Como e onde encontrar um desenvolvedor Android freelancer para desenvolver um aplicativo mobile

Ter uma app do seu empreendimento é uma das chaves para conquistar um posicionamento privilegiado no mercado atual. E um programador Android freelancer pode te ajudar a alcançar esse objetivo.

No passado, o sucesso no mundo dos negócios dependia da publicidade tradicional e do famoso “de porta em porta”. Mas hoje em dia, é preciso marcar presença nos canais mais utilizados pelos seus potenciais clientes. E é aqui que os dispositivos móveis ganham enorme protagonismo.

Este fato está respaldado pelo evidente aumento do uso de dispositivos móveis para navegar e comprar na Internet. A seguir, podemos observar como esse incremento é representando na análise do site Statista:

Considerando as cifras do tráfego online em dispositivos móveis, falemos sobre a importância de ter uma app do seu negócio. Para isso, começaremos citando o portal InnovaAge, que menciona:

Os smartphones se tornaram um novo apêndice do nosso corpo, vivemos “colados” neles e, provavelmente, eles são a primeira e a última coisa que vemos todos os dias. Despertador, e-mails, lembretes, chats, (…), navegação na Internet y Apps.”

Agora, imagine que a app do seu e-commerce é um dos aplicativos e ferramentas que os clientes utilizam diariamente. Isso significa que você estará 24 horas perto deles, fomentando a fidelidade e o consumo constante. E indiscutivelmente, isso fará sua empresa crescer.

Para decidir o sistema operativo no qual sua app rodará, te recomendamos começar pelo Android, que já conta soma mais de 2 bilhões de usuários no mundo inteiro.

Tendo isso em mente, passemos à seguinte pergunta…

Como criar uma app mobile Android para meu negócio?

Para ser sincero, podemos dar várias respostas para essa pergunta e enumerar diversos recursos. Porém, hoje decidimos focar no recurso humano mais importante que você necessitará para criar a app Android do seu e-commerce. Estamos falando de um programador ou desenvolvedor de apps.

Um desenvolvedor de aplicativos será o profissional responsável por planejar, criar e lançar a app mobile do seu negócio. Além disso, ele oferecerá suporte técnico para o correto funcionamento da plataforma e controlará sua usabilidade. Contando com a ajuda de um designer web, o programador dará vida e forma ao seu projeto!

Porém, você deve considerar que existem vários tipos de programadores Android e nem todos se dedicam a desenvolver o mesmo produto. Por exemplo: o programador que você contratou para criar o site do seu e-commerce não será necessariamente o responsável por incorporar seu negócios na dimensão das apps.

Onde posso encontrar o desenvolvedor Android ideal?

Escolher o profissional adequado desenvolver seu aplicativo Android marcará a diferença entre ter um produto satisfatório que te ajude a fazer seu negócio crescer, e uma grande dor de cabeça. O programador da sua app precisa estar familiarizado com os objetivos do seu negócio. Além de entender realmente o que seu e-commerce precisa transmitir através do aplicativo.

Eventualmente, você poderá conseguir os serviços de um desenvolvedor de apps em algum pacote de programação e marketing de empresas dedicadas a criar e posicionar no mercado digital. Porém, geralmente essas equipes são montadas pela própria agência e pode incluir alguns serviços que você já possui. E também é possível que eles tenham uma visão bem diferente daquela que você quer fomentar no seu negócio.

Considerando tudo isso, uma das melhores opções é se animar a procurar um desenvolvedor separadamente, e não uma equipe de trabalho montada por uma agência ou empresa. Então, uma excelente alternativa será optar por um programador Android freelancer.

Como já te contamos nesse artigo, contratar freelancers te oferece vários benefícios. Desde flexibilidade de horários até uma considerável economia de recursos econômicos, incluindo a disponibilidade para se adaptar às suas necessidades.  

Desta forma, uma da melhores opções para encontrar o programador Android ideal para o seu projeto é através da nossa plataforma Workana. Aqui, você poderá procurar diretamente entre os melhores programadores Android freelancers. Ou criar um projeto explicando o que você precisa para receber as ofertas dos profissionais interessados.

Agora, vejamos esse procedimento com maiores detalhes.

Como conseguir o programador Android freelancer ideal na Workana?

Agora que você já entrou no site da Workana, é hora de encontrar o profissional ideal para o seu projeto entre todos os melhores freelancers da nossa plataforma.

No site, você pode ir diretamente na área de contratações, onde conseguirá uma lista repleta de profissionais desse segmento, organizada de acordo com a relevância do freelancer.

Então, você pode revisar os perfis dos candidatos, ler suas experiências anteriores e os comentários dos clientes que já trabalharam com eles. E se te interessa, você pode iniciar um diálogo na plataforma para trocar ideias e assegurar que o programador entenda a sua visão e seu modelo de negócio.

Outra opção é publicar um projeto explicando o que você precisa e que tipo de programador Android está procurando. Então, você receberá as propostas dos desenvolvedores interessados.

Criar um projeto na Workana é fácil e rápido. Para começar, é só clicar aqui e seguir os passos que o próprio site te informará. Primeiro, você precisará se registrar na plataforma ou fazer seu login. Logo, será necessário informar a que área pertence o seu projeto.

Em seguida, será preciso delimitar o seu projeto, definir um título (nome) e descrever o que você precisa. Nessa última parte, você deverá prestar muita atenção para dar instruções claras e precisas. Assim, será mais fácil conseguir o profissional mais adequado para o seu projeto.  

As conversas com os candidatos também serão essenciais para conhecer as aspirações e a visão que eles podem ter sobre suas ideias. Inclusive, podem servir como uma espécie de termômetro para medir a viabilidade das suas expectativas.

Para obter uma informação mais completa e detalhada sobre como criar o seu projeto na Wornada para conseguir o programador ideal, te convidamos a conferir esse artigo.

Como saber se o programador Android que te agrada é o ideal?

Agora, já sabemos onde procurar para encontrar o programador freelancer adequado. Porém, você pode se perguntar como ter a certeza de ter escolhido o profissional ideal.

Num primeiro momento, você se guiará pelas referências e pela descrição profissional do freelancer. E se você se animar a procurar na área de contratações, a própria plataforma te oferecerá um sistema hierárquico que aponta quais são os melhores colocados em cada área, de acordo com o seu desempenho.

Porém, isso não significa que o primeiro será o profissional adequado para o seu projeto. A experiência na área, os conhecimentos, o bom desempenho em trabalhos anteriores e as referências são aspectos importantes. Mas gerar uma boa relação com os profissionais é algo fundamental.

Se você não consegue entrar num entendimento com um profissional sobre as suas ideias nem concretizar uma boa negociação, ele não será o colaborar mais indicado.

Além disso, será essencial que você e o profissional compartilhem a mesma disponibilidade de tempo e trabalho para desenvolver o projeto. Não se trata apenas de fazê-lo entender os seus objetivos, mas sim garantir que o freelancer terá o tempo necessário e cumprirá os prazos que você precisa.

Anime-se hoje mesmo a ter sua app mobile e dar o próximo passo para alavancar o seu negócio e levá-lo ao mundo digital. Quando se trata de tirar o máximo proveito da comodidade dos dispositivos móveis a favor do seu negócio, estamos falando de criar um aplicativo e, obviamente, de encontrar o talento mais adequado para concretizá-lo.

Por isso, nossa melhor recomendação é apostar por um desenvolvedor Android freelancer entre os milhares de profissionais que você encontrará na Workana.

Subscribe to the Workana newsletter and keep updated