5 ideias para otimizar seu blog e atrair mais visitas

As empresas querem ter um blog porque ele gera novo tráfego em seus sites e permite que seus clientes passem mais tempo navegando neles.

Até mesmo os empreendedores de e-commerce, que às vezes acham que estão vendendo apenas produtos, obtêm melhores resultados quando também vendem um estilo de vida ou respondem as perguntas dos clientes em seu blog.

Vamos usar como exemplo, algumas empresas que possuem os blogs mais relevantes da América Latina:

  • Telefônica.
  • Nestlé.
  • General Electric.
  • Linkedin.

Eles usam o blog para aproximar a marca do seu público. E, muitas vezes, recorrem às habilidades de redatores especializados para atingir o objetivo principal do blog: ter uma comunicação mais fluida e personalizada com os seguidores e clientes da marca.

3 Benefícios de ter um blog otimizado e profissional

As vantagens que um blog atualizado e interessante pode fornecer são inumeráveis. No entanto, quero deixar claro os três principais benefícios de por que ter um blog vai fazer a diferença entre você e sua concorrência.

São estes:  

  1. Identificar corretamente seu público e criar conteúdo relevante e de qualidade para ele.
  2. Descobrir quais são as dúvidas e perguntas que seus leitores têm e tentar respondê-las o quanto antes para interagir com eles.
  3. Gerar uma conexão entre a comunicação corporativa da marca e o conteúdo de valor para seus seguidores.

O blog é uma ferramenta indispensável para as empresas, porque os benefícios de expandir um negócio graças ao marketing de conteúdo são inegáveis. Mas também devemos mencionar que lançar e manter um blog atualizado para conquistar novos seguidores e clientes exige muito esforço.

A boa notícia é que você não precisa fazer todo esse trabalho sozinho!

Você pode conferir nossas dicas e aproveitar todas as vantagens da Workana. A maior comunidade da América Latina para contratar os profissionais independentes mais qualificados e conseguir um processo de terceirização de blogs sem problemas.

5 recomendações para ter um blog eficaz que atraia novos seguidores e mais clientes

1. Mantenha-o forte e fresco

As principais revistas sempre terceirizaram redatores na hora de lançar um produto. Eles fazem isso porque podem fazer um “brainstorming” (idéias e visões diferentes) para alcançar melhores resultados.  

Você também pode contar com a experiência de redatores independentes para melhorar seu blog. Para conseguir isso, diga ao seu escritor qual é a missão do seu blog, que tipo de histórias você está buscando, quem é seu cliente e como você fala com ele.

Por exemplo, se você é dono de um restaurante…

…Que tipo de informação você compartilha com eles? Você se comunica com seus clientes de maneira mais formal ou procura um tipo de abordagem mais descontraído para que eles se sintam parte de sua família?

O mesmo vale ao atribuir textos para um profissional independente. Uma boa tarefa inclui a contagem de palavras, o objetivo da peça, o público-alvo, as palavras-chave e até algumas imagens para referência. E, claro, não se esqueça de ser sincero sobre o pagamento, a data limite e o prazo para cumprir o acordo.

2. Todos precisam de um editor

Não subestime os erros ortográficos e gramaticais, pois eles podem fazer com que seu site pareça pouco profissional. Lembre-se que o blog será sua “carta de apresentação”. Se não parecer profissional, o que seus leitores pensarão sobre seu produto ou serviço? 

Também pode acontecer que ao escrever algo que faz sentido para você, pode não ter o mesmo contexto para os demais que lêem. Um dos editores especialistas da Workana pode apontar essas lacunas, assim como qualquer outro problema de gramática ou estilo.

3. Deixe os complementos para os profissionais

Se você está configurando seu blog no WordPress ou CMS, um bom designer de blog pode ajudá-lo a implementar e personalizar um modelo que não seja apenas agradável aos olhos, mas também fácil de instalar com qualquer outro complemento.

Alguns dos complementos que você deve considerar:

  • Yoast SEO para otimizar o conteúdo do seu blog.
  • Social Icons para ter certeza de que você pode compartilhar o conteúdo com apenas um ícone, independentemente da indústria em que você está.

E você pode ser mais específico ainda… Por exemplo, voltando ao exemplo do restaurante, acrescente complementos como:

  • Reservas de restaurantes para ajudar seus clientes a fazer isso online.
  • Cardápio de alimentos e bebida, para mostrar o que você tem disponível.

Estas pequenas diferenças em seu blog farão com que seus visitantes sintam que você realmente se importa em oferecer soluções e facilitar o processo.

Confie em nós, um designer de blog com conhecimento e experiência pode economizar horas e muitas dores de cabeça (causadas por problemas técnicos que até mesmo os melhores complementos podem causar ao instalá-los).

4. Opte por otimizar

Lembre-se que o seu objetivo final é obter um novo tráfego em seu site! Por isso não se esqueça de otimizar o conteúdo para os motores de busca. Do ponto de vista do fluxo de trabalho, faz sentido contratar a mesma pessoa para fazer o upload do conteúdo para o seu CMS e otimizá-lo com o Yoast, além de incluir metadescriptions e alt tags como toques finais.

5. Busque alcance

Você pensou que tinha acabado! Mas isso é apenas o começo…

Após a publicação, o trabalho continua…

Depois que o seu conteúdo é publicado, é hora de ler, moderar e responder aos comentários, a criação e publicação de posts em redes sociais e o alcance dos influencers. Essas tarefas sociais são tão cruciais para o seu sucesso quanto escrever um bom texto.

Não desperdice seu trabalho. Em vez disso, contrate um profissional independente da Workana para que se livre das tarefas que consomem seu tempo e, assim, conseguir os resultados esperados.

Permita que um redator especialista gerencie seu blog e você terá mais tempo para se concentrar em fazer seu negócio crescer.

Trabalhar com profissionais independentes durante todo o fluxo de atividades do blog pode ajudar mais empreendedores a dedicar seus esforços em:

  • Gerar tráfego direto para seus sites.
  • Fazer o seu negócio crescer.
  • Economizar tempo e dinheiro.

Provavelmente, agora você deve achar que seu blog precisa urgentemente de uma renovação.

E o fato de terceirizar esse trabalho, ainda pode gerar algumas dúvidas… E, sinceramente, é normal que você as tenha!

Inclusive o Oliver, sócio fundador da Hogarus, também teve muitas dúvidas antes de vir para a Workana, porque até então ele já tinha enfrentado muitas dificuldades…

No entanto…

…quando ele contratou seus redatores pela Workana, conseguiu profissionais que sabiam como resolver seus problemas e criar um blog totalmente otimizado e eficaz.

Invista na criação de materiais corporativos que precisam ser bem feitos. Você pagará por esse serviço e sobrará tempo para concentrar seus esforços e energias em suas atividades principais.

O Oliver fez isso e obteve os seguintes resultados:

Se você quer dar vida ao seu blog e fazer com que ele funcione de forma eficaz como uma fonte de novos seguidores e mais clientes, faça como o Oliver e contrate redatores freelance especializados.

Clique aqui e encontre uma lista com os melhores profissionais.

Agora me diga…

Você já usou freelancers para blogar em sua empresa? Como foi a experiência? Conte-nos sua história nos comentários.

Faço parte da equipe de Content e PR da Workana. Redatora, tradutora, web designer, apaixonada por aprender, empreender e viver.

Inscreva-se à newsletter da Workana e mantenha-se atualizado