Empreender: Dicas para economizar dinheiro em seu negócio

Empreender: Dicas para economizar dinheiro em seu negócio

Como faço para economizar dinheiro, ter uma margem de investimento e não fracassar com o meu negócio? Aqui nós te ajudaremos a empreender!

Uma das partes mais importantes para o êxito de qualquer startup é saber como controlar os custos. Nas primeiras etapas de um novo negócio, nunca há certeza sobre a parte de ganhos e quanto vamos faturar, mas nós precisamos saber quanto vamos gastar.

Ironicamente, esta não é uma das partes mais comentadas. Mas, seguindo de perto estes 3 pontos você irá multiplicar as possibilidades de êxito do seu negócio!

Evite os custos fixos

Em qualquer startup, as coisas mudam muito, e muito rápido. Um novo canal que prometia seguir crescendo para de repente, e uma área que estava estancada passa a bombar. Quanto mais flexível você se mantenha, melhor poderá enfrentar estas mudanças. Contratações de equipe full-time e contratos de longo prazo onde seja complexo sair são os tipos mais comuns disto.

Por exemplo: nos primeiros meses da Workana, a AWS nos ofereceu um desconto de 20% se nós nos comprometêssemos a manter os servidores que tínhamos por 1 ano. Como víamos que o volume estava crescendo, nós nos comprometemos. Alguns meses depois, o Lucho começou a trabalhar conosco, e em seguida encontrou uma forma de otimizar a maneira que o site era carregado. Resultado, passamos a precisamos de menos da metade dos servidores, mas como tínhamos um contrato, tivemos que continuar com o mesmo. Esses 20% de desconto terminou custando muito caro.

Controle os gastos bem de perto

Esta parte, em geral, muita gente pensa que é óbvia, porque é muito tediosa. Mas, ter todos os custos da sua empresa centralizados em um lugar, com categorias, é chave. Não precisa ser em um formato complexo, algo simples como um Excel ou Google Doc já está ótimo, e que toda a sua equipe entenda as categorias. E a cada mês, quando você atualizar, reserve um tempo para ver quais gastos subiram, quanto você está gastando em porcentagem por categoria, etc. E pelo menos a cada 3 meses, faça uma reunião com o objetivo de ver o que se pode cortar. Um sócio meu dizia: “os custos são como as unhas, todos os meses precisamos cortá-los”. Todos os meses talvez seja muito, mas a ideia é certa.

Exemplo. Fazendo isso na Workana, nos demos conta de que a conta do Desk, o sistema que usamos para responder consultas em Atenção ao Cliente, havia crescido muito. E percebemos que tínhamos algumas contas de pessoas que já não estavam em nossa equipe e que continuavam ativas e nós havíamos nos esquecido de cancelá-las.

Use muito bem o seu tempo

Em todo negócio, o fator mais escasso sempre será o tempo (mesmo que a gente acredite que seja o caixa). O seu tempo e o tempo da sua equipe é o recurso mais valioso que você tem, e deveria estar sempre buscando que seja usado da maneira mais eficiente possível. Acontece sempre de se discutir por horas sobre se convém investir mais $2.500 em Adwords, enquanto que por outro lado há 2 pessoas que perdem 2 dias inteiros cada uma fazendo um processo manual que não tem sentido. Hoje é muito fácil automatizar tarefas rotineiras (assim como contratar pessoas que o façam), e contratar pessoas por horas que te ajudem com assuntos pontuais. Aqui tenho vários exemplos.

Exemplo 1

Quando começamos, nas datas de pagamento para freelancers da Workana (no começo e no meio do mês) só precisávamos fazer alguns pagamentos. Era relativamente fácil fazê-los um por um e o processo era totalmente manual. Hoje a Workana cresceu muito e a cada mês pagamentos milhares de freelancers, mas apesar disso até pouco tempo o processo era muito manual. No começo, a Nati e depois o Lucas padeceram, perdendo dias inteiros a cada mês. E a essa altura, ao ser muito difícil as vezes demorávamos muito para fazer todos os pagamentos. Hoje, parte do processo é automático, as coisas saem mais rápido, mesmo que ainda tenhamos muitas coisas para melhorar.

Exemplo 2.

As reuniões são um lugar onde perdemos muito tempo, em geral. Este assunto rende outro post inteiro, mas resumindo: procure fazer com que sejam poucas e de curta duração.

Exemplo 3.

Hoje é muito fácil apoiar-se em pessoas por horas que te ajudem em coisas específicas. Eu uso muito em coisas tão diversas, como me ajudar a planejar uma viagem com a minha família, buscar receitas para cozinhar em casa, ou até fazer uma análise das PMEs da América Latina.

Estas são algumas das maneiras que fomos encontrando nos primeiros anos da Workana. Quais outras sugestões e conselhos que têm dado certo para você? Eu sou quase um fanático por economizar dinheiro e tempo, então adoraria escutar outras ideias

Tomás, Co-Founder da Workana

@TomasOFarrell

Para começar a trabalhar de forma independente, veja os projetos publicados na Workana e se candidate! Você também pode empreender: crie um projeto na Workana e contrate freelancers que te ajudem a desenvolvê-lo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *