Porque as grandes empresas também contratam freelancers

Atualmente, há uma forte tendência de grandes empresas contratar talento freelance através de plataformas (como a Workana) em diferentes partes do mundo.

Um estudo da Oxford Internet Institute, chamado de “Platform Sourcing – How Fortune 500 Firms Are Adopting Online Freelancing Platforms” (Contratação através de plataformas – Como as empresas Fortune 500 estão adotando plataformas freelance online*), mostra que, de 2016 a 2017, contratar freelancers de plataformas de trabalho independente (Freelancer, Upwork e PeoplePerHour) registrou um aumento de 26%.

O que motiva grandes empresas a contratar freelancers através das plataformas?

  1. Fácil acesso a uma fonte muito grande de profissionais
  2. Habilidades e experiência
  3. Redução de custos para startups e pequenas empresas
  4. Elimina as barreiras convencionais de uma contratação

Quais são as categorias de trabalho mais procuradas?

Em uma das plataformas analisadas, os resultados foram o seguinte:

  1. Redação/Conteúdos e Traduções (28% dos projetos)
  2. Suporte administrativo e atendimento ao cliente (25%)
  3. Design (14%)
  4. Desenvolvimento de software (14%)

Por que contratar profissionais em plataformas online e não através de agências?

1. Custos

Uma das empresas revelou que chegou a economizar entre 60 e 70% ao contratar através das plataformas freelance. Outra empresa indicou que os custos de contratação equivalem a um terço do que seria gasto se o mesmo projeto tivesse sido feito com agências. Há uma grande redução nos custos fixos, que seriam aproximadamente 20 ou 25% maior ao contratar uma agência, além de permitir a escolha do profissional freelancer com a experiência e o nível de conhecimento apropriado.

2. Velocidade

Também houve muitos relatos na pesquisa, falando sobre a rapidez nas contratações realizadas através das plataformas. É necessário enviar apenas um e-mail, já por outro lado, ao iniciar um projeto com uma agência são necessárias milhares de ligações, reuniões e muita comunicação entre as partes envolvidas. Nessa pesquisa, o tempo estimado de contratação de um freelancer foi de 2 a 4 dias e para escolher uma agência leva em torno de 6 a 8 semanas. Além disso, também foi relatado na maioria dos casos que o trabalho feito pelos freelancers foi entregue mais rápido. Um projeto que normalmente levaria 1 ano, foi concluído em apenas 6 meses. De qualquer forma, é possível que a contratação de freelancers demore um pouco mais do que o normal ou mesmo para explicar os detalhes e requisitos do projeto, no entanto como as entregas são muito mais rápidas, vale a pena investir.

3. Flexibilidade

Um exemplo de quão flexível as plataformas podem ser, é saber que elas permitem ampliar ou encurtar os grupos de trabalho com grande facilidade para atingir os objetivos do projeto em tempo hábil. Além disso, quando houve maior demanda de mão-de-obra, as plataformas se tornaram importantes aliadas na hora de encontrar recursos que ajudassem a terminar as tarefas que os funcionários fixos não podiam.

4. Organização

Um benefício extra é a facilidade de contratar e trabalhar com profissionais. As empresas indicam que as plataformas estão muito bem preparadas para lidar com a gestão das empresas, além de ser um alívio não ter que realizar tantos contratos. Outros entrevistados, enfatizaram a fluidez dos processos, desde a contratação até o pagamento, ao contrário das agências, com quem eles tinham que assinar muitos papéis, realizar tarefas administrativas e nem sequer podiam escolher os profissionais com quem trabalhar. Quanto aos pagamentos, as empresas mostraram grande satisfação pelo quão rápido e eficaz eles são nas plataformas.

5. Habilidades

Contratar freelancers através das plataformas foi uma ótima maneira de atrair talentos com habilidades específicas e inalcançáveis pelas vias tradicionais.

6. Qualidade

As empresas participantes destacam o alto nível do trabalho entregue pelos freelancers. Um deles observou que 60% das vezes, o trabalho realizado é de qualidade igual ou superior aos funcionários fixos. Em outro caso, o custo de contratação foi semelhante ao das agências, mas valeu mais a pena pela diferença na qualidade das entregas.

No entanto, as empresas que participaram da pesquisa declararam que, em determinadas situações, como tarefas que precisam ser feitas no escritório, em tempo integral ou quando o trabalho é muito complicado e difícil de avaliar, eles ainda optam pela contratação das agências.

Também observaram que ainda existem alguns desafios, principalmente na comunicação com os freelancers, além de aprender a administrar as suas expectativas. De qualquer forma, todos reconheceram que é um fenômeno crescente e muitos deles já estão avaliando quando e em que contexto começar a usá-los.

Você está pronto para começar a trabalhar com freelancers hoje? ?

  • Revise as opções de contratação no Workana Store, uma maneira mais fácil e rápida de comprar um pacote freelance fechado.
  • Mas se você preferir contratar freelancers pela forma tradicional, veja os perfis desses especialistas e escolha aquele que gostar mais para criar seu projeto.
  • Se você ainda não está convencido, nesta nota, daremos mais detalhes.

* https://www.oii.ox.ac.uk/publications/platform-sourcing.pdf

Suscríbete al newsletter de Workana y mantente actualizado