Como e quando contratar freelancers para a sua empresa no lugar de novos funcionários

Cada vez mais negócios ao redor do mundo estão integrando freelancers a sua estrutura para apoiar seus funcionários em centenas de tarefas.

De fato, um estudo realizado pela Universidade de Oxford, em  empresas que cresceram globalmente e que fazem parte das empresas Fortune 500, revelou que onde houve contratação freelancer, as empresas cresceram em média 26%.

Na América Latina, atualmente estamos vivendo um impressionante crescimento anual do trabalho freelancer chegando até em 180%. No Brasil, o trabalho remoto mostra uma ascensão contínua e imparável desde 2015, sendo atualmente o terceiro país do mundo com maior número de profissionais autônomos.

Isso significa que milhares de empresas estão comprovante a excelente sinergia no trabalho que integra profissionais independentes e suas equipes de trabalho.

As áreas com maior número de contratações são as de Design e Multimídia, Tradução e Conteúdos, TI e Programação e Marketing Digital. Mas claro que existem freelancers que podem te ajudar virtualmente em todas as áreas da indústria.

Hoje, queremos dedicar esse artigo para falar justamente sobre isso. Explicar o porquê, como e quando você pode começar a aproveitar o talento independente, para crescer e impulsionar a produtividade dos colaboradores formais e fixos em sua empresa.

Vamos lá?

Por que integrar freelancers à sua estrutura organizacional?

Veja agora quais são as principais vantagens de contratar um freelancer para te apoiar com um projeto ou uma atividade específica, ao invés de contratar um funcionário fixo são:

  • Economia: Segundo uma análise realizada pela Forbes, 57 das empresas que recorrem a um talento independente economizam até 20% em custos de contratação.
  • Tempo: Em qualquer organização, o trâmite para contratar um novo funcionário fixo é bastante moroso e leva tempo. Já contratar um freelancer é muito mais rápido. Por exemplo, se você publicar seu projeto na Workana, seguramente hoje mesmo poderá ter bastante propostas e além de poder escolher a melhor delas para iniciar o trabalho imediatamente.

Outro dado importante da análise realizada pela Forbes é que 36% das empresas que contratam freelancers o fazem justamente pelas vantagens de tempo que isso representa para elas.

  • Versatilidade: As plataformas de freelancers como a Workana permitem que você contrate rapidamente freelancers especializados para uma grande variedade de projetos e tarefas distintas. Desta forma, suas contratações podem ir mudando dia a dia de acordo com as suas necessidades.

Como integrar freelancers a sua estrutura? A importância que compreendam a sua visão empresarial.

Encontrar o freelancer ideal não é fácil. Mas para te auxiliar neste processo, aqui

na Workana, temos vários guias sobre o que você deve levar e consideração no momento de contratar um aliado autônomo. Inclusive sobre como contratar vários profissionais de forma simultânea.

Mas acima de tudo, além dos aspectos técnicos e operacionais, para integrar freelancers em sua estrutura organizacional, existem alguns elementos críticos para o sucesso. Veja só:

Fazer com que entendam a sua visão. Falando de forma mais clara e mostrar o porquê sua empresa existe.

Uma filosofia empresarial sólida tem objetivos claros a médio e longo prazo. Eles são capazes de motivar seu time a trabalhar por uma meta que transcende o simples desejo de obter seus salários no final do mês. Ou seja, os impulsiona genuinamente a dar o melhor de si porque se identificam com a missão da empresa.

Alinhar a visão empresarial com todos os funcionários fixos é um grande esforço para

a maioria das empresas. Fazer com que os freelancers a entendam pode parecer um esforço maior ainda, e de fato, a empresa de Recursos Humanos Remica comenta:

  • Até 80% dos colaboradores de uma empresa “não se consideram suficientemente motivados e nem adequadamente alinhados com os objetivos da empresa”;
  • O resultado é que 37% da produtividade seja perdida;
  • Um alinhamento adequado provoca incrementos de produtividade de pelo menos 3%

Portanto, fica claro que é fundamental encontrar a maneira correta de integrar profissionais freelancers à sua empresa e compartilhar a sua visão.

Como alinhar a visão e os objetivos da sua empresa com freelancers?

1.- Uma missão poderosa

As metas de sua empresa devem ser claras sobretudo persuasivas. Devem ser capazes de provocar interesse genuíno, além dos objetivos econômicos em cada colaborador que seja recrutado, independentemente da forma de contrato.

Vejam aqui 13 exemplos de missões de empresa que se caracterizam por seu poder motivador

2.- Valores pessoais congruentes com os valores empresariais

Busque  por freelancers que compartilhem em suas vidas pessoais os valores que caracterizam a sua empresa. E este passo inicial começa a partir da publicação de um bom projeto na Workana. É neste momento que você irá especificar não somente as habilidades do profissional, mas sim que tipo de atitude é requerida e que tipo de perfil haverá maior sinergia com a da empresa.

3.- Visão Global

É importante que cada colaborador tenha claro como seu trabalho deve ajudar o resto da equipe a alcançar as metas na empresa.

Muitas vezes os funcionários ficam desmotivados porque não encontram o porquê das suas funções e obrigações. Segundo Alistair Cox, CEO da Hays, se os funcionários não se sentem parte de algo maior, não podem colocar 100% de seus esforços em uma tarefa.

Transmitir uma a visão da empresa  está relacionado a estimular a sua opinião sobre a imagem corporativa, sobre o compromisso, fomentar um sentimento de conexão e um objetivo comum.

Quando integrar freelancers à sua empresa?

Crescer com freelancers é algo  que você pode fazer praticamente em qualquer momento porque sua empresa sempre vai ter oportunidades para melhorar de uma forma ou de outra. Mas, existem três momentos particularmente que são especiais e úteis para você.

Quando for necessário cobrir trabalhos sazonais

Segundo a Forbes, até 42% das empresas recorrem a trabalhadores temporários para suprir a demanda em certas temporadas ou sazonalidade do mercado. Isso faz muito sentido considerando o quão custoso seria contratar pessoas fixas para o trabalho e logo ter que se preocupar com uma folha de pagamentos enorme quando a carga de trabalho diminuir.

Por exemplo, a  Amazon contratou 120.000 funcionários temporários durante a temporada de Natal, pois neste período a quantidade de pedidos aumentam significativamente.

Sabemos que nem todo mundo precisa de 120.000 colaboradores adicionais. Pode ser que você precise para o seu negócio de um profissional de Marketing para te apoiar com o Marketing de Conteúdo ou ainda um Designer Gráfico para preparar seus banners para uma campanha de Black Friday. Esta é uma forma inteligente de colocar adiante uma campanha sem comprometer a sua equipe fixa.

Quando a carga horária de horário já é alta

Existem muitas empresas ou Startups que já possuem funcionários fixos. E quando o trabalho começa a sobrecarregar, recorrem a freelancers de confiança no lugar de contratar novos funcionários.

Por exemplo, se você tem cinco programadores e surge um projeto adicional no mês, provavelmente convenha contratar um programador freelancer que apoie a equipe do que ter que passar por todo o trâmite de contratar um novo funcionário. E mais, é muito provável que esse mesmo programador independente possa voltar a trabalhar contigo no futuro, com a vantagem de que já conhece como funciona o seu negócio.

Também você pode recorrer, por exemplo a um assistente virtual que organize a sua agenda, seus e mails ou seus pagamentos quando for necessário colocar atenção em algum outro projeto importante.

Quando você quer provar algo novo

Pode ser que em algum momento você tenha a necessidade de implementar uma estratégia de marketing digital ou ainda começar a oferecer um serviço adicional online. Se você não estiver seguro se isso vai funcionar ou não e fazer um investimento muito grande é algo fora de alcance sem ainda ter claro se este é o caminho correto, um freelancer experiente pode te ajudar muito, tanto com uma assessoria na implementação ou ainda te acompanhar nos primeiros passos de um projeto para que depois se torne possível dar continuidade.

Por exemplo, no lugar de contratar uma agência de marketing digital, primeiro você recorre a um freelancer com experiência para que te explique a fundo como funciona, otimizar seu site web para SEO e te indique quais foram os resultados obtidos nesta ação.

Na Workana queremos que você comece a aproveitar todos os benefícios de integrar freelancers em seu esquema de trabalho tradicional. Lembre-se que independente do tipo de seu negócio, este tipo de contratação é sempre perfeita para incorporar os melhores talentos.

Acompanhe a Workana no LinkedIn, diariamente trazemos o melhor conteúdo do empreendedorismo até você!

Escritora, redatora e estusiasta do Marketing Digital. Adoro viajar, sou promotora do estilo de vida freela, e sempre que posso ajudo as pessoas a buscarem uma melhor qualidade de vida por meio do trabalho freelance.

Subscribe to the Workana newsletter and keep updated