Como formar uma equipe de programadores freelancers?

Se você nunca trabalhou com uma equipe de freelancers, talvez tenha a sensação que esta é apenas uma opção ou algo arriscado para confiar tarefas importantes de seu negócio. Especialmente aquelas tarefas que estão relacionadas a algo tão delicado como o desenvolvimento de um software.

Mas a realidade é que este paradigma está mudando e hoje em dia, te convém muito mais aproveitar esta modalidade de trabalho em todas as áreas. Sim, incluindo a área de Programação e TI.

Por isso, neste artigo iremos te auxiliar a conhecer uma equipe de programadores freelancer e todas as formas que eles podem te ajudar, a como construir o seu dream team de programadores remotos por meio da Workana e além disso, a melhor forma de gerenciar uma equipe.

Exatamente! Tudo o que você precisa saber a respeito. Talvez você esteja se perguntando porque estamos fazendo um artigo sobre este assunto. Bom, porque segundo os dados de nosso relatório de trabalho independente e empreendedorismo:

  • 50% das indústrias que se dedicam a tecnologia contrataram desenvolvedores freelancer (este dado também foi apontado no Relatório de desenvolvimento de Software de 2018 da empresa Codingsans).
  • A segunda categoria de freelancers mais contratada é a de Especialistas em IT e programação, perdendo apenas para Design e Multimídia.
  • Os especialistas em IT e Programação, ocupam o quarto lugar na lista de freelancers por indústria (23%). Ou seja, existem mais autônomos nas áreas de Conteúdos (37%), Design (33%) e Marketing (25%)

Como você pode deduzir, com esses dados é que TI e Programação é uma especialidade freelancer onde a demanda é grande e nem tantas ofertas. Isso significa que para as empresas e para os empreendedores nem sempre é tão simples encontrar e contratar o melhor talento nesta área. De fato, segundo Codingsans, a contratação de um talento qualificado é o segundo maior desafio que os líderes enfrentam nos departamentos de software.

Sem dúvidas, os programadores são uma peça estratégica para que o seu negócio se automatize e se mantenha competitivo em um mercado marcado pela tecnologia. Felizmente, na Workana é possível gerenciar o melhor talento em programação de forma ágil e segura. Não tem pretexto, vamos ver tudo o que uma equipe de programadores pode fazer pelo seu negócio.

Como uma equipe de programadores pode me ajudar?

Estamos tão acostumados a usar “softwares” diariamente que, às vezes, esquecemos que ‘por trás’ desses programas, sites interativos e apps que facilitam a nossa vida, existem milhares de desenvolvedores programando um código fonte e criando ferramentas incrivelmente úteis.

Se não temos uma empresa dedicada ao ramo da tecnologia, é claro que não costumamos pensar com muita frequência em programadores freelancer, mas a verdade é que eles podem nos ajudar a crescer muito a um custo muito mais acessível do que ter um especialista em TI fixo. Veja tudo o que eles podem fazer por você:

  • Criar programas personalizados que sua empresa precisa ou adaptar códigos de programação abertos a sua necessidade
  • Desenvolver seu site web do zero e exatamente como você o deseja
  • Criar aplicativos e softwares para oferecer a seus clientes ou ainda vender.
  • Criar jogos ou aplicativos interativos
  • Oferecer manutenção e suporte a suas redes e softwares internos.
  • Agregar membros à sua equipe de TI rapidamente quando for necessário e programadores sem a necessidade de ampliar a sua estrutura.

É quase certo que em algum momento chegará até você um excelente talento. Dependendo das necessidades do seu negócio ou empreendimento, você pode procurar um especialista em Programação e TI que se concentre em um determinado tipo de tarefa.

Que tipos de programadores freelancers existem?

Existem muitos tipos de desenvolvedores porque existem muitas especialidades em programação e cada um tem seu perfil particular de conhecimentos, habilidades e experiencias. Podemos categoriza-los da seguinte forma:

Programadores Web

Este programador se responsabiliza por tudo o que é relacionado com a codificação, arquitetura e design de sites web e aplicativos móveis.

Programadores Desktop

São responsáveis por criar aplicativos e programas de empresas, como os navegadores, os processadores de texto e os administradores de correio eletrônico, entre outros.

Programadores de Apps

Também chamados programadores móveis, se encarregam de desenvolver aplicativos para telefones inteligentes, ou simplesmente os famosos Smart Phones.

Programadores de videogames

Por detrás dos videogames também existem programadores. De fato, este tipo de profissional é muito requisitado por empresas que querem oferecer ao seu publico alvo um conteúdo dinâmico voltado ao entretenimento, como mini jogos ou sem seus próprios sites.

Programadores Backend e Frontend

Os programadores backend e Frontend  estão voltados a gerenciar os dados, servidores e a estrutura básica dos programas e são eles que fazem estes desenvolvimentos desde o inicio. Os programadores fronted fazem o desenvolvimento gráfico e a interface de interação com o usuário.

Programadores FullStack

Full stack é um programador que tem conhecimentos integrados tanto de backend como de frontend. No geral, é o tipo de perfil que você busca para que seja o líder do seu projeto, pois ele domina as grandes áreas de programação.

Porque é mais conveniente trabalhar com uma equipe de programadores freelancer?

Existem vários benefícios de contratar freelancers  que justificam porque é mais vantajoso optar por uma equipe de programadores independentes e não por funcionários fixos ou agências. Confira os principais: 

1.- Economia

Quando você recorre a uma equipe de freelancers, você economiza vários tipos de gastos típicos da contratação tradicional como impostos relacionados ao regime CLT e que como dono de um negócio você é obrigado a arcar por cada novo funcionário que contrata. Mas não é somente isso: você também economiza uma quantia considerável de dinheiro com o espaço físico em seu escritório e você só irá pagar para a sua equipe pelo trabalho que efetivamente estão realizando e não por tempo ocioso e sem produção.

2.- Trabalho por objetivos

Um profissional freelancer sabe que tempo é dinheiro e quanto mais projetos concretizam em determinado tempo, melhores serão seus ganhos. Isso significa que uma equipe de programadores freelancers possuem uma motivação adicional para finalizar seus projetos no menor prazo de tempo possível.

3.- Experiência

Por razões óbvias, os profissionais freelancers trabalham em uma quantidade infinitamente maior e diversificada de projetos se compararmos com aqueles profissionais que trabalham exclusivamente em um só lugar. Isso permite que eles possuem conhecimentos amplos e práticos e assim propor soluções mais efetivas, rápidas e econômicas.

4.- Versatilidade

Quando sua equipe de programadores é composta de profissionais autônomos e remotos, você precisa configurar o time de acordo com as necessidades de seu projeto ou da sua empresa e é muito mais simples do que fazer com funcionários fixos, porque neste caso você teria que demiti-los e assumir os custos associados a este processo de forma constante.

Uma equipe de freelancers na Workana te ajuda a crescer de forma muito mais versátil porque entre outras coisas, a contratação é mais rápida. Você pode selecionar muitas opções de perfis e escolher o que melhor se adapta ao seu projeto, pagar por horas ou por projeto finalizado.

Além disso, quando você terminar um projeto e não recontratar, não terá que enfrentar nenhuma situação incômoda como acontece quando tem que desligar um funcionário fixo.

Como publicar um projeto na Workana para formar uma equipe de programadores freelancers?

Primeiro, você precisa ter claro quais são os objetivos do seu projeto, quantos programadores irá precisar e qual vai ser o seu papel porque você vai precisar criar um projeto individual para cada um deles.

Se você não tem muitos conhecimentos de programação, é normal que não tenha de forma muito clara a metodologia que deve seguir para solucionar o seu problema, assim que, logo de início é uma boa ideia recorrer a uma consultoria com um Programador FullStack. Ele poderá te indicar quais profissionais você deve contratar, quais são as tarefas que cada um deve cumprir, estimar valores de investimento e se você gostar de seu trabalho, inclusive poderia virar o líder do seu projeto.

Claro, também é importante que você siga alguns aspectos básicos para publicar um bom projeto na plataforma. Neste artigo do nosso blog, te contamos detalhadamente como criar um projeto na Workana para contratar programadores freelancers. 

Como gerenciar uma equipe de programadores freelancers?

Liderar equipes de trabalho remoto de forma eficiente não é simples. Gerenciar seu dream team de programadores freelancer, otimizar a produtividade e reter talentos pode ser um desafio. Por isso, nesse post te daremos alguns dados e ferramentas uteis para que saiba o que é necessário para liderar uma equipe com uma equipe de programadores “like a boss”.

Segundo as empresas que participaram no relatório de Codingsans, as melhores formas de reter e manterem motivados os integrantes de uma equipe de programadores são:

  • Direcionar tarefas atrativas que representem um desafio para as suas habilidades
  • Promover a cultura organizacional e o espirito de trabalho em equipe
  • Oferecer oportunidades reais de crescimento
  • Permitir maior autonomia possível (isso inclui horários flexíveis de trabalho e possibilidade de trabalhar remotamente).

Ou seja, os programadores se caracterizam por serem organizados e sua capacidade e gosto por trabalhar de forma autônoma. Se você aproveitar essas qualidades em sua metodologia de trabalho, alem de ter uma equipe super motivada, poderá evitar perder talentos ao longo do caminho.

 

Mesmo assim, os melhores indicadores de rendimento que você deve considerar em uma equipe de programadores são:

  • Funcionalidades dos softwares que desenvolvem
  • Tarefas completas por tipo e tempo de realização
  • Legibilidade do código
  • Velocidade de programação

Em outras palavras, o mais importante e que você deve se focar é que seus programadores encontrem soluções funcionais, da forma mais simples e rápidas possíveis.

E quais são as razoes mais frequentes pelas quais os projetos fracassam com equipes de desenvolvedores?

  • Ter expectativas pouco realistas sobre as realizações e tempos
  • Não determinar com exatidão o tempo e a forma de cada entrega nas etapas do projeto
  • Não priorizar adequadamente os requerimentos
  • Não ter critérios claros e unificados
  • Fazer muitas mudanças durante o percurso a respeito dos critérios e objetivos

Podemos resumir todas estas situações em dois pontos bem mais concretos: falta de organização e de comunicação. Para isso, manter um ótimo nível de ambas as partes, deve ser uma das prioridades de qualquer líder de uma equipe de programadores remotos.

A entrega do trabalho no tempo e formato é um elemento prioritário para o exito de um projeto com uma equipe de programadores, e acompanhar as tarefas é fundamental. Na  Workana recomendamos que você utilize algum aplicativo de administração de projetos como a Asana Veja a nossa avaliação sobre esta ferramenta para conhecer ainda mais.

Finalmente, não se esqueça da importância de oferecer constante retroalimentação a todos os membros de sua equipe. Dar um bom feedback, tanto positivo, quanto negativo é fundamental para que uma equipe funcione cada vez melhor. Mas também é uma arte difícil de gerenciar, para isso te recomendamos a leitura deste guia completo para dar feedback a freelancers.

Como é melhor remunerar uma equipe de programadores freelancers na Workana? Por projeto ou por hora?

Muitos clientes continuam tendo duvidas sobre qual é a melhor modalidade de trabalho com um freelancer; se é mais conveniente contratar com um preço fixo ou por horas. A resposta dependerá do tipo do projeto que você precisa desenvolver.

Porém, no caso de uma equipe de programadores remotos, costuma ser muito mais recomendável a contratação por horas, que oferece as seguintes vantagens:

  • O custo por hora de um freelancer é fixo ou você já o conhece de antemao
  • Os projetos nao possuem data para finalizacao
  • Pode controlar melhor o investimento no projeto
  • Te permite sustituir, trocar ou finalizar com maior facilidade os membros de sua equipe remota
  • Você decide se as horas do trabalho estao dentro dos criterios de aprovacao ou nao.

Felizmente, a Workana conta com uma ferramenta incrivel para que você possa acompanhar o andamento de horas trabalhadas em sua equipe. Se chama Workana Time Report e te permite visualizar as atividades de seus freelancers através de capturas de telas durantte as horas que eles dedicaram de trabalho em seu projeto.

Resumindo… Contratar uma equipe de programadores freelancer na Workana é sua melhor alternativa para solucionar problemas e requerimentos complexos relacionados com o software de maneira super eficiente e sem gastar nada mais. Para te ajudar nesse processo, fizemos um artigo com os melhores programadores freelancers de cada país que oferecem seus serviços na Workana.  

Clique aqui e encontre hoje mesmo todos os membros de seu Dream Team de Programação!

E não esqueça de seguir a Workana nas principais redes sociais para ter acesso diariamente ao melhor conteúdo de empreendedorismo do Brasil e da América Latina!

Escritora, redatora e estusiasta do Marketing Digital. Adoro viajar, sou promotora do estilo de vida freela, e sempre que posso ajudo as pessoas a buscarem uma melhor qualidade de vida por meio do trabalho freelance.

Subscribe to the Workana newsletter and keep updated