O mais trendy da temporada: Conheça as tendências de design que farão seu negócio se destacar

Somente no ano passado, aqui na Workana foram publicados 112.607 projetos relacionados ao Design.

Isso quer dizer que, em média, foram criados 300 projetos diários que requerem habilidades de Design Gráfico somente na América Latina e Europa.

Independente de como escolhemos interpretar essas cifras, uma coisa fica clara: existe uma quantidade enorme de trabalho nessa área. E isso nos faz perguntar: De onde surge toda essa demanda?

A web: um mundo insaciável de recursos gráficos

A melhor maneira de comunicar uma ideia é mediante uma imagem. Claro que o texto sempre será necessário para criar uma chamada, descrever conceitos, mas o que realmente diferencia um site entre uma marca e outra é o conteúdo visual.

Isso se deve a dois fatores muito importantes:

  • Por natureza somos criaturas visuais: nosso cérebro processa imagens muito mais rápido do que assimila um texto. Basta ¼ de segundo para que nossa mente associe um símbolo com um significado. Enquanto que precisamos de 6 segundos para ler entre 20 e 25 palavras, que é o mínimo necessário para explicar um conceito.
  • Dispor da tecnologia ideal para consumir conteúdos gráficos por toneladas: Nossos computadores, tablets e celulares são ideais para ver vídeos, imagens com absoluta comodidade e economia. Basta ter conexão à Internet para poder passar horas e horas navegando.

Além disso, temos que acrescentar que a dinâmica da Internet não é criar uma herança duradoura, e sim o contrário.  O consumo de conteúdo da web requer que a criação da mesma tenha uma velocidade sem precedentes e que nunca pare de crescer.

Logotipos, infográficos, montagens, banners, posters, ícones, ilustrações, apresentações, fotografias e até memes são os conteúdos de maiores demandas. E ser criativo não seria mais complicado, se não fosse por um fator muito importante:

A Internet está em constante evolução!

Com certeza já aconteceu de você tirar uns dias de férias por uma semana e ficar desconectado de tudo. Mas na volta, você dá de cara com um novo meme que não faz ideia de onde surgiu e imediatamente as páginas que você visita passaram por uma atualização de design ou encontra uma nova tendência no formato dos banners, por exemplo.

Internet é um canteiro de ideias no qual cada dia existem novas propostas vanguardistas, algumas das quais chegam a marcar tendências e a mudar a aparência de alguns sites por alguns meses ou inclusive por anos.

Se você quiser ver com seus próprios olhos essas transformações e experimentar um momento nostálgico, dê uma olhada neste magnífico site que exemplifica como o web design evoluiu – pela mão do designer gráfico – entre 1991 e 2015.

O fato de haver uma vanguarda implica que também exista uma retaguarda, uma zona de atraso que não evolui em nada, em resumo, uma zona de conforto na qual ninguém quer estar!  E para avançar, existe apenas uma coisa a se fazer: atualizar-se!

Como posso me manter atualizado?

O ritmo de vida freelancer é um dos mais agitados do mundo do trabalho, existem muitas coisas que devem fazer e com certeza em mais de uma ocasião você já enfrentou avalanches de projetos que te mantém ocupado durante várias semanas.

Com tudo isso, pode ser que você não tenha tempo e nem vontade de passar horas explorando a web para conhecer as mais novas tendências.

Felizmente, algumas das empresas mais importantes do meio, elaboram relatórios, guias e compilações apoiadas em informações estatísticas sólidas que você pode consultar gratuitamente.

Nós nos propusemos a fazer uma seleção das melhores fontes de inspiração e atualização de tendências de design, veja a seguir:

Guia Shutterstock: “2019 Creative Trends” 

Fonte: Guia Shutterstock “2019 Creative Trends’

Shutterstock é um dos maiores repositórios mundiais de imagens, fotografias, vídeos e música. Com mais de 270 milhões de arquivos cuidadosamente categorizados, sabem bem o que está no auge e o que está em declínio. Em seu guia de tendências criativas, você poderá encontrar nomes, definições, dados e exemplos de estilos visuais na moda.

Fonte: Guia Shutterstock “2019 Creative Trends”

Top 5 da Adobe

Fonte: Guia Adobe “Top 5 Graphic Design Trends of 2019”

Adobe é o líder indiscutível da indústria criativa: com produtos como Photoshop, Illustrator, InDesign, Premiere e After Effects entre outros, é o principal provedor de ferramentas de criação gráfica.

Também se tornaram uma autoridade que está bem atualizada das tendências de design mais vanguardistas, e elas podem ser consultadas em seu informe para 2019.

Fonte: Guia Adobe “Top 5 Graphic Design Trends of 2019”

Trend Guide de Behance

Fonte: Trend Guide de Behance

Behance é a plataforma mais importante de busca e exibição de portfólios profissionais de várias indústrias, entre elas o Designer Gráfico.

O mais recomendável é dedicar um par de horas para navegar pelo site, onde você poderá encontrar conteúdos incrivelmente bonitos que irão te cativar, mas se você não dispõe de tempo necessário para isso, você pode limitar-se a consultar seu guia de tendências, que se apresentam de forma super acessível e bem organizada com o que será tendência em Design Gráfico mais relevante neste ano.

Fonte: Trend Guide de Behance

O guia dos guias de Design 2019, da Real Big Words

Fonte: O guia dos guias de Design 2019, da Real Big Words

Aqui você pode encontrar uma espécie de almanaque obrigatório para designers, que inclui nada menos que cinco guias de tendências em design web e experiência do usuário. A página web desta agência de conteúdos é por si só um excelente exemplo de como manter um site atualizado em termos de design.

Fonte: O guia dos guias de Design 2019, da Real Big Words

Pronto! Já não tem mais desculpas. Aproveitar essas ferramentas pode ser a diferença entre falar com propriedade sobre estilos visuais com seus clientes ou apenas pedir um logotipo maior.

 

Escritora, redatora e estusiasta do Marketing Digital. Adoro viajar, sou promotora do estilo de vida freela, e sempre que posso ajudo as pessoas a buscarem uma melhor qualidade de vida por meio do trabalho freelance.

Subscribe to the Workana newsletter and keep updated