Digital House e Workana: Educação do futuro para o trabalho do futuro

Faz aproximadamente dois anos que temos mantido uma parceria estratégica com uma empresa que se destaca pelo importante papel que exerce diante do trabalho 4.0. Estamos falando dos nossos amigos da Digital House, um centro de formação profissional para as novas gerações de especialistas digitais.

O trabalho remoto já é uma realidade e, em um futuro próximo, deixará de ser visto apenas como mais uma opção, tornando-se um estilo de vida que cada vez mais profissionais e companhias passarão a adotar.

A missão da Digital House é preparar pessoas para que possam enfrentar os desafios desta nova economia. Assim como capacitar as empresas para que seus esquemas organizacionais incorporem o trabalho freelancer com maior confiança.

Digital House: o parceiro perfeito para as empresas que trabalham com freelancers

Além oferecer vários tipos de cursos para profissionais da era digital, a Digital House possui um valioso enfoque empresarial comprometido em ajudar os empreendedores a tirarem proveito dos benefícios oferecidos pelo trabalho freelance, realizar mudanças na cultura organizacional e melhorar o desenvolvimento de habilidades de alta demanda em suas equipes. 

Confira aqui os programas e seminários de negócios da Digital House.

Quais são as tendências de trabalhos 4.0 com maior demanda?

A demanda pelo trabalho freelancer nas principais categorias do mercado só tem crescido. Se você quer se integrar rapidamente à economia 4.0, os dados que compartilhamos a seguir serão extremamente úteis. Estas estatísticas foram obtidas através de uma análise estratégica realizada por nós e com a colaboração da Digital House, revelam quais são as áreas com maior crescimento em termos de capacitação e projetos abertos na plataforma. Confira: 

1. Suporte Administrativo

Esta categoria alcançou o maior crescimento no último ano, duplicando sua demanda em aproximadamente 101%. As subcategorias ou habilidades de suporte administrativo que mais cresceram foram:

  • Suporte ao Cliente 46%
  • Digitação de Dados (Data Entry) 45%

O aumento do número de projetos publicados nessa área é um excelente sinal de que as empresas estão começando a abraçar o esquema de trabalho remoto em funções que, tradicionalmente, são realizadas de maneira presencial. Principalmente quando se trata de aproveitar recursos externos para fortalecer sua equipe de trabalho e agilizar processos.

2. Engenharia e manufatura

Esta categoria ficou em segundo lugar com um surpreendente crescimento geral de 87%. As subcategorias ou habilidades que mais se destacaram foram:

  • Design de interiores 46%
  • Modelagem 3D 31%

3. Marketing e Vendas

Em terceiro lugar, o número de projetos abertos nessa categoria aumentou aproximadamente 52%, com grande destaque para a subcategoria de growth hacking.

O que isso significa? Que cada vez mais empresas e empreendedores optam por solicitar a ajuda de freelancers para impulsionar suas atividades e fazer seus negócios crescerem.

4. Jurídico

Ocupa o quarto lugar, tendo registrado um considerável aumento de 44% na demanda geral. Muitos projetos que têm surgido neste nicho requerem profissionais especializados em leis relacionadas ao comércio digital internacional.

  • Investigação jurídica 57%
  • Assessoria Jurídica 56%

5. Finanças e administração

Também é uma das categorias com maior aumento na demanda por freelancers, com um crescimento geral de 41%. Além disso, chamou nossa atenção a presença relativamente recente da subcategoria de Recrutamento e Seleção entre as mais solicitadas dentro deste nicho. Isso significa que, além da análise de negócios, as companhias estão começando a confiar em talentos independentes para atrair talentos estratégicos.

Outras habilidades mais requeridas na categoria Finanças e Administração foram: 

  • Recrutamento 26%
  • Análise de negócios 68%
  • Business intelligence 50%

6. Tradução e conteúdos

Sempre foi uma das áreas mais fortes no mercado freelancer, porém, detectamos uma particular tendência de crescimento nestas três subcategorias:

  • Redação comercial 214%
  • Redação Jornalística 114%
  • Ghostwriting 84%

7. Design e multimídia

Teve um crescimento de 27% e continua sendo uma das três categorias mais demandadas no universo freelancer. No último ano, identificamos uma tendência de crescimento da demanda nas seguintes subcategorias:

  • Infográficos 35%
  • Modelagem 3D 31%

8. TI & programação

Esta é a categoria por excelência do freelancing. Talvez por isso, o aumento comparativo em relação a anos anteriores tenha sido de apenas 17%. Isso simplesmente significa que as empresas já confiam solidamente nos programadores e especialistas em tecnologia freelancers.

Porém, é interessante mencionar duas habilidades que estão se tornando superstars, batendo recordes de demanda na plataforma:

  • Yii 550%
  • jQuery 321%

Como você pode se capacitar para se incorporar rapidamente no mercado 4.0?

De acordo com os dados da Digital House, os cursos mais procurados e com maior crescimento no último ano foram:

  • Marketing digital avançado (92%)
  • Programa de talento digital / Recrutamento e seleção (90%)
  • Análise de dados (77%)
  • Desenvolvimento web Full Stack (25%)
  • Marketing Digital (11%)

Como você pode ver, a procura por capacitação coincide, em boa medida, com a demanda de habilidades no mercado. A boa notícia é que não estamos falando de palpites, previsões ou “achismos”. Essas tendências foram reveladas através de dados sólidos, que podem ajudar você na decisão de investir tempo e recursos para aprender habilidades que realmente estão sendo muito demandadas no mercado de trabalho remoto.

Se quiser saber mais, revise nosso artigo “O que estudar para garantir os melhores trabalhos freelance?“. Nele, você encontrará dicas para se capacitar nas habilidades de trabalho remoto mais requeridas atualmente, além de recomendações de portais e instituições de ensino digital disponíveis no Brasil e em outros países da América Latina.

Você ainda duvida que o mercado freelancer está cheio de oportunidades? Registre-se já e confira os milhares de projetos que são abertos diariamente na nossa plataforma.

Estes artigos também podem ser úteis: 

Milhares de freelancers prontos para começar a trabalhar no seu projeto.

Subscribe to the Workana newsletter and keep updated