Saiba tudo que um assistente financeiro pode fazer pela sua empresa

Não faz muito tempo que te contamos sobre a possibilidade de contratar um contador freelancer para sua empresa ou negócio. Este post despertou muito interesse em nossos seguidores, pois a maioria nunca tinha pensado que essa possibilidade existia.

Considerando a repercussão desse artigo, começamos a pesquisar e notamos que as empresas, os startups, as PMEs e os empreendedores que contratam profissionais freelancers na Workana estão cada vez mais interessados em contar com esses colaboradores para aliviar tarefas nos seus departamentos de finanças.

Na imagem a seguir, podemos conferir o crescimento que experimentou a contratação de freelancers nas categorias relacionadas a finanças na nossa plataforma:

 

Esta estatística não inclui somente contadores, mas também um amplo leque de profissionais na área de finanças. Entre eles, encontramos uma figura que ganha uma relevância cada vez maior pela quantidade de tarefas que pode desenvolver para ajudar uma empresa a crescer. Estamos falando de um assistente de finanças freelancer!

A seguir, te mostraremos quais são as funções que esse profissional poderia desenvolver. E é bem provável que você jamais tenha parado para pensar que um colaborador externo poderia fazer esse tipo de tarefas trabalhando de forma remota.

Além disso, contar com um assistente de finanças freelancer é uma opção mais inteligente do que procurar uma consultora, já que te oferece esses três benefícios cruciais:

  • Flexibilidade
  • Rapidez
  • Competitividade.

Saiba tudo que um assistente de finanças freelancer é capaz de fazer

O mundo se move cada vez mais rápido e as oportunidades são cada vez mais e mais acessíveis. Um assistente financeiro freelancer te ajudará a conseguir se adaptar melhor aos tempos atuais, manter-se sempre atualizado e ter menos preocupações. Quando você encontra o profissional ideal, perceberá que ele zelará pelos interesses do seu negócio e te ajudará a otimizar sua gestão, tornando-a mais efetiva para conquistar um crescimento estável.

Resumidamente, podemos dizer que os assistentes financeiros freelancers que você pode encontrar na Workana atuam em três áreas chave: Estratégica, Tática e Operativa. A seguir, vamos conferir juntos os detalhes de cada uma delas.

1. Estratégica (Market research e Planejamento financeiro)

Essas funções podem te ajudar muito (muito mesmo!) a expandir seu empreendimento. Uma análise de mercado é como um raio-X do estado do seu setor de negócio ou área de atuação. Nível de vendas, concorrentes, preços, número de vendas, etc.

Essa iniciativa te oferecerá as chaves para encontrar novas oportunidades e detectar a tempo ameaças para conseguir avançar em um terreno seguro.

Talvez, você nunca tenha pensado em fazer uma pesquisa de mercado (market research) profissional, mas deveria! O Business Development Bank of Canada aponta que essa tarefa é fundamental para definir os seguintes quatro aspectos de um negócio:

  1. Produto
  2. Preço
  3. Distribuição
  4. Promoção.

Sua correta implementação impactará positivamente na sua empresa ou no seu negócio. Porém, é importante considerar também que a pesquisa de mercado pode ser útil a nível nacional e internacional. Lembre-se que ela não servirá apenas para encontrar as chaves para vender mais e alavancar sua empresa, mas também te ajudará a se proteger de possíveis crises futuras.

Na hora de criar o projeto, será de grande ajuda indicar ao freelancer quais são os dados que ele precisa reunir e como deverá apresentá-los.

Pense que um freelancer também está capacitado para realizar um plano de negócios analisando o estado atual da sua empresa. E através dele, poderá te indicar como e para onde convém avançar com suas finanças. Clicando aqui, você poderá encontrar os melhores analistas de finanças estratégicos.

2. Tática (Confecção de orçamentos e Apresentação de resultados) 

Muitos usuários da Workana confiam em um assistente financeiro freelancer para ajudá-los no plano tático. Essas tarefas são essenciais para acelerar o crescimento de um negócio ou uma empresa. E talvez você nunca tenha pensado que um colaborador externo pode realizá-las…

Porém, esses profissionais são capazes de confeccionar um orçamento para o próximo ano. Desta forma, você conhecerá de antemão os gastos e as receitas estimadas para o seu empreendimento. Contando com esse orçamento, você poderá planejar melhor o seu futuro e organizar clara e eficazmente os números da sua empresa sem precisar ir até uma consultora.

Além disso, considere que um freelancer poderia te ajudar caso você precise realizar uma apresentação financeira para ganhar uma licitação pública ou privada. Ou caso seja necessário fazer uma apresentação frente a possíveis investidores ou bancos para obter um financiamento ou crédito.

Logicamente, esses colaboradores também podem elaborar balancetes e apresentações de resultados contábeis e financeiros.

Na hora de escolher um profissional desta área, será muito útil conhecer o conselho da especialista Sara Baker. Ela defende que um bom analista financeiro precisa ter boas capacidades analíticas (obviamente), mas também deve mostrar boas habilidades de comunicação e saber apresentar suas ideias corretamente. Sara expõe sua teoria no seguinte quadro que, com certeza, te ajudará:

3. Operativa

Aqui já entramos no terreno do dia a dia, com tarefas que você desenvolve constantemente. Um profissional freelancer também pode te ajudar nessa área. Contar com essa figura facilitará seu trabalho e você poderá investir seu tempo livre em outros aspectos chave do seu negócio.

A que nos referimos quando falamos de suporte administrativo financeiro freelancer? A tudo que estiver relacionado com: faturamento, pagamentos a provedores, gestão comercial de vendas, responder consultas e até liquidar impostos e ajudar na gestão impositiva da empresa. Não perca mais tempo tentando fazer essas funções nem contrate uma consultora! Um assistente financeiro freelancer pode realizá-las com total eficiência.

Como você pode notar, esse tipo de colaborador pode assumir diversas funções, adaptando-se às suas necessidades. Por isso, torna-se uma figura chave para te ajudar a escalar sua empresa de forma rápida, econômica e estável.

Porém, para ter uma melhor experiência, não pense no analista financeiro freelancer como uma pessoa externa a quem você delega algumas tarefas, espera que estejam concluídas e ponto. Pense nele ou nela como um(a) colaborador(a) que te ajudará a encontrar as chaves para fazer seu negócio crescer, economizar tempo nos assuntos contábeis, organizar melhor suas finanças, fazer seu dinheiro render mais, e obter os melhores ingressos derivados das suas vendas.

As grandes empresas contratam assistentes financeiros full time. Porém, pode ser mais rentável, no seu caso, contar com freelancers especialistas para desenvolver projetos específicos, conforme você precise.

O freelancer contratado fará a maior parte do trabalho. Mas não esqueça que, para ter uma ótima experiência com o colaborador escolhido, você também terá que fazer a sua parte, orientando o profissional e explicando onde você deseja chegar com sua empresa.

Antes de nos despedir, queremos te deixar uma última dica. Quando você quiser contratar freelancers na área estratégica e tática, será melhor criar um projeto com preço fixo. Porém, para contratar um colaborador operativo, será mais interessante contratar freelancers criando projetos por hora.

Resumindo… Independente do tamanho da sua empresa e da sua área de atuação, na Workana, você encontrará profissionais especialistas dispostos a oferecer soluções na exata medida das suas necessidades.

Subscribe to the Workana newsletter and keep updated