Tudo o que você precisa saber para elaborar seu plano de negócios

plano de negócios

Se você está apenas começando, precisa fazer o seu negócio crescer ou quer ajuda externa, um plano de negócios bem elaborado é o que você precisa para chegar lá.

Por que você quer um plano de negócios? Você já conhece os motivos óbvios, mas existem muitos outros bons motivos para criar um plano de negócios que muitos empreendedores ainda não conhecem.

Então, para começar a mudança, em primeiro lugar vamos dar uma olhada nos motivos menos óbvios e logo depois terminar com os que você provavelmente já conhece. Imagine uma lista com os top 10 com a escala dos principais motivos pelo qual você precisa de um plano de negócios.

Se você não sabe nem por onde começar seu plano de negócios, não precisa se preocupar. Você pode contratar um profissional freelance especialista no assunto através da Workana para realizar este trabalho. Não é caro, é rápido e viável para seu negócio.

1. Estabelecer objetivos específicos para gerentes

Uma boa gestão requer a definição de objetivos claros e, logo em seguida, acompanhar e controlar. Eu estou surpreso com o número de empresas que gerenciam seus negócios sem ter um plano. Como eles estabelecem o que supostamente vai acontecer? Na verdade, elas estão apenas pegando um atalho e planejando as coisas somente na cabeça – pode ser algo bom para você, se realmente puder fazer isso. No entanto, à medida que sua empresa cresce, precisa se organizar, se  planejar e comunicar melhor as suas prioridades. Seja estratégico. Desenvolva um plano; não basta os improvisos.

2. Compartilhar a sua estratégia, prioridades e pontos de ação específicos com seu cônjuge, parceiro ou outra pessoa.

Sua vida empresarial passa tão rapidamente: uma infinidade de ligações telefônicas, apagar incêndios, etc. As demais pessoas que fazem parte da sua vida empresarial não precisam saber o que está acontecendo? Você não quer que elas saibam?

3. Saber lidar com o deslocamento.

O deslocamento é, provavelmente, o conceito comercial prático mais importante e que, talvez, você nunca ouviu falar. Ele diz o seguinte: “O que quer que você faça, é melhor do que não fazer nada”. O deslocamento é o coração de todas as estratégias das pequenas empresas. E que, pelo menos, a maioria das pessoas nunca ouviu falar disso antes.

4. Decidir se você deve ou não alugar um novo espaço.

O aluguel é um novo compromisso, geralmente um custo fixo. Suas perspectivas de crescimento e planos justificam o aumento desse custo fixo? Não deveria estar em seu plano de negócios?

Contratando freelancers para formar a sua equipe você evitará os custos fixos de um escritório, e poderá alcançar o sucesso mais rapidamente. Clique aqui e comece!

5. Contratar novas pessoas.

Este é outro novo compromisso (um custo fixo) que aumenta o seu risco. Como estas novas pessoas ajudarão seu negócio a crescer e prosperar? O que exatamente eles deveriam estar fazendo? A razão para a contratação deste pessoal também deve estar em seu plano de negócios.

Na Workana, você pode contratar profissionais por tempo limitado que te cobre um valor adequado de acordo com as tarefas e ao seu orçamento disponível. Clicando aqui, você pode conhecer mais sobre a Workana e como contratar um freelancer para ajudar a fazer seu negócio crescer.

6. Decidir se você precisa de novos ativos, quantos e se deve comprá-los ou alugá-los.

Use seu plano de negócios para te ajudar a decidir o que vai acontecer no longo prazo, o que deve ser uma aquisição importante pela maneira clássica de fazer as coisas versus comprar. Quanto tempo durará esta importante compra no seu plano?

7. Compartilhar e explicar os objetivos comerciais com a sua equipe de gerenciamento, funcionários e novas contratações.

Faça com que todos os grupos selecionados do seu plano de negócios faça parte do seu novo treinamento de funcionários.

8. Criar novas alianças empresariais.

Use seu plano para definir os alvos para novas alianças e selecione algumas partes do seu plano para se comunicar com essas alianças.

Um freelancer de Marketing poderá ajudá-lo a encontrar novas alianças e fortalecer o seu negócio segundo as suas necessidades. Clique aqui e encontre o profissional ideal!

9. Lidar com profissionais.

Compartilhe as partes destacadas ou seus planos com seus advogados e contadores e, se eles forem relevantes para você, também com os consultores.

10. Vender seu negócio

Normalmente, o plano de negócios é uma parte muito importante no momento de vender seu negócio. Ajude os compradores a entender o que você tem, o quanto vale e por que eles devem querê-lo.

11. Avaliar seu negócio, transações formais relacionadas ao divórcio, herança, planejamento imobiliário e questões fiscais

A avaliação é o termo utilizado para estabelecer o valor da sua empresa. Geralmente, isso requer um plano de negócios, bem como um profissional com experiência. O plano diz ao especialista o que o seu negócio está fazendo, quando, por que, quanto custa e quanto ele produzirá.

12. Criar um novo negócio

Use um plano para estabelecer as etapas corretas para iniciar um novo negócio, incluindo o que você precisa fazer, quais recursos serão necessários e o que você espera acontecer.

O seu novo negócio poderá começar com uma base mais sólida se você contar com a ajuda de profissionais freelance experientes. Clique aqui e encontre ajuda para alcançar o sucesso

13. Conseguir investimento para uma empresa, seja ela startup ou não

Os investidores precisam ver um plano de negócios antes de decidir se devem ou não investir. Eles esperam que o plano contenha todos os principais pontos.

14. Guardar as informações de um pedido de empréstimo comercial

Afinal os investidores ou credores que querem ver o plano esperam que ele contenha os principais pontos.

15. Fazer o seu negócio atual crescer

Estabelecer uma estratégia e alocar recursos de acordo com a prioridade estratégica. Você pode obter mais informações sobre como fazer sua empresa com um plano de negócios, lendo o artigo publicado no SEBRAE

Clique aqui para criar um projeto na Workana, é totalmente grátis. Na plataforma, você encontra os melhores profissionais independentes da região que estão dispostos a ajudá-los no desenvolvimento do seu projeto.

Inscreva-se à newsletter da Workana e mantenha-se atualizado