses investimentos.”

Por outro lado, o pessoal da MarketingDirecto.com menciona um estudo realizado pela companhia alemã GFK em conjunto com a Greven Media, cujo foco está no impacto de ter um site próprio para uma empresa. Os resultados revelaram que aproximadamente 25,4% dos consumidores pensam que uma marca que não possui um site parece pouco profissional.

Estes dados são um convite para que você abra sua mente para novas opções e contemple a Internet como mais um passo rumo ao crescimento da sua organização, considerando que marcar presença através de um website pode marcar a diferença na hora de dar uma imagem mais moderna à sua marca.

Anime-se a procurar um designer de sites através da Workana

Já ficou claro que, como um empresário, você precisa marcar presença na Internet. E apenas estar nas redes sociais não é suficiente para ganhar boa reputação e se destacar no mundo dos negócios.  Por isso, você precisa permitir que sua empresa dê um verdadeiro salto e ter seu próprio site será fundamental!

Para conseguir esse objetivo, você poderá contar com o apoio e acompanhamento de um profissional freelancer. Ele oferecerá a possibilidade de criar um site ideal para seu negócio, trabalhando juntos no design e na definição de estratégias. Além de estar à sua disposição para escutar suas inquietudes e esclarecer suas dúvidas.

Workana é um espaço ideal para conseguir um profissional freelancer capacitado e com ampla disposição de tempo, que atenda às suas necessidades e crie o site dos seus sonhos.  Para isso, falemos agora sobre como criar um projeto para solicitar a realização de um site a um freelancer.

Passo a passo do seu projeto na Workana

O primeiro passo para publicar seu projeto será cadastrar-se na plataforma Workana.

Depois de concluir seu cadastro e fazer login no seu perfil, basta clicar em “Criar um projeto”. Você encontra esta opção na barra superior direita. Veja só:

Agora, será necessário selecionar o tipo de serviço que você está procurando. Workana te oferece 12 opções variadas, englobando as mais diversas áreas nas quais você pode contratar freelancers de alta qualidade para concretizar suas ideias. Considerando o tema deste artigo, focaremos na opção Web Design.

A seguir, será o momento de dar um nome ao seu projeto. O ideal é que o título seja preciso, claro e honesto, pois será o primeiro guia para o freelancer entender o quê você espera do seu trabalho.

O próximo passo é um dos mais importantes. Você terá que determinar o tamanho do projeto e, com base nisso, definir o orçamento que dispõe para contratar um freelancer. Nesta parte, você precisará ser muito honesto com você mesmo sobre suas possibilidades, já que qualquer exagero poderá trazer problemas durante a negociação.

De qualquer maneira, se você ainda está um pouco confuso sobre suas idéias e/ou seus alcances econômicos, pode começar com algo simples e esperar receber as sugestões dos profissionais durante as conversas na época de avaliação de propostas.

No nosso caso, trata-se de um projeto para criar um novo design para um site, já que você ainda não conta com uma web e deseja criá-la a partir do zero.

Logo depois disso, será preciso escrever a proposta em si, descrevendo a tarefa que o freelancer deverá realizar. Esta é uma etapa crucial, pois nesta descrição você expressará em palavras suas necessidades e expectativas.

A melhor maneira de fazer uma boa descrição é ser totalmente honesto sobre seus requerimentos e suas necessidades. Então, explique detalhadamente as habilidades que você espera encontrar no profissional e os prazos que poderá administrar. Também será importante expressar-se de forma amável e conciliadora, estando disposto a responder algumas perguntas que surgirão durante as negociações.

Confira um exemplo a seguir:

 

Como podemos observar, este é um excelente exemplo de como realizar uma descrição completa para solicitar o design de um site. Você pode acessar este projeto clicando aqui. E a seguir, também te proponho um exemplo com uma descrição mais enxuta:

Para consultar este projeto, basta clicar aqui.

Por outro lado, também existem propostas que preferem reservar maiores detalhes do projeto para conversas posteriores com maior profundidade. Estes cenários não são recomendáveis, pois dão lugar a que você receba centenas de ofertas e mensagens com propostas e negociações que não dialogam com suas expectativas.

Como encontrar o freelancer ideal?

Boa parte dos benefícios obtidos por um site próprio depende do fato de contratar o profissional adequado. Workana conta com centenas de programadores que podem te oferecer soluções às suas inquietudes. Por isso, encontrar o freelancer ideal poderá parecer, à primeira vista, algo similar a procurar uma agulha no palheiro.

Para te ajudar, ofereço a seguir 3 dicas chave para reconhecer o profissional ideal para o seu projeto:

1)    Dedique tempo para conhecê-lo

A melhor forma de clasificar os candidatos e aproximar-se ao  freelancer ideal será dedicando seu tempo a conhecê-los.

Para começar, leia integralmente a proposta enviada pelo profissional. Se for necessário, responda as perguntas que ele fizer para te oferecer um serviço de melhor qualidade. Utilize este contato como uma fonte de informação que revele sua credibilidade, experiência e atenção ao cliente.

2)    Confira o seu perfil

Por outra parte, não descarte a ideia de revisar o perfil do freelancer. Nele, você poderá verificar as impressões que tiveram os outros clientes que já trabalharam com o profissional, suas qualificações, o tempo de trabalho na plataforma, e as capacidades selecionadas.

3) Considere os aspectos culturais

Os profissionais que trabalham na Workana provém de vários países, por isso, você contará com ampla gama de fusos horários e idiomas. Garanta sempre que os termos do seu trabalho com o freelancer foram bem conversados. É preciso deixar claro quais são seus prazos em relação ao tempo de entrega. Assim, os profissionais poderão adaptá-los ao seu próprio fuso horário.

Também se certifique de trabalhar com um profissional que domine e articule comodamente a sua língua. Não falar o mesmo idioma costuma ser uma barreira decisiva em um projeto.

Conquistar um posicionamento privilegiado no site da sua PME é um elemento chave para continuar crescendo no mundo empresarial. Por isso, investir no design do seu site é uma das melhores decisões que você tomará no seu caminho ao sucesso.

Anime-se a unir-se à Workana e criar um projeto para encontrar o freelancer ideal para suas aspirações.

 

Subscribe to the Workana newsletter and keep updated