A filosofia do Asana: como construir um negócio milionário baseado em princípios budistas

asana

Um dos maiores desafios que enfrentei quando comecei meu negócio foi equilibrar meus valores pessoais com a imensa carga de trabalho e as responsabilidades de ter um negócio próprio. Nós, empreendedores, empreendemos justamente porque queremos uma qualidade de vida melhor, mas é muito comum nos esquecer de que devemos trabalhar para viver e não viver para trabalhar.

Os fundadores do Asana também enfrentaram esse mesmo dilema e resolveram apelar para nada menos que os pilares do Zen Budismo e do Taoísmo. Hoje compartilharei com vocês um pouco desta filosofia através da qual eles conseguiram fundar um negócio milionário e, ao mesmo tempo, manter a paz de espírito e o equilíbrio.

O que é o Asana?

Uma empresa de São Francisco focada no desenvolvimento de software para aumentar a produtividade das equipes de trabalho. Este programa é fantástico, porque permite organizar as tarefas que você tem que fazer de maneira pessoal e em equipe. Na Workana, usamos esta ferramenta diariamente e nos permite coordenar vários projetos ao mesmo tempo.

Seus fundadores são herdeiros diretos da filosofia corporativa do Google e Facebook, e conhecem em primeira mão os problemas de gerenciamento que o estilo corporativo da nova era pode causar.

asana

Sem romper com a inércia da integração, humanismo e igualitarismo, eles fundaram sua própria empresa. Deram um rumo totalmente radical ao se fundirem com os princípios budistas, colocando ênfase na organização assertiva e decidindo que os valores estão em primeiro lugar, e logo depois o dinheiro.

Por exemplo, duas vezes por ano, a empresa interrompe completamente as suas atividades durante uma semana para realizar sua Road Trip, que é basicamente uma pausa de grupo para reflexão, avaliação e planejamento para determinar conjuntamente a direção que a empresa tomará durante o próximos meses.

O chefe nem sempre está certo e nem tudo é urgente

Um dos mantras institucionais do Asana é que o chefe nem sempre está certo. Isso permite que as equipes ouçam as propostas, mas cheguem às suas próprias soluções mais eficientes. O chefe está limitado a dar a inércia necessária aos seus colaboradores para que eles se sintam à vontade para seguir o caminho que considerem adequado.

Esta empresa está genuinamente preocupada com o bem-estar holístico dos seus funcionários. É por isso que oferece aulas de ioga, open bar de kombucha orgânica, três refeições balanceadas e nutritivas por dia, férias ilimitadas e licença-paternidade, entre outros benefícios.

Mas não são esses serviços budistas friendly que fazem com que os mais de 300 funcionários do Asana sintam que seu local de trabalho é maravilhoso, mas sim a oportunidade de ser totalmente responsáveis por suas atividades.

Desde o início, seus dois fundadores, Dustin Mozkovitz e Justin Rosenstein, decidiram construir uma cultura organizacional onde os títulos do organograma fossem maleáveis, com transparência absoluta, o fracasso é enfrentado com a calma Zen e as únicas patentes existentes são a autoconsciência e a curiosidade. Além disso, eles criaram um gigante nos negócios, cujos mais dos 35.000 atuais clientes preferem o software de fluxo de trabalho do Asana ao invés de outros concorrentes como Trello e Basecamp.

asana

Estamos falando de uma empresa avaliada em torno de 900 milhões de dólares, na qual nenhum funcionário se sente sobrecarregado por suas responsabilidades e nem subestimado.

O Justin e Dustin têm a meditação e a ioga como parte fundamental do seu estilo de vida, e seus esforços conjuntos visam equilibrar o bem-estar pessoal da sua equipe com uma alta gama de produtividade. Para eles, o sucesso não é conseguir todo o dinheiro possível, mas criar um ambiente em que as necessidades da equipe e da empresa sejam cobertas de maneira cada vez mais abrangente.

Clareza, autenticidade e consciência

Um dos principais valores do Asana, a clareza, fica evidente tanto em seu produto quanto na cultura organizacional da empresa. Cada tarefa é atribuída a uma única pessoa e tem um limite de tempo para ser concluído, cada pessoa toma a decisão final com relação à sua própria esfera de influência que é decidida com base em sua experiência. “Muitas vezes nos referimos a isso como uma ditadura distribuída”, diz Rosenstein.

Um outro valor fundamental para a empresa é a autenticidade, em outras palavras, “poder dizer verdades incômodas” e a consciência plena ou “mindfullness”.

No Asana, não se espera que as pessoas corram de um lugar para outro com pressa, fingindo que são super produtivas. A sua metodologia se concentra em refletir primeiro e depois agir com pleno conhecimento de causa.

asana

Fica claro que uma empresa pode funcionar de acordo com os princípios de vida dos seus idealizadores e nem sempre a ganância é o segredo para o sucesso nos negócios.

Na Workana, nós queremos que o seu empreendimento seja uma fonte de bem-estar para você e seus colaboradores e não uma estrada interminável de estresse e neurose.

Contratar profissionais independentes em nossa plataforma é uma excelente maneira de delegar tarefas com a total confiança de que sua equipe de freelancers te atenderá da melhor forma.

Nós queremos ajudá-lo a mudar o paradigma do trabalho. Crie seu projeto agora mesmo e veja por quê milhares de empresas e empreendedores confiam em nosso trabalho todos os dias.

Escritora, redatora e estusiasta do Marketing Digital. Adoro viajar, sou promotora do estilo de vida freela, e sempre que posso ajudo as pessoas a buscarem uma melhor qualidade de vida por meio do trabalho freelance.

Inscreva-se à newsletter da Workana e mantenha-se atualizado