Como manter um cliente fiel a longo prazo?

Como manter um cliente fiel a longo prazo?

Trabalhando há pouco mais de um ano na Área de Atenção da Workana, com o suporte ao cliente, tive e tenho a oportunidade de conhecer e conversar com diversos empreendedores, e pude observar diversos aspectos sobre como a relação, embora virtual, se desenvolve entre as pessoas.

Clientes e freelancers estão compreendendo cada vez mais que manter uma boa comunicação é uma das melhores maneiras de avançar em um projeto.

Não é novidade que em qualquer tipo de organização empreendedora – seja em um espaço físico ou virtual – o cliente é a peça chave para os resultados do negócio. É ele que faz o capital girar.

Portanto, se o cliente é de suma importância, por que não o atender bem? Por que não ouvir e entender as suas necessidades buscando maneiras de solucionar o problema que o fez chegar até você?

Atualmente, a Workana, uma plataforma de trabalho virtual que está ganhando muito espaço e confiança de diversas empresas e empreendedores, está proporcionando que diversos profissionais freelance ganhem, além de projetos, a oportunidade de trabalhar organizando o seu tempo. A atenção que o freelancer dedica ao cliente  é fundamental para manter uma relação a longo prazo.

Empreendedores e empresas de pequeno, médio e grande porte, procuram por pessoas e estratégias que aumentem as vendas ou promovam melhores negociações no mercado de trabalho.

via GIPHY

Como atender bem um cliente?

Apesar de existir uma comunicação virtual, o cliente precisa saber que, do outro lado, existe um freelancer que está dando o melhor de si para atender as expectativas da sua contraparte.

Procurar manter uma comunicação clara e objetiva com o seu cliente é fundamental, é um meio de atender bem e manter uma relação de confiança.

Para manter um cliente fiel e atender bem, lembre-se que:

– Se você prometeu, precisa cumprir.

– Se agendou uma reunião para debater aspectos do trabalho, precisa comparecer.

– Se não puder realizar alguma tarefa, precisa pedir um prazo maior ou oferecer alguma outra habilidade em troca.

–  Estimule outros campos de compreensão sobre o trabalho

– Tire as dúvidas do cliente, dê ideias sempre que possível.

– Seja colaborativo e participativo.

São atitudes como essas que destacam seu profissionalismo.

É claro que imprevistos acontecem, enquanto seres humanos não estamos livres disso, porém lembre-se de que há alguém esperando por uma resposta sua, ou a confirmação de uma tarefa, e tão logo seja possível atualize o seu cliente sobre a situação em que você se encontra.

Lembrar que o cliente também trabalha com prazos é uma forma de se colocar no lugar do outro e mostrar o quanto você é responsável com o seu trabalho.

Desde que o mundo é mundo, a comunicação é umas das melhores maneiras de seguir evoluindo e até mesmo prosperando, pois, seja na Workana ou na vida, uma boa avaliação e recomendação, após a finalização de um trabalho, abre portas para os próximos.

Crie o seu perfil Workana como freelancer e comece a trabalhar!

Dar atenção

Quando um empreendedor contrata pela primeira vez através de uma plataforma virtual, a curiosidade de explorar os recursos que essa novidade oferece é normal (Empreendedores: como começar na Workana). Mas na verdade o que muda é que  freelancer e cliente estão distantes fisicamente.

O cliente sempre vai querer saber mais informações, qualificações, experiências e tudo mais, pois não é somente isso que conta na escolha de um profissional.

Enquanto o trabalho se desenvolve, é preciso manter a comunicação constante. Se o projeto implica meses de continuidade, faça contato semanalmente, por exemplo. Mesmo para jobs a curto prazo, procure manter atualizado o status do trabalho, isso agrega profissionalismo e gera confiança, para ambas as partes.

Dar atenção, demonstra que você se sente confortável com o que foi acordado, significa que aprecia o cliente e deseja fazer o melhor para ele!

O que oferecer?

clientes a longo prazo

Além da qualidade do seu trabalho, na Workana a atenção dada ao cliente pode ser o seu diferencial.

O cliente deseja ter o melhor e, muitas vezes, ser mais um não demonstrará o potencial do seu trabalho, portanto, mostre a ele o que você tem que se sobressai. O que e como você pode contribuir para o trabalho? De que formas e maneiras?

Mostrar na prática como você aplica o seu conhecimento é uma maneira de não se limitar e manter um cliente fiel a longo prazo.

Fique atento ao cliente

Manter uma boa relação – quer dizer criar uma conexão. Quem não cria conexão, logo perde a qualificação (Comunicação entre profissional e cliente: aprenda a vender o seu peixe!).

Essa relação exige alguns aspectos, como: educação, ética, profissionalismo, comprometimento, comunicação constante e colaborativa e acima de tudo, estar atento ao que o cliente quer dizer e precisa. Para isso, peça que ele especifique tudo o que necessita, pois adivinhar será impossível.

É verdade que algumas vezes o cliente ainda não terá definido exatamente o que quer, então cabe ao profissional colher informações, questionar e sugerir, e é fundamental que você tenha o menor número de dúvidas possíveis sobre o trabalho que irá desempenhar, portanto fique atento ao cliente, ao que ele solicita e questione sempre, de modo que ambos possam compreender e estar de acordo com a rotina um do outro.

Trabalho de qualidade

Sem qualidade nada vai para frente, procure entender sobre o universo do pedido do cliente, manter a coerência, engajar o trabalho com a criatividade e assim, mostrar seu diferencial.

Apesar de ser um trabalho virtual, não estamos trabalhando com robôs, é preciso ter humildade, dedicação e lembrar que quem faz um trabalho bem feito uma vez, fará sempre!

Na Workana, vivemos em um mundo de oportunidades onde a internet está proporcionado isso a longo alcance! Mas, reconhecemos que sem o cliente e sem o freelancer, não seria possível progredir. Nossa equipe busca aperfeiçoar a experiência da contratação virtual para que cliente e freelancer trabalhem satisfeitos um com o outro e ambos com a plataforma.

 

Carla Larrossa – Atenção ao Cliente, Workana

Freelancer: Muitos clientes estão te procurando! Ver projetos publicados.

Crie seu projeto e trabalhe com os melhores freelancers!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *