Como incrementar sua Campanha de Natal com a ajuda de profissionais freelancers

Chegou a época do ano que encanta milhões de pessoas no mundo todo. É hora de dar, amar, curtir e estar com quem mais amamos.

A cada ano que passa, a minha percepção é de que a decoração de Natal aparece mais cedo que no ano que passou. Talvez, seja pelo fato de que este período do ano é um momento muito interessante em termos de vendas e super favorável para criar uma campanha de Natal.

Afinal de contas, não é segredo que durante esse período do ano as pessoas, por tradição, compram muitos presentes e se presenteiam.

Os dados mostram isso de forma bem clara. No último Natal, o faturamento de e commerces no período natalino foi de R$ 8,7 bilhões. Segundo o site E-commerce news, o crescimento foi de 13% com relação ao ano anterior. A expectativa para este ano de 2018 é que o faturamento também apresente crescimento.

Mas a questão que nos interessa é… Podemos transformar todo esse sentimento que envolve o Natal, em aspectos positivos e ajudar os empreendedores a se conectarem de forma mais efetiva com seus clientes?

Como podemos aproveitar a melhor data do comércio eletrônico para gerar mais leads e vendas para seus negócios online com uma campanha de Natal efetiva com a ajuda de freelancers?

Como criar uma boa estratégia para uma campanha de Natal sucedida?

Uma campanha de Natal online planejada e organizada é fundamental neste momento e não é difícil de coordenar, não precisa custar muito dinheiro e pode gerar tráfego e vendas de forma muito mais rápida do que você imagina!

Pensando nisso, eu criei um pequeno guia, contendo 6 passos importantes para a sua campanha de Natal, baseada em minha experiência de planejamento de marketing online para pequenas empresas

Fazendo cada uma das ações, você poderá criar rapidamente uma campanha de Natal para o seu negócio e implementar imediatamente e colher os sucessos de vendas.

1 – Defina seu cliente

Definir seu cliente é tão importante quanto definir seus produtos. Para te ajudar neste primeiro ponto, um freelancer Especialista em Marketing é quem irá te auxiliar mapear o seu negócio.

Se você ainda não fez um plano de marketing dentro do seu plano de negócios, então você precisa fazer este exercício com a ajuda de um profissional.

Querer vender de tudo para todo mundo não conquista e nem fideliza clientes. Portanto, é fundamental a segmentação de clientes, de modo a definir qual o público a loja quer realmente atender e ser bem-sucedida, comercializando produtos de acordo com o perfil escolhido nesta campanha de Natal.

E se você está começando da estaca zero e precisa escrever um plano de negócios, contrate um profissional que o ajudará a entender o seu negócio de forma profissional e neutra, sem projetar expectativas e sim analisando na prática quem é o seu público.

Questões como:

  • Quem é o seu cliente perfeito? É homem ou mulher?
  • Essa pessoa trabalha fora de casa ou em casa?
  • Com o que ele trabalha? – um executivo, gerente, trabalhador, empresário, pai que fica em casa, etc.
  • Qual é a receita líquida do meu cliente perfeito?
  • Qual nível de educação meu cliente perfeito tem?
  • Meu cliente perfeito tem espaço em seu orçamento para o meu produto / serviço de uma só vez, ocasional ou constante?
  • Como meus clientes perfeitos usam meu produto / serviço – eles compram para si mesmos ou como um presente?
  • Meu cliente perfeito gasta muito, pouco ou pouco tempo online?
  • Onde meu cliente perfeito procura meu produto / serviço? Tanto online como em locais físicos?

Depois de ter respondido essas questões, você já terá uma boa ideia de como começar a montar a sua campanha de Natal  e construir uma mensagem.

2 – Defina o seu objetivo

Agora que você já definiu o seu público, é hora de pensar onde você vai publicar seus anúncios para esta campanha de Natal. Se você é visto em vários lugares, sua visibilidade e mensagem fixada são muito mais fortes.

Nesta etapa do processo, um profissional freelancer especialista em Marketing online ou ainda um Community Manager serão fundamentais!

Um especialista em Marketing online irá te ajudar a construir uma landing page, por exemplo, para promover as suas ofertas e fornecer um excelente reforço de sua mensagem com ofertas exclusivas e produtos selecionados.

Outro lugar fundamental são as as redes sociais, que continuam seguindo como fortes aliados para promover sua campanha de Natal. Só o Instagram possui mais de 1 bilhao de usuários ativos

De acordo com a Pesquisa de Natal em 2017 realizada pela Delloite, 75% dos consumidores entrevistados em todo Brasil se sentem influenciados pelas mídias sociais no momento da compra.

Aproveite a época para focar a estratégia destes canais para vender e promover suas ofertas.

Mas veja, se você pretende criar anúncios no Facebook e Publicidade no Instagram, contrate um profissional especializado em publicidade . Saber como e de que forma investir o dinheiro, criar uma campanha de Natal bem feita, com imagens bonitas e profissionais farão toda a diferença!

Não descarte o envio de Email Marketing, que é um canal barato e que traz muito retorno. Segundo pesquisa realizada pelo IBGE, o Brasil hoje possui 116 milhões de usuários de internet e 69% desses usuários utilizam para enviar ou receber e-mail.

O remarketing é altamente recomendado principalmente para quem vende produtos online. Lembrando que você pode fazer remarketing também no Instagram e no Facebook.

3 – Orçamento

Depois de definir os seus objetivos, saber como e com quem se comunicar, chegou a hora de criar de forma mais organizada o seu orçamento para a Campanha de Natal de seu negócio.

Uma dúvida que é muito comum a muitos empreendedores é: como eu defino o meu orçamento de marketing? O ideal é ter um % anual estipulado que é determinado sobre o seu faturamento. Ter um assistente de finanças freelancer que possa te ajudar a preparar o seu orçamento é importante, não somente para este tipo de evento, mas sim para desenhar o planejamento financeiro da sua empresa.

Recentemente, publicamos um artigo falando sobre tudo o que um assistente de finanças freelancer é capaz de fazer.

Pense que, se em seu objetivo você determinou criar Landing Pages para capturar leads, você vai precisar se relacionar com estes contatos.

Provavelmente, você já tem mapeado o quanto pode realmente gastar, então este é o momento de somar os custos para planejar o que gostaria de fazer, caso contrário, as chances de exceder os gastos são enormes!

Priorize os anúncios de acordo com o que você acha que conseguirá a maior exposição e que cabem dentro do seu orçamento.

Mova os outros para uma lista de espera. Lembre-se de que, à medida que os anúncios começam a gerar resultados, você sempre pode voltar e expandir sua campanha a partir dessa lista de espera. Dicas:

  • Se você estiver realizando publicidade paga por clique: é importante ter postagens diárias. Além disso, monitore os seus resultados para garantir o retorno do que está pagando;
  • Inserções em sua campanha: Não se esqueça de considerar número de postagens e  trocas de anúncios (como banners por exemplo) como parte de seu orçamento.

Na Workana, você tem a chance de selecionar o profissional ideal para a sua equipe e o seu orçamento.

4 – Criando o conteúdo do seu anúncio

Como a campanha de Natal não tem um período muito longo, o marketing online funciona melhor quando você se concentra apenas em uma ou duas coisas.

Ainda que você tenha uma variedade de produtos, escolha um ou dois itens que sejam super atrativos e faça uma comunicação com forte apelo ao seu público-alvo em sua campanha de marketing.

Minha dica é solicitar ajuda a um especialista em Redação freelancer. Este profissional irá te ajudar a criar um bom anúncio, fazendo de forma profissional os textos, pensando estrategicamente nos benefícios de seus produto, algo que fique registrado no nível emocional.

Se você está vendendo uma mala de viagens por exemplo, você está vendendo a emoção das férias, de momentos de prazer. Se você está vendendo cosméticos, você vende beleza, rejuvenescimento e assim por diante.

Os anúncios mais bem-sucedidos usam palavras relacionadas ao cliente. Use você e seu e nunca coloque o foco em mim, meu, nosso, meu ou nós.

Crie várias palavras emocionais associadas ao produto – divertido, reconfortante, relaxante, estimulante, viciante – e use pelo menos uma delas no anúncio.

Os cupons também são uma ferramenta de marketing eficaz. Eles podem ser facilmente rastreados de forma manual ou ainda por um sistema automatizado de carrinho de compras. Use códigos diferentes para locais de publicidade diferentes e você verá quais recebem a melhor atenção.

Plano de Ação:

Crie um anúncio para cada item em sua campanha de Natal. Use pelo menos uma a três palavras-chave no texto. Os anúncios de texto normalmente exibem 60 caracteres de largura por 3, 5, 7 ou 10 linhas de comprimento.

Depois de ter seus anúncios de texto, pense no seu banner. Você precisa adequá-los a mensagem de Natal.

Um profissional freelancer em SEO será bastante útil neste momento, pois ele irá se preocupar em rastrear todas as imagens, ter certeza de que possuem uma ALT apropriada e que as imagens estão otimizadas em tamanho e resolução

Se você estiver criando anúncios para mídias sociais, é importante ter layouts atrativos e que cumpram os requisitos de cada plataforma de tamanho e proporção de texto.

5- Acompanhar e monitorar seus anúncios

Acompanhar o resultado de sua campanha é fundamental para que sejam eficazes. Veja as estatísticas do seu site para ver o que está e o que não está  funcionando. Ao colocar sua foco neste ponto, você aprenderá muito sobre seus anúncios e saber como aprimorá-los para obter melhores resultados.

As estratégias de monitoramento, incluem o uso de códigos de vendas ou cupons específicos para cada canal de anúncio, a configuração de páginas de entrada separadas no seu site para cada anúncio e a utilização de um serviço que ajuda a rastrear as atividades.

Plano de Ação:

Para fazer o acompanhamento diário, o profissional freelancer especialista em Publicidade Ads responsável pela criação, poderá nesta etapa monitorar os seus diversos anúncios.

É importante pedir a ele que monte uma planilha de monitoramento e análise o que está trazendo retorno. Se você notar baixo desempenho em alguma campanha, tente substituir por alguma que você deixou na sua lista de reserva criada no passo 2 deste plano.

Depois de estabelecer um padrão de revisão e gerenciamento dos seus anúncios, você saberá com que frequência precisa monitorar seus esforços de marketing.

6 – Pós Vendas

Um bom atendimento não está limitado somente a lojas físicas.  Superar as expectativas dos seus clientes causarão uma excelente boa impressão sobre seu e commerce, além de gerar possíveis recompras e recomendações.

“A experiência entregue a um cliente sempre será inesquecível! Seja ela boa ou ruim!”, citou Cláudia Vale, sócia-diretora da FLWOW, empresa focada em Customer Experience.

Recentemente, foi publicado um artigo aqui no blog, falando sobre os erros que precisamos evitar no atendimento ao cliente, e pode ter certeza de que muitos deles servem perfeitamente para esta etapa do processo de vendas!

Mas não se limite a isso! Garanta um bom mix de produtos, para que suas vendas possam ter um ticket médio maior. Além do seu cliente economizar tempo por encontrar tudo o que precisa em sua loja, ele economiza no frete!

Faça a gestão de seus estoques principalmente nesta época do ano! Um bom controle de estoque evitará a falta de produtos. Nada pior do que a loja atrair os clientes para o seu interior e depois quando eles se interessam pelo seu produto, ele estar indisponível. É perda de tempo e vendas, além de criar uma imagem negativa da loja.

É muito comum nesta época do ano, os consumidores possuírem muitas dúvidas sobre tamanhos, prazos, frete, informações gerais sobre suas ofertas e produtos. A tecnologia facilitou a vida das pessoas, possibilitando as compras pela internet mas ainda não é capaz de eliminar o trabalho humano de responder todas essas questões.

E pense que, se você criou uma Campanha de Natal, irá atrair novos clientes. Prestar um bom atendimento vai exigir que você tenha tempo e uma pessoa dedicada a te ajudar com seus clientes online. É preciso ter muita atenção para fidelizar estes clientes, já que eles podem ser essenciais para o sucesso do seu negócio em 2018.

Aqui na Workana, você pode contratar um assistente virtual freelancer que pode assumir tarefas como essa e de processos da rotina diária que são importantes para a gestão do negócio (dar seguimento aos pedidos que o site recebeu, acompanhar pagamentos, etc).

Conclusão

O primeiro passo para impulsionar seu negócio e criar uma Campanha de Natal de sucesso você já sabe, mas a minha dica é sempre fazer de uma forma profissional, contando com a ajuda de profissionais freelancers especializados.

Aqui na Workana você se conecta com os melhores profissionais do mercado, independente do tamanho da sua empresa e da sua área de atuação. Você encontrará profissionais especialistas dispostos a oferecer soluções na exata medida das suas necessidades.

Nosso objetivo é oferecer a todos uma excelente plataforma para que você possa trabalhar de forma segura.

Crie o seu projeto agora mesmo aqui na Workana, a plataforma líder de trabalho freelancer na América Latina.

 

 

Consultora de Marketing e Redatora. Apaixonada por Marketing Digital, novas tendências e tecnologias online.

Subscribe to the Workana newsletter and keep updated