De freelancers a sócios empreendedores

De freelancers a sócios empreendedores

O Cristian e o Pablo eram freelancers e trabalhavam cada um por si, até que os seus caminhos se cruzaram e decidiram criar um empreendimento juntos, mas só depois de terem trabalhado lado a lado em várias ocasiões. Conheça a história deles!

Como começaram a trabalhar juntos?

Pablo: Começamos a trabalhar juntos a partir de um projeto que surgiu por recomendação da Workana. O trabalho não era nada simples e precisava contar com um  programador com experiência em Front-Backend, então tive que sair procurando por um. Nessa procura me lembrei do Cristian e lhe propus encarar este projeto juntos. Logo depois de quase 2 meses de projeto, ao finalizá-lo, foi uma decisão natural, achávamos que deveríamos continuar trabalhando juntos. O método de trabalho de ambos é muito parecido e isso é uma vantagem na hora de encarar um projeto.

Qual é a sua visão compartilhada de negócio e os objetivos do seu empreendimento: o Fryla?

Cristian: Durante os meus anos de trabalhador na relação de dependência, era responsável pela contratação de serviços de Desenho e Desenvolvimento Web. Na maioria das vezes, encontrava bons desenhadores, mas que não tinham uma estrutura sólida a nível técnico para o desenvolvimento web. Do mesmo modo, me contatava com programadores especialistas, mas pouco entendiam de estética. Inclusive tentamos contratá-los por separado, mas os resultados nunca foram o que esperávamos: falhava a comunicação, era difícil juntar esforços e ter uma visão em comum dos projetos. Eu e o Pablo sempre conversávamos sobre este problema, que ele do outro lado, também o conhecia muito bem. A partir daquele momento, nasce o Fryla Estudio, com o objetivo de entregar um serviço integral de Desenho Gráfico e Desenvolvimento Web. Procuramos entregar soluções completas, trabalhando junto com os nossos clientes para compreender as suas necessidades nos mínimos detalhes: a origem da sua marca, a direção para onde querem evoluir, quem são os seus clientes, etc. Dessa maneira, conseguimos alcançar os objetivos de cada projeto.

Quais soluções o Fryla oferece?

Cristian: Atualmente estamos focados em três tipos de projeto. Por um lado, entregamos serviços de Branding para o desenvolvimento de marcas e identidade. E por outro, desenvolvemos todo o processo de Desenho Gráfico, desde a fase de bosquejo inicial até o gerenciamento e controle da impressão.

No Fryla também realizamos desenvolvimentos complexos para a Web, incluindo soluções de eCommerce e integrações com os sistemas Legacy dos nossos clientes. Nossa equipe está formada por profissionais de distintas linguagens e plataformas, pelo qual não nos limitamos somente ao WordPress ou os CMS particulares, senão que temos a flexibilidade de escolher a tecnologia que mais se adequar às necessidades de cada projeto.

Então é possível ter um estúdio sendo freelancer?

Pablo: Sim, claro! Muitas vezes associamos um estúdio a um lugar físico, mas se levarmos em consideração a maneira como trabalhamos atualmente, com todas as possibilidades de comunicação existentes e com a vantagem de ferramentas como a Workana, um escritório no vigésimo andar, no melhor bairro da cidade não faz falta nenhumaHoje precisamos ser profissionais naquilo que fazemos, ter uma equipe de trabalho sólida que permita dar soluções aos clientes e ter uma excelente comunicação.
É claro que estamos frente a uma mudança radical na forma de trabalhar e que agora, somente estando conectados à Internet podemos encarar projetos com clientes de qualquer parte do mundo e o único que importa é a qualidade da entrega deste projeto, o tratamento dado ao cliente e os prazos de entrega. É um estúdio que está na Nuvem, com os seus diretores em constante comunicação com os seus clientes, acompanhando de perto a sua equipe de trabalho e com projetos que fluem através da internet.

Qual a sua experiência pessoal com a Workana?

Cristian: Da minha parte, minha primeira experiência dentro da Workana foi como cliente. Precisava de alguém que me ajudasse com o processo de Naming do meu empreendimento e então, criei o meu primeiro projeto. Foi muito fácil fazê-lo e em muito pouco tempo recebi várias propostas interessantes. Uma delas foi a do Pablo.

Pablo: Igual ao Cristian, mas como profissional, encontrei na Workana a possibilidade de encontrar clientes e que me permitissem crescer profissionalmente. Assim foi que o Cristian se converteu em um dos meus primeiros projetos. No começo foi sempre um cliente, até que surgiu a possibilidade de trabalhar juntos em um projeto grande. Logo percebemos que tínhamos que nos juntar e trabalhar juntos, porque observamos que os nossos clientes precisavam de uma solução mais completa. E, assim nasceu o Fryla.

A nível profissional, a Workana foi fundamental para formar nossa carteira de clientes inicial. Quando começamos a trabalhar de forma independente, não tínhamos claro onde anunciar os nossos serviços e a Workana funcionou como uma intermediária excelente para nos aproximar do mercado não somente local, mas a toda América Latina e Espanha.

De que maneira a Workana lhes ajudou com o seu projeto?

Cristian: Na Workana conseguimos vários projetos interessantes para cada um dos serviços que oferecemos, mas atualmente, têm sido fundamental para fazer crescer e solidificar a nossa estrutura interna de trabalho. Um dos objetivos para o próximo ano é oferecer um novo serviço para desenvolvimento Mobile e para isso entramos em contato com vários freelancers da Workana que nos guiam neste processo e com os quais seguiremos trabalhando no futuro. Funciona como uma ponte, de um lado os profissionais que nos enriquecem e do outro, nos permite conhecer aos nossos próximos clientes.

Cristian Marucci Pablo Grande são freelancers destacados na Workana. Clique sobre seus nomes para conhecê-los melhor.

Para começar a trabalhar independente, dê uma olhada nos projetos publicados na Workana e se candidate ou você também pode empreender para colocar em prática campanhas como as que hoje te contamos aqui: crie um projeto na Workana e contrate freelancers que te ajudarão a desenvolvê-lo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *