Como dar o primeiro passo para usar o BIG DATA com a ajuda de um freelancer

Ter acesso a dados, hoje em dia é a nova forma de poder no mercado. Ou seja, a importância de dados estruturados e não estruturados é transcendental para o posicionamento de uma marca, para o incremento das vendas e tudo o que implica diretamente no comércio e no mercado. 

Se você quer que a sua empresa, empreendimento ou negócio tenha melhores resultados, não é preciso ter somente dados, o segredo não está na quantidade e sim no que você faz com a informação. Para que entenda melhor o que é o Big Data, preparamos uma definição especial.

As marcas mais bem posicionadas em todos os setores, desde o e-commerce até o setor de varejo e todos os seus nichos já possuem esta definição bem clara. Por isso é importante que você saiba porquê e como contratar um especialista em Big Data

Importância do Big Data para a sua empresa, empreendimento ou negócio.

O Big Data quando é aproveitado ao máximo pode incrementar o alcance e a efetividade de estratégias de atração, conversão e fidelização de clientes.

É uma tecnologia a disposição das empresas e dos negócios de qualquer setor e indústria, só é preciso de um profissional especializado nesta área para poder converter o Big Data em uma ferramenta realmente proveitosa para seus objetivos.

Em seguida, te apresentaremos apenas 3 das vantagens mais significativas do Big Data para todo tipo de empresa ou organização:

#1: Permite otimizar custos

Graças à tecnologia de dados e à análise baseada na nuvem, uma empresa pode tirar vantagens em termos de custos, pois evita estratégias que não dão resultados.

Através do Big Data foi possível desenvolver tecnologias que otimizam processos, reduzindo o investimento nos mesmos e evitando a perca de dinheiro, tempo e energia.

#2: Oferecer melhores condições para tomar decisões

Se você tiver um especialista em Big Data poderá contar com velocidade no processamento da informação, análise de dados, capacidade de analisar suas fontes entre outras coisas e tudo isso ajuda a tomar as melhores decisões para estratégias de marketing.

Também será possível encontrar formas mais eficientes de fazer negócios, de estabelecer relações tanto com clientes em potencial, clientes atuais como com fornecedores.

#3: Criação de produtos e serviços mais eficientes

O Big Data é importante para as empresas porque ajudam a medir as necessidades dos clientes, assim como o nível de satisfação. Antecipar comportamentos de compra é uma grande vantagem e é possível com tecnologias de processamento de dados.

Existem empresas hoje em dia criando melhores produtos e serviços, ganhando terreno no mercado e superando a concorrência, tudo isso graças a contarem com especialistas em Big Data.

Onde buscar um especialista em Big Data?

Se quiser aproveitar os benefícios do Big Data o melhor é contratar um especialista que possa desenvolver um projeto para sua empresa que lhe permita ter benefícios através da informação.

Poderia abrir uma concorrência para receber profissionais em seu escritório, porém o melhor é desfrutar das possibilidades que o trabalho remoto oferece.

Neste sentido, nosso conselho é que você busque apoio na Workana, nossa plataforma de freelancers te permite publicar um projeto solicitando orçamentos para profissionais. As vantagens de fazer desta forma são:

  • Poderá contar com profissionais de diversos países
  • Avaliar perfis com diferentes especializações em Big Data
  • Terá acesso a diferentes orçamentos

Além disso, contratando um freelancer especializado em Big Data, trabalhando de forma remota, você irá economizar dinheiro em espaço físico para o trabalho, pagamento de aluguéis, condomínio, ferramentas para o trabalho entre outros.

Unindo os benefícios do Big Data aos do trabalho remoto, o resultado será um maior aproveitamento dos recursos que a evolução tecnológica coloca a disposição das empresas, empreendimentos e negócios.

Alguns dos perfis mais recomendados na área de Big Data são:

O que avaliar para decidir-se por um especialista em Big Data?

Agora que já conhece a importância do Big Data para todo tipo de empresa, em qualquer setor do mercado e sabe onde buscar um bom profissional, deverá considerar alguns aspectos na hora de tomar a sua decisão e contratar um freelancer especializado em Big Data.

  • Conheça o objetivo que quer atingir com seu projeto e escolha um profissional cujo perfil mostre habilidades e conhecimentos nas áreas necessárias.
  • Leve em consideração os perfis que tenham mais demandas relacionadas a Big Data que são: Programadores, Analistas de Dados, Analistas em Projetos I+D, Data Scientist, Arquitetura de Dados;
  • Com relação às habilidades sociais, ou as soft skills, avalie se possuem conhecimento no mercado que é de interesse para a sua empresa
  • Também é importante escolher um freelancer especialista em Big Data com habilidades de planejamento, comunicação e iniciativa para oferecer soluções e alternativas.

Todos estes aspectos você pode comprovar por meio da proposta do profissional freelancer, assim como também poderá fazer uma entrevista pelo chat para que você possa perguntar e avaliar tais habilidades.

Na Workana, você ainda tem mais uma vantagem pois cada um dos profissionais que recomendamos no tópico anterior possui um perfil que você pode acessar.

No perfil de cada profissional você irá encontrar comentários e avaliações que servem como referência, se o freelancer conta com bons comentários nas avaliações, então poderá com isso elaborar um critério sobre os resultados que poderá oferecer a você,

Conclusão

O Big Data oferece múltiplas oportunidades e benefícios para as empresas e se você quer um negócio de sucesso, não pode dar as costas para a tecnologia e sim ter ela como aliada.

O investimento que você fará ao contratar um freelancer especialista em Big Data terá um retorno extraordinário que irá traduzir não somente em maiores lucros mas também em posicionamento, permanência e autoridade em seu negócio.

Você também pode se interessar por: 

Milhares de freelancers prontos para começar a trabalhar no seu projeto.

Subscribe to the Workana newsletter and keep updated