5 estratégias de SEO local para aparecer na primeira página do Google

O Google informa que aproximadamente 4 de cada 5 pessoas utilizam os motores de busca para pesquisar sobre os negócios e as  empresas locais. Por isso, estar na primeira página de resultados garante maior visibilidade e gera mais oportunidades de conseguir novos clientes.

Então, o que isso significa para o seu negócio?

Basicamente, significa que sua marca pode tomar a liderança no mercado, destacando-se da concorrência e ganhando mais clientes. E tudo isso contando apenas com uma estratégia de SEO a nível local!

Se você ainda não empregou esta tática, está perdendo a possibilidade de dominar a primeira página do Google e captar mais clientes para seu negócio.

Para começar…

… você precisa considerar que o SEO local não é um conceito novo. Muito pelo contrário! Estas estratégias compreendem uma ampla gama de práticas comprovadas que podem elevar seus investimentos em SEO a um nível completamente novo e atrativo.

O que é o SEO local?

O SEO local é um conjunto de técnicas orientadas a aumentar a visibilidade de um site entre os resultados das pesquisas de informação relevante para os usuários, em função de sua localização geográfica.

Considerando que o buscador mais utilizado pelos usuários de Internet é o Google, aparecer na primeira página de resultados é garantia de visibilidade para sua empresa.

Para que serve o SEO local?

Você já deve saber que a presença online se transformou em um fator chave que toda empresa deve contemplar. Principalmente se pretendemos alcançar objetivos bem definidos em um mercado cada vez mais complexo, competitivo e global.

Pois marcar presença na Internet te oferece esta enorme vantagem! Mas não basta somente estar na Internet para marcar presença. É preciso estar visível para despertar o interesse de seus potenciais clientes. E você pode conseguir isso com uma boa estratégia de SEO.

Ao determinar uma estratégia clara e concreta de SEO a nível local, você conseguirá:

  • Aparecer na mesma primeira página de resultados do Google.
  • Ter maior visibilidade e destacar-se da concorrência.
  • Estabelecer uma comunicação direta com seus clientes.
  • Atrair novos clientes.

Porém, é importante esclarecer que o objetivo dos especialistas em SEO, geralmente, não é somente conseguir que seu site ou blog se estabeleça entre os primeiros resultados do Google.  Estes profissionais também podem se ajudar a aumentar suas vendas e potencializar a rentabilidade do seu negócio.

Contar com um especialista em SEO pode te ajudar a conquistar seus objetivos rapidamente. E se você não sabe onde encontrar estes profissionais, basta clicar aqui para contar com a experiência dos nossos freelancers.

Como aparecer nos primeiros resultados locais do Google para garantir que seus clientes encontrem seu negócio?

Cada tipo de intenção de busca tem suas particularidades, seja ou não geolocalizada. O importante é que, quando um usuário procura algo, Google consiga interpretar o que ele deseja ou precisa encontrar.

E se esta consulta não é completa, o buscador pode tomar decisões “próprias” para adaptar melhor o que procuramos. Para, assim, oferecer os melhores resultados segundo seus motores de busca inteligente.

Vejamos um exemplo…

Suponhamos que uma pessoa precise encontrar com urgência um encanador na cidade de São Paulo.

Provavelmente, esta pessoa buscaria no Google algo como “encanador em São Paulo” ou “encanador urgente em São Paulo”. E como ela informou a cidade onde reside na sua procura, isso será refletido nos resultados propostos pelo Google.

Como podemos observar, Google dará prioridade à intenção de busca sobre a localização geográfica do serviço (ou produto). Então, mostrará os resultados de encanadores em São Paulo.

Por isso, é fundamental aportar dados precisos e concretos sobre seu negócio, pois Google decidirá o que é mais relevante para a pessoa que realiza uma busca.  E se baseará nestas informações para indexar corretamente sua página e privilegiar sua localização geográfica.

Uma vez esclarecida esta questão, oferecemos este breve guia de 5 passos para te ajudar a construir uma estratégia de SEO local realmente efetiva. Confira a seguir!

1.Implementar SEO a nível local

Tudo que funciona para o SEO tradicional pode ser integrado nas campanhas de SEO local. E a mesma lógica vale para a otimização da página web. Isso é necessário para fazer com que o site seja indexável, relevante e perfeitamente otimizado para os motores de busca.

A seguir, resumimos algumas práticas que você deve considerar para conseguir otimizar seu site.  Confira:

  • Otimize seu título: os títulos não apenas influenciam nas classificações, como também aumentam o número de cliques. Assegure-se de criar títulos únicos, originais e que expressem sua marca. Além disso, considerem que devem conter entre 55 e 60 caracteres para que se destaquem e apareçam nas primeiras posições.
  • Agregue uma palavra-chave principal nas suas “meta descriptions” (ou meta tag): estes são códigos HTML que servem para proporcionar uma descrição do conteúdo da página aos buscadores. Elas aparecem mais ou menos assim: <meta name=”description” content=” (essa é a meta description da página).

E por que é interessante incluí-las?

Pelas duas razões abaixo:

#1: Influencia nas visitas: quando um usuário vê sua página nos resultados do buscador, decide se clicar ou não de acordo com a informação que lhe é oferecida. E uma parte muito importante desta informação está na meta description. Por isso, quando este é suficientemente persuasivo, as possibilidades do clique aumentam.

#2: Melhora a difusão: não são apenas os buscadores que utilizam o texto da meta description. As redes sociais também utilizam este resumo para compartilhar páginas. Por isso, uma descrição poderosa estimula o usuário a fazer clique e visitar seu site. E da mesma forma que ocorre nos buscadores, depois de consumir seus conteúdos, é mais fácil que os usuários compartilhem suas publicações.

  • Otimize as URLs do seu site tonando-as legíveis, limpas e otimizadas: considere que Google penaliza os domínios com coincidências exatas ou que estejam “recheados” com palavras-chaves. Por esta razão, você deve seguir a estrutura “”businessname.com/topic-topic” para não ser penalizado.
  • Adicione um mapa do Google com o marcador comercial na sua página de destino.

2. Destacar sua empresa nos “classificados” comerciais online

Para atrair mais clientes ao seu site e aumentar as taxas de conversão, você precisará incluir sua empresa nos “classificados” comerciais online. Obviamente, você deve marcar presença nas principais plataformas, como Yelp, Citysearch o Merchant Cicle.

E na América Latina, você também deve conhecer e participar das seguintes listas comerciais:

Porém, também é interessante prestar atenção a alguns classificados locais autorizados. Estas plataformas podem ser muito úteis como um recurso de criação de links pendentes.

Por exemplo…

Se sua empresa oferece serviços em uma pequena zona próxima à sua localização, você precisará fazer uma otimização dos motores de busca. Uma boa maneira de fazer isso é figurar nas listas dos classificados de negócios locais, como a Câmara de Comércio da sua região. Assim, você conseguirá aumentar notavelmente seus esforços de SEO.

Lembre-se que, se você necessita saber mais sobre como ter um guia profissional de SEO, basta clicar aqui para conseguir maiores informações.

Para que seus esforços gerem os frutos desejados, será fundamental manter atualizados os dados da sua empresa em todos os classificados. Principalmente aquelas informações básicas e essenciais, como nome, endereço, contato por telefone e e-mail, redes sociais, etc.

Também é importante certificar que as informações oferecidas estão corretas e não tenham erros. Qualquer abreviatura, erro ortográfico e um número errado no telefone podem diminuir sua relevância no Google.

3.Configurar sua empresa no Google My Business

Em termos gerais, Google My Business (Google Meu Negócio) entra na categoria de um classificado online (ou compilado de dados empresariais/comerciais online), mas é realmente muito mais que isso. Trata-se de uma plataforma capaz de gerar seu negócio de maneira integral.

Esta plataforma pode aumentar significativamente a exposição e a transparência do seu site. E isso faz com que a criação e otimização das páginas de Google My Business sejam imprescindíveis para todas as empresas que desejam melhorar sua classificação, aumentar seu tráfego e vencer seus concorrentes.

Quando você configura sua página no Google My Business, você deve incluir a seguinte informação:

  • Escreva uma descrição autêntica, formate adequadamente e inclua todos os links importantes.
  • Selecione as categorias corretas para seu negócio.
  • Utilize imagens de perfil e fotos de capa com alta resolução.
  • Suba muitas fotos.
  • Agregue um número de telefone correto e o endereço de sua empresa.
  • Coloque os horários de atenção ao público.

4.Beneficiar-se com as críticas locais

As qualificações locais são cruciais para as classificações e conversões de busca local. Por esta exata razão, você não pode ignorá-las na hora de construir uma estratégia de SEO local e eficaz.

Para aproveitar todo o poder desta prática, você precisa prestar atenção às seguintes recomendações:

  • Sua empresa deve aparecer nas principais plataformas de qualificações e revisões, como Google My Business, Facebook e Yelp.
  • Verifique se sua empresa figura em todos os lugares importantes e relevantes, segundo sua localização estratégica.
  • Leia as pautas antes de começar a solicitar qualificações em qualquer uma destas plataformas.
  • Dedique uma parte do seu site especialmente às resenhas e aos comentários online.
  • Convide seus clientes a deixar comentários com seus próprios endereços de e-mail.
  • Mas nunca peça muitas resenhas de uma só vez (uma quantidade massiva de resenhas pode ser entendida como spam).
  • Não tenha medo das críticas negativas, pois elas devem te inspirar a melhorar constantemente seus serviços e produtos.
  • Você precisa demonstrar profissionalismo e educação ao responder os comentários de seus clientes, sejam resenhas positivas ou negativas.

5.Fazer que seu site seja compatível com dispositivos móveis

Recentes estudos estimam que a quantidade de usuários de dispositivos móveis alcançará os 5.070 milhões em 2019. E atualmente, 9 de cada 10 pessoas se conectam e navegam na Internet através de seus celulares.

De acordo com estes dados impressionantes, podemos concluir que a otimização do seu site deve estar focada nos usuários de dispositivos móveis. E que isso já deixou de ser opcional e passou a ser obrigatório para as marcas que pretendam sobreviver e triunfar no competitivo contexto do Marketing Digital.

Para conseguir tirar o máximo proveito da estratégia de SEO local, te oferecemos algumas sugestões para otimizar seu site para dispositivos móveis:

  • Aumenta a velocidade da sua página otimizando imagens, reduzindo o código, utilizando o armazenamento em cachê do navegador e minimizando os redirecionamentos.
  • Melhora a experiência dos usuários móveis oferecendo uma navegação mais simples. Invista em quadros de busca visíveis, menus intuitivos e formulários fáceis de clicar.
  • Mostre seus produtos ou serviços com claridade. Para isso, você precisa conseguir que as imagens dos produtos (ou serviços) sejam ampliáveis também nos dispositivos móveis.
  • Nunca utilize janelas emergentes, pois conduzem a uma maior taxa de rejeição.
  • Não bloqueie CSS e Java, porque mostram ao Google que seu design web é receptivo.
  • Utilize a marcação de Schema.org que ajuda os motores de busca a recopilar mais facilmente as informações essenciais do seu negócio.

Melhore seu posicionamento no Google, multiplique seu tráfego e destaque-se da concorrência

Finalmente, estes são alguns dos numerosos passos que você precisa seguir para impulsionar seus esforços de SEO local.

Com a ajuda das práticas mencionada anteriormente, você conseguirá aumentar sua classificação nos SERP (Search Engine Results ou Resultados dos Buscadores).  Além disso, será possível aumentar o tráfego do seu site e marcar a diferença em relação à concorrência.

Se você está pensando em contratar um especialista em SEO para colocar em pratica estas táticas e atrair mais clientes, basta clicar aqui para encontrá-lo em apenas 4 passos simples.

Na Workana, você encontra os melhores freelancers da América Latina!

 

Esperamos conhecer quais táticas e recursos você está aplicando na estratégia de SEO local do seu negócio. E saber também como foram seus resultados!

Deixe seu comentário e contribua com nossa Comunidade!

Faço parte da equipe de Content e PR da Workana. Redatora, tradutora, web designer, apaixonada por aprender, empreender e viver.

Inscreva-se à newsletter da Workana e mantenha-se atualizado