5 dicas para montar a melhor equipe de trabalho remoto!

5 dicas para montar a melhor equipe de trabalho remoto!

O trabalho remoto oferece inúmeras possibilidades e vantagens.

Liberdade e autonomia, tranquilidade, não precisar de um espaço físico comum para trabalhar, não precisar se locomover, organizar o espaço de trabalho como quiser, administrar os próprios horários, e muito mais…

Nós que trabalhamos de forma remota conhecemos essas vantagens. Mas, há muitas pessoas que ainda desconfiam desta modalidade de trabalho. Eu escrevi este artigo especialmente para eles, para que possam se animar e dar este passo a fim de criar uma equipe remota de trabalho que possa funcionar perfeitamente.

1. Tenha certeza do que você precisa

É verdade que os freelancers têm mais autonomia para trabalhar do que os profissionais tradicionais, mas é muito importante que você tenha claro o que precisa e como precisa. Desta maneira, poderá guiar o trabalho do freeelancer e dizer o que está certo ou não no desenvolvimento.

2. Conexão com a equipe

O aspecto mais importante a considerar é a comunicação. Estando longe, pode parecer difícil manter a comunicação que temos em um escritório. Mas, atualmente existem ferramentas que podem suprir o “cara a cara” e até melhorar este aspecto em uma equipe, conseguindo alcançar os objetivos profissionais.

Uma boa forma de manter a conexão é organizar reuniões “1 a 1” com cada membro da sua equipe a cada certo tempo (a cada semana ou quinze dias). Isto pode ser feito por Hangouts, Skype ou por outro meio. É bom ver as caras e poder chegar a estas reuniões com uma agenda em comum para que possam resultar realmente frutíferas e ambos possam conversar sobre o que desejam. Adicionalmente, recomendamos que todos os membros da equipe se comuniquem com o cliente através da Workana.

3. Reuniões mensais

Também é muito importante realizar uma reunião de equipe semanal ou a cada quinze dias a fim de planejar novos objetivos, conversar sobre o que aconteceu e coordenar os temas mais importantes.

Mas, não se esqueça que não é preciso conversar apenas sobre trabalho. É importante conhecer as pessoas com quem você trabalha e conversar sobre temas que vão além das responsabilidades de trabalho, isso é essencial para que a equipe se conheça melhor e tenha mais coisas a compartilhar para formar um relacionamento melhor.

As reuniões são essenciais para suprir a ausência física e manter a conexão da equipe. Conhecer um ao outro é fundamental.

Para o dia a dia, é muito vantajoso ter um sistema de chat no qual possam tirar dúvidas e fazer consultas quando for necessário. É bom enviar mensagens em chats com os companheiros e também é interessante criar salas de chat para a equipe, nas quais todos possam participar de uma conversa. O Slack é uma ferramenta notável para este fim. E se o chat estiver atrapalhando a realização de uma tarefa, você sempre poderá desconectá-lo.

Você pode começar a contratar freelancers para fazer o seu negócio crescer com uma equipe remota. Só precisa clicar aqui!

É importante saber que a comunicação é fundamental, mas que não podemos abusar dos meios de comunicação. Se usamos o Hangouts para fazer conferências, podemos abandonar o Skype. Uma ferramenta já nos basta, e é preciso deixar claro em qual meio vamos nos comunicar para cada tarefa. A ideia é evitar o spam e a multiplicidade de canais. O e-mail é para alguns assuntos, o Hangouts para outros e o chat para outros (menos importantes).

4. Organização de tarefas

Outra dica fundamental a ter em conta é o uso de aplicativos como o Asana, através do qual você pode organizar a sua equipe de trabalho com projetos e tarefas, delegando uma tarefa a cada um, assim como uma data de prazo quando necessário, e seguidores que podem estar interessados neste trabalho. Se você ainda não conhece o Asana, recomendamos que investigue para ver do que se trata!

E não podemos nos esquecer do Google. Além do Hangouts, o Google Docs e o Google Sheets podem te ajudar a criar documentos comuns, com processos, melhorias, etc. Cada um da sua equipe poderá contribuir para a criação destes documentos e as melhores ideias poderão surgir a partir destas contribuições. Quando alguém se inspirar só precisará anotar a ideia! 😀

Um assistente virtual freelance pode te ajudar a organizar tarefas, documentos e tudo mais que você precisar. Encontre aqui uma lista de profissionais!

As ferramentas que você pode utilizar são muitas. Inúmeras. Você só precisa coordená-las e organizar os prazos, modos de trabalho e comunicação. A organização deve estar em primeiro lugar, e depois é só não esquecer de se comunicar, dar e pedir feedback e descobrir as ferramentas que podem te ajudar.

5. Dica extra para a sua equipe de trabalho remoto

Um último conselho? Detecte o que você precisa com a sua equipe e em quais aspectos vocês podem melhorar juntos. Uma vez que consiga, investigue de quais formas poderão melhorar estes aspectos. Você verá que sempre há uma ferramenta, aplicativo ou programa que poderá te ajudar em seus objetivos.

Se você já montou a sua equipe remota, não se esqueça de compartilhar a sua opinião e conselhos com os demais. Ajude-os a experimentar esta incrível forma de trabalhar. Se você ainda não tem uma equipe, pode começar agora publicando o seu projeto aqui para contratar freelancers.

Lucas Moore (@lucasgmoore) trabalha na Workana na área de Suporte e Moderação. Veja o seu perfil profissional!

Mergulhe no mundo o trabalho independente agora! Veja os projetos publicados!

Para começar a criar o seu negócio, você precisa da ajuda dos melhores experts. Conheça-os aqui! Você só precisa criar um projeto na Workana e poderá contratá-los pelo tempo que quiser.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *