Como montar uma equipe de freelancers para criar um e-commerce?

Como empreendedor, você precisa marcar presença na Internet, usando as mídias sociais e promovendo-se na web. O sucesso dos startups deriva justamente da sua aposta pela tecnologia como seu principal aliado.

Isso também é válido para as PMEs e inclusive para empresas de grande porte que reconhecem que estar na Internet e expandir seus negócios para um e-commerce é a “chave” para o sucesso. Não se trata apenas de uma suposição, senão de um fato respaldado pelo comportamento do mercado nos últimos anos.

Vejamos o seguinte estudo do grupo Statista, que apresenta uma estimativa do número de compradores digitais no mundo inteiro, entre 2014 e 2021.

No gráfico acima, vemos uma projeção de que 1.790 milhões de pessoas ao redor de todo o mundo realizarão compras na Internet em 2018. Esta cifra supera em 0.13 o comportamento de mercado em 2017.

Considerando esses números, fica claro que você deve entender o seu e-commerce como a sua melhor aposta. E se você ainda não excursionou nesse mundo, precisa prestar atenção na quantidade de vendas que seu negócio pode estar perdendo.

Porém, levar seu negócio à esfera do e-commerce não depende só de uma decisão. Também é necessário trabalhar sobre a formação e o posicionamento do seu negócio nesses novos termos, onde a tecnologia é a principal aposta.

Para alcançar esse objetivo, você precisará contar com uma equipe de profissionais que, orientados pela sua visão e pelas suas metas, te ajudarão a dar esse “upgrade” para o comércio digital, ou potencializar o e-commerce que você já começou a construir.

Mas… O que é preciso para criar ou potencializar um e-commerce? Com certeza, será essencial ter uma equipe flexível, que entenda as suas ideias e, acima de tudo, que te ajude a economizar tempo e dinheiro.

Nesse sentido, a sua melhor opção será armar você mesm@ a sua própria equipe, escolhendo profissionais de qualidade e com tempo disponível. Por isso, os freelancers são os colaboradores ideais para te ajudar nesse novo projeto!

Ainda tem dúvidas sobre as vantagens de armar sua equipe com diferentes freelancers? Então, queremos te convidar para ler um pouco mais sobre os benefícios da contratação freelancer no blog da Workana, clicando aqui.  

Enquanto isso, aqui nós continuaremos te explicando como formar o seu time de freelancers especializados e experientes, sem precisar contratar uma agência.

Quais profissionais freelancers serão necessários para ter sucesso no mundo do comércio digital?

Especialistas em negócios

Um erro muito comum, principalmente entre os principiantes, é acreditar que pode-se aplicar a mesma estratégia de negócios de uma loja física no e-commerce.

Nos e-commerces, falamos de substituir o contato humano, as vendas convencionais e os sistemas de publicidade tradicionais. Precisamos adotar novas estratégias que permitam convencer o cliente a comprar algo que ele está tocando, mas sente que pode experimentá-lo.

Por isso, é importantíssimo que o seu plano de negócios esteja orientado de acordo com o comportamento do mercado. Desta forma, é possível considerando os investimentos que deverão ser feitos para dar esse salto à “dimensão e-commerce”. Além de identificar com que bases já conta o seu empreendimento.

Na Workana, você encontrará um amplo e variado leque de profissionais que estão à sua disposição para escolher aquele que melhor se adapta à sua visão.

Programador

O programador será o responsável por criar o espaço onde se alojará a sua web, sob o domínio da sua preferência. Esse profissional criará o espaço que será posteriormente personalizado e potencializado pelo design.  

Citando as palavras de Luis Sierra para o site Con tu negocio (Com seu negócio): “o programador informático será o responsável por desenhar o código fonte. […] Utilizará algoritmos, codificadá a linguagem de programação adequada e, finalmente, criará um programa informático para poder ler ou ver no computador e obter o resultado desejado”.

Tendo isso em mente, não subestime a importância de encontrar o programador correto. E lembre-se que os melhores profissionais desta área estão disponíveis na Workana.

Design gráfico orientado à web

A usabilidade da sua web tem um impacto claro nos valores de tráfego e na sua consequente tradução em termos de vendas. Esse valor tem tudo a ver com o design de um site, por isso, é tão importante contar com um excelente designer.

Em outro dos seus artigos para Con tu negocio, Luis Sierra abordar a importância dos designers, deixando bem claro que suas tarefas são diferentes das de um programador, embora o mesmo profissional possa desempenhar os dois papéis.

Nas palavras do próprio Sierra: “o web design, diferente da programação da plataforma, é uma tarefa mais criativa. É preciso que ambos os profissionais tenham os conhecimentos adequados tanto de desenvolvimento web, como de design. E é por isso que essas duas tarefas devem realizar-se de forma paralela”.

Considerando esses dados, você não pode dar por entendido que qualquer designer pode assumir o seu projeto. A parte artística do e-commerce é fundamental e você precisa ter a certeza de deixá-la nas mãos corretas. Por isso, te sugerimos procurar os melhores designers aqui.

Especialistas em WordPress

Para começar, respondamos essa pergunta que certamente está dando voltas pela sua mente. “Por que eu precisaria do WordPress para o meu e-commerce?”.

Bem, WordPress pode ser seu melhor aliado de várias formas… Por exemplo, pode transformar-se no “lar, doce lar” do seu domínio.

Embora WordPress seja um lugar de blogging por excelência, também oferece grandes facilidades para adaptar-se a praticamente qualquer uso. E definitivamente, os plugins são os seus maiores atrativos!

Então, essa plataforma pode ser a casa do seu blog e uma forma interessante de potencializar o mercado do seu e-commerce, gerando conteúdos que reforcem a estratégia de vendas. E nesse panorama, contar com um especialista em WordPress torna-se um requisito.

Como uma equipe, o especialista em negócios, o programador e o especialista em WordPress te guiarão a tomar decisões competentes que estarão diretamente relacionadas com a sua estratégia de vendas e o rumo que tomará o seu comércio digital.

Os amigos de Ecommaster.es prepararam uma lista de 7 razões que explicam muito bem por que e como você poderia precisar do WordPress no seu negócio. Vale a pena conferir!

Assistente Virtual

Alguém precisa estar do outro lado para esperar os clientes…

Sim, deve existir uma pessoa que possa se dedicar a controlar as plataformas e os meios de contato do seu e-commerce. Isso é essencial tanto para concretizar as vendas como para suporte aos clientes durante a experiência de compra.

Como exemplo, podemos citar o caso da Amazon, que conta com uma extensa rede de assistentes virtuais. Eles são os responsáveis de atender seus requerimentos online quando você tem alguma dúvida ou algum imprevisto.

No caso das respostas às ordens de compra, alguns e-commerces preferem enviá-las de forma automática. Para isso, usam estratégias de administração dos e-mais e os formulários. Porém, quando estamos começando, nada é melhor do que uma pessoa atrás da tela.

Por isso, conseguir o freelancer adequado para essa função é uma tarefa importantíssima! E na Workana, você contará com uma ampla seleção de profissionais de excelente qualidade.

Especialista em Marketing Digital

Imagina se o eBay tivesse se conformado em ser só mais um site dando voltas na Internet… Como você saberia da existência dele e da possibilidade de comprar milhões de coisas na sua plataforma?

Claramente, você precisa apostar no Marketing do seu negócio. E no caso do e-commerce, será essencial contar com o apoio de ferramentas digitais e tirar proveito das estratégias de SEO para garantir um ótimo posicionamento nas redes sociais e na web.

Um especialista em Marketing Digital desenhará e executará a estratégia adequada para valorizar o seu site e impulsionar as tão desejadas vendas. Na Workana, você tem a chance de selecionar o profissional ideal para a sua equipe e o seu orçamento.  

Community Manager e Redatores

Embora possam ser opcionais, esses colaboradores terão um papel importante na sua equipe de trabalho, alinhando-se ao modelo de negócios e de marketing que vocês escolha realizar.

Ambos podem trabalhar orientados a potencializar a experiência do marketing digital, principalmente com foco nas redes sociais. Os redatores criarão conteúdos que permitam posicionar sua marca e dar a conhecer os produtos e serviços que oferece. E também ficarão responsáveis por alimentar o seu blog , caso você decida criá-lo.

Por outro lado, vale a pena recordar quais são as funções de um  community manager. Citando as ótimas palavras de Claudia Hernández, do site TLGCommerce: “[…] é a pessoa especialista na gestão, criação e administração das comunidades sociais de uma marca ou de um produto na rede”.

Tendo isso em mente, você pode deduzir que contar com um  community manager na sua equipe permitirá obter um trabalho mais completo de posicionamento nas redes. Isso se traduzirá em visitas ao seu site, que, combinadas à usabilidade correta, o plano de negócios adequado e bons produtos, terminarão se transformando em vendas.

Na Workana, você encontrará um excelente catálogo de redatores e community managers para completar a sua equipe!

Como empreendedor, você deve estar sempre preparado para adaptar-se ao mundo empresarial, que é cada vez mais exigente, e à forma como os negócios se posicionam hoje em dia. Evoluir para um e-commerce permitirá que seu negócio se mantenha vigente. E para isso, você precisará de uma equipe para te ajudar a ter sucesso nessa transição.

Com uma equipe de freelancers, você garante a possibilidade de conseguir separadamente os melhores talentos e, assim, armar o seu time ideal. Na Workana, você encontrará centenas de profissionais que, com apenas um clique, se tornarão parte do seu projeto.

A facilidade da plataforma te permite administrar todos os profissionais e projetos no mesmo lugar. Além de te oferecer ferramentas para monitorar o dia a dia do trabalho de cada colaborador.

Se você precisa criar um e-commerce ou potencializá-lo, contar com uma equipe de freelancers é a melhor opção que está ao seu alcance para conquistar suas metas!

Subscribe to the Workana newsletter and keep updated