Como saber se o redator freelancer que você quer contratar é o mais indicado para seu projeto

Preparado para fazer como a maioria das empresas hoje em dia e contratar um redator freelancer na Workana para cuidar do conteúdo da sua marca?

Aumentar sua equipe com um profissional freela é um grande passo para aumentar a produtividade.

Mesmo que você esteja contratando o profissional para um projeto rápido ou para compromisso de longo prazo, aqui vão algumas dicas para ajudá-lo a encontrar o mais indicado para seu projeto.

Mas por que conteúdo é tão importante?

Quando falamos em conteúdo, precisamos entender que o nicho é um dos que mais cresce e mais recebe investimentos das grandes empresas ao redor do mundo.

Isso acontece porque o Google é uma das formas mais eficazes de direcionamento de tráfego e consegue estabelecer as marcas mais visíveis, suas conversões e vendas. Atualmente, 60% dos profissionais de marketing das empresas criam pelo menos uma entrada com conteúdo por dia, segundo o eMarketer.

Ao criar conteúdo exclusivo diariamente, você aprimora sua relevância e seu page rank, gerando mais tráfego. Com mais tráfego, mais buzz e mais visibilidade.

Além disso, conteúdos de formato longo tendem a ser mais informativos e aprofundados, o que faz com que seu valor aumente e atraia ainda mais a atenção do leitor. Isso aumenta o valor da marca e também a confiança do consumidor, conforme apurou uma pesquisa da Orbit Media Studios.

Há também o grande boom das mídias sociais que hoje ditam comportamentos e ações. Os consumidores exigem, comunicam-se, e literalmente respondem às marcas com suas opiniões e argumentos.

Além de todo o sucesso dos blogs, que vêm sendo usados pelas empresas para atrair engajamento e fazer suas marcas crescerem. Um exemplo? Basta ver como eles cresceram de forma impressionante entre maio de 2011 e outubro de 2018, só na plataforma Tumblr. São 441.4 milhões de blogs, segundo mostra o gráfico da Statista:

Tumblr Blogs Statista

Da mesma forma, a plataforma WordPress também cresceu muito e se tornou a mais popular para o uso de blogs nos negócios e já corresponde 30% dos websites da internet, de acordo com a W3 Techs.

Ou seja: quem cuida desse tipo de conteúdo precisa ter expertise e técnica para conseguir alcance, manter o cliente satisfeito e ainda atrair mais interessados.

Por isso, para selecionar o melhor redator freelancer da Workana para suas necessidades, confira algumas dicas a seguir:

1. Clareza na descrição do projeto

Para começar, é super importante que você seja o mais claro possível ao criar seu projeto. Quanto mais detalhes você descrever, maiores as chances de receber propostas específicas de pessoas que realmente entendem do assunto.

Citar o nicho de sua empresa e detalhar que plataformas o profissional precisa conhecer, por exemplo, é uma ótima maneira de encontrar pessoas que se identificam com o produto e que possuem experiência no assunto.

Da perspectiva do freelancer, conhecer o projeto e as habilidades exigidas antecipadamente ajuda-o a determinar se ele se sente adequado para aquele posto. Um projeto de trabalho sem as informações detalhadas é, por vezes, a principal coisa que chama a atenção de um freelancer de alta qualidade.

Ah! E isso vale para a remuneração também. Especifique valores e esteja apto a negociar para conseguir os melhores talentos. Os profissionais apreciam projetos claros nesse aspecto e clientes dispostos a conversar sobre remuneração.

Projeto Redator Freelancer Workana

Na Workana, é possível contratar um profissional por projeto realizado ou por horas trabalhadas. O primeiro caso é mais recomendado para projetos curtos, com prazo de duração mais rápido. Já o segundo é a melhor saída para manter o freelancer por mais tempo trabalhando em sua ideia, conforme surgir demanda. Entenda melhor o pagamento por horas clicando aqui.

2. Escolhendo o redator

São milhares de freelancers disponíveis na plataforma, morando em diversos pontos da América Latina e do mundo. Por isso, pode parecer um pouco complicado escolher entre as diversas opções que se apresentarem para você nas propostas, ou mesmo na hora em que estiver escolhendo em nossa página de Top Especialistas.

Por esse motivo, e como a Workana preza por qualidade, estão à disposição do cliente algumas ferramentas realmente úteis para ajudar na escolha do melhor redator freelancer.

O perfil do freelancer

No perfil do profissional (que é facilmente acessado quando clica-se em seu nome), é possível conferir suas experiências anteriores, empresas e sites para os quais já trabalhou, além de poder ler as avaliações dadas por outros clientes.

Isso é possível porque, sempre ao fim do projeto, a Workana lança mão da possibilidade de avaliação tanto pelo cliente quanto pelo redator.

Ao verificar suas avaliações, anteriores, lembre-se de ler /o parecer de quem já trabalhou com aquele redator, se suas expectativas foram alcançadas, se o resultado foi de acordo com o esperado, se cumpriu o prazo, etc.


No lado direito é possível visualizar as principais habilidades do redator, para que o cliente consiga perceber de maneira detalhada toda a experiência do profissional.

E logo abaixo desses dados iniciais, o cliente também pode conferir as certificações do freelancer. A Workana encoraja os profissionais a comprovarem seus talentos e habilidades em diversas áreas, realizando testes que lhe garantem certificados.

Esses scores são exibidos no perfil do freelancer, e o cliente pode consultar a capacidade de conhecimento do profissional naquela área especificamente.

Conversando com o redator freelancer

Na Workana, cliente e freelancer podem se comunicar através da plataforma quando quiserem, de maneira rápida, assistida e segura. É importante que toda os acertos sejam feitos dentro da plataforma, para que ambos fiquem assegurados.

No chat, é possível saber se o profissional está online ou quando foi a última vez que acessou a plataforma. E, por garantia, a Workana também envia e-mails com as mensagens para o profissional ser notificado quando um cliente entra em contato.

Enquanto estiver negociando e conversando com o redator, deixe claro alguns pontos:

  • Que mídias sociais ele precisa conhecer e dominar;
  • Quais serão os conteúdos abordados e de que imagens vão precisar;
  • Que linguagem a sua marca utiliza para se comunicar com o consumidor;
  • Que habilidades e experiências anteriores são importantes;
  • Técnicas de SEO;
  • O prazo de entrega do projeto

Pedindo referências

Geralmente, freelancers disponibilizam alguns trabalhos em portfólios, como no caso de designers e artistas gráficos, que utilizam o Behance para linkar seus trabalhos à Workana.

Em todo caso, enquanto cliente, você também pode solicitar que o redator lhe envie exemplos de escrita e amostras. Isso é possível através do chat da plataforma, que permite o envio de anexos.

Portanto, manter a comunicação é fundamental para o bom andamento do projeto. Tanto no ato da contratação do redator freelancer quanto durante a realização do trabalho.

Bom conteúdo traz números, alcance, engajamento e sucesso para sua marca. É por isso que na Workana nós torcemos para que você encontre o profissional freela ideal para o que você precisa, principalmente em se tratando de bom conteúdo.

Esperamos que essas dicas te auxiliem a fazer a melhor escolha. Comece agora mesmo a colocá-las em prática. Clique aqui e conheça nossos profissionais de conteúdo e tradução.

Redatora e tradutora freelancer. Apaixonada por literatura, empreendimentos, novidades e tecnologia.

Subscribe to the Workana newsletter and keep updated