Como conseguir uma equipe melhor a um custo mais baixo

Como conseguir uma equipe melhor a um custo mais baixo

Nós te contaremos tudo o que fazemos na Workana para crescer o dobro a cada ano, sem dobrar os custos.

Hoje na Workana, temos no total 33 pessoas e 18 delas trabalham via remota contribuindo consideravelmente no dia a dia da companhia. Neste post, eu quero demonstrar que isto significa para nós uma importante redução de custos em vários sentidos e que além do mais, nos permite conseguir os melhores talentos e estruturar uma equipe melhor. A combinação de ambas é uma vantagem competitiva a longo prazo que você também pode ter acesso.

Em outro artigo, também discutimos sobre como otimizar o seu trabalho através do Marketing Online para recuperar o seu investimento.

O custo do espaço para escritório

O trabalho remoto tem certos benefícios indiscutíveis tanto para o freelancer/empregado como para a empresa. Hoje eu quero focar somente nos benefícios para aqueles que contratam. Na Workana, por exemplo, quase a metade do nosso pessoal trabalha em casa. Veja este cálculo rápido:

  • Vamos supor que pagamos $3000 dólares de aluguel em um escritório para 15 pessoas. Algo super normal na cidade de Buenos Aires (onde estão localizados os nossos escritórios).
  • Considere também que entre outros gastos (Luz, Água, Internet, Café/Bebidas/Alimentos, etc.) investimos mais $2000 dólares por mês.
  • Finalmente, vamos adicionar o gasto mensal com transporte da nossa equipe. Embora nem sempre isso seja um benefício dado, é de fato uma redução na renda do trabalhador. Este custo deve ser em torno de $40 dólares por mês por cada pessoa. No nosso caso, seria $300 dólares por mês.

Isso significa que:

O custo disfarçado de contratar pessoas próximas ao escritório

Em cidades como Buenos Aires, o custo de vida é muito alto. Além disso, existem muitas empresas “brigando” pelo bons talentos o que provoca naturalmente uma elevação na média salarial e também nos preços dos serviços freelance. Contratar pessoas remotas nos libera da obrigação de somente ter profissionais que moram no máximo a 10 km de distancia das nossas instalações e nos dá acesso a muitos outros talentos.

Das 18 pessoas que trabalham remotamente na Workana, apenas 4 delas vivem em grandes cidades (Buenos Aires, México D.F, Córdoba e São Paulo). O resto vive em cidades menores como: Santa Clara, São Francisco Córdoba, Pelotas, Palmeiras de Goiás, etc.

Clique aqui para começar a contratar freelancers que te ajudarão a fazer o seu negócio crescer sem aumentar os seus custos fixos! Basta publicar o projeto contando o que seu negócio precisa

De acordo com um estudo realizado pela The Atlantic, as metrópoles oferecem em média salários mais altos e os  motivos citados são: custo de vida, educação/habilidades ou concorrência pelos talentos.  Mesmo eliminando estes efeitos, o salário tende a ser maior. É por isso que se considerarmos que os salários nas cidades com mais de 1 milhão de habitantes é 30% maior do que nas cidades pequenas, podemos calcular que:

  • 14 pessoas na Workana trabalham remotamente em cidades menores.
  • Se considerarmos um salário médio de $1000 dólares (não estou usando nossos dados reais por motivos de privacidade), estaríamos economizando aproximadamente $300 por pessoa contratada fora das grandes cidades.

 

Então:

Acesso ao melhor talento: rapidez e praticidade na contratação

Hoje podemos trabalhar com pessoas remotas de forma eficaz como se elas estivessem em nosso escritório. Levou um tempo para entender como devíamos fazer isso, mas depois que descobrimos nos tornamos uma empresa melhor. Não só porque sabemos trabalhar com pessoas remotas, mas porque agora somos mais organizados.

Depois que aceitamos que era possível trabalhar com pessoas sem tê-las ao nosso lado, uma barreira invisível foi quebrada. Antes só podíamos contratar pessoas que morassem perto do nosso escritório, agora essa limitante já não existe. Por exemplo, aqui na Workana, a pessoa que mora mais longe do escritório está a 7.388 km, na Cidade do México. Mas não porque ela é a responsável pela Workana México, mas por ser uma brasileira que está morando lá e o seu perfil foi o que nós mais gostamos para integrar a nossa equipe de suporte (Olá Jackie! :D).

Você também pode contratar pessoas que estão em outras cidades, estados ou até países para oferecer suporte e atendimento aos seus clientes. Clique aqui!

Ao utilizar ferramentas como o Slack, Asana, Gmail, Hangouts/Zoom, etc., podemos trabalhar facilmente, coordenar tarefas e nos sentir perto ao mesmo tempo. Foi desta maneira que encontramos pessoas que são insubstituíveis para a equipe, com um enorme talento e que hoje suas oportunidades são maiores graças a tecnologia.

É difícil transmitir porque a equipe da Workana é melhor do que a média em geral, mas eu posso garantir que é. Por mais difícil que seja contratar um profissional, romper a barreira geográfica nos dá muitíssimas possibilidades de encontrar pessoas que se adaptem melhor à nossa cultura e necessidades como PME.

Como exercício, vamos supor que na área metropolitana de Buenos Aires vivem aproximadamente 3 milhões de pessoas. Se compararmos esse número com os quase 400 milhões de latino-americanos que falam Espanhol é quase óbvio que é muito mais provável encontrar alguém adequado para nós ao analisar também os outros territórios. Sem sequer pensar que em muitos lugares teremos menos concorrência por essa pessoa versus procurar em Buenos Aires. Em suma, será mais provável que ela se interesse pela nossa empresa que por outras oportunidades.

O que você está esperando para entregar mais oportunidades de sucesso para sua equipe?

Equipes remotas eficientes é uma vantagem competitiva que leva tempo para serem estruturadas, mas agora os benefícios estão disponíveis para qualquer PME. E  desta forma você pode expandir para novos mercados! Clique aqui para saber como fazer isso.

Usando o exemplo da Workana, pude mostrar que para nós significa uma economia de $855 dólares por pessoa/mês. Algo impressionante! Imagine o que isso pode significar para o seu negócio! :O

Também consegui mostrar para vocês que quebrar a barreira geográfica nos dá acesso a mais talentos profissionais. Desta forma, podemos contratar pessoas mais adequadas para as nossas PMEs.

Clique aqui para começar a contratar freelancers para a sua empresa, como nós!

Resumindo…

  • Você pode estruturar uma equipe remota com os melhores talentos, independe do local onde vivem.
  • Terá a oportunidade de economizar os gastos fixos do escritório ao contratar pessoas remotas.
  • Encontrar facilmente os melhores freelancers e contratá-los em poucos minutos através de plataformas como a Workana.

equipe