Freelancer e cliente: Evitar disputas oferecendo algo em troca

Freelancer e cliente: Evitar disputas oferecendo algo em troca

Desde que o mundo é mundo, a comunicação é o que nos permite, entre outras coisas, avançar e evoluir. Na Workana sempre procuramos orientar nossos usuários a manterem uma boa comunicação, afinal essa é a forma mais eficaz para serem compreendidos.

Isso se aplica em todos os aspectos, e como freelancer principalmente, quando se preza por um bom atendimento você sabe o quanto a qualidade do seu trabalho, agregada a boa comunicação, abre portas para manter e atrair novos clientes.
E quando se trata de clientes, lidamos com diversas personalidades e infinitas opiniões, porém, do mais tranquilo ao mais exigente, precisamos focar em atender bem a todos ainda que um grande problema ou imprevistos possam surgir no decorrer do trabalho, podendo levar a finalização de seus projetos por disputa.

Para saber como evitar disputas nossa melhor dica ao freelancer é que mantenha uma boa comunicação com o cliente, sempre utilizando os canais de comunicação da plataforma, e que, claro, finalize o projeto satisfatoriamente. Porém, as vezes só isso não é o suficiente, e não conseguimos evitar tal situação.

Mas há uma técnica, utilizada por experientes profissionais freelancers, que é oferecer algo em troca ao cliente, para evitar uma disputa.

De freelancer para freelancer: Dicas para evitar disputas oferecendo algo em troca

Meu nome é Carla Larrossa, faço parte da equipe Workana, e hoje vamos conversar sobre como evitar uma disputa na plataforma, com dicas para clientes e profissionais.

O freelancer que preza por um perfil bem rankeado e por ter projetos bem avaliados por seus clientes, sabe que uma disputa pode envolver tempo e pode gerar insatisfação – além de implicar em uma violação no perfil, dependendo dos motivos.

Já o cliente tem como objetivo a finalização bem sucedida do serviço contratado, logo estará aberto a soluções.

Então se você estiver envolvido em uma disputa e deseja reverter esse cenário, esse blog post pode te ajudar!

O problema.

Se o seu projeto chegou até a disputa, é hora de parar e repensar o que fazer para salvar o trabalho e o tempo empregado nele. Além disso, é uma ótima oportunidade para não só mudar a opinião do cliente, como para torná-lo fiel ganhando sua confiança.

Como Gerente de Contas, eu já pude presenciar situações em que projetos que não pareciam ter salvação foram finalizados com sucesso, bastando incentivar a comunicação entre as partes, de forma objetiva e honesta.

Para o freelancer

As vezes é preciso ceder um pouco e buscar alternativas, uma delas é evitar uma disputa oferecendo algo em troca, por exemplo:

  • Em projetos de TI é possível  oferecer um suporte ou manutenção, ou algum outro tipo de serviço que possa ser útil ao cliente.
  • Em projetos de Design é possível oferecer uma fachada ou cartão de visita ou algo que o cliente possa escolher.
  • Nos projetos de Tradução e conteúdos pode se oferecer um texto extra, ou revisão e melhorias de algum texto já publicado.
  • Nos projetos de Marketing é possível ofertar publicações extras ou uma nova campanha.
  • Nos projetos de Suporte pode se disponibilizar um tempo para refazer ou realizar novas tarefas sem custo ao cliente.

Ao apresentar sua proposta em um projeto, deixe bem claro o que a mesma contempla, seu horário de trabalho e o tempo que irá disponibilizar ao projeto.

Organização também é fundamental para um bom atendimento. Ao ter uma proposta aceita, certifique-se que poderá atender o cliente e finalizar o projeto.

Para o cliente

Manter a calma demonstrando que confia no atendimento e no trabalho do freelancer, e por exemplo:

  • Procurar explicar ao profissional, novamente, o que precisa.
  • Enviar amostra de algo que considere bom e que pode ser utilizado como inspiração.
  • Se possível, dar um novo prazo.
  • Sugerir modificações dentro do que foi contratado ou trocar um serviço por outro.

Definir o prazo, escopo ou etapas do projeto é uma ótima forma de manter a  organização junto ao profissional selecionado para o trabalho.

Procure confirmar com o freelancer a sua disponibilidade para finalizar todos os processos do projeto.

Vale lembrar que são apenas dicas para que cliente e freelancer possam concluir o projeto com sucesso e evitar uma possível disputa.

A solução

E em todos os momentos difíceis conte com nossa equipe de suporte para ajudar a salvar o trabalho. Entre em contato conosco sempre que precisar de orientação.

Cliente e profissional que possuem boa comunicação, boa vontade e criatividade, certamente podem superar os obstáculos que surgem renovando a confiança um no outro.

Não encare como abrir mão de ter razão, não se trata disso, veja como aprendizado e flexibilidade como profissional.

Na Workana, acreditamos que até uma possível experiência negativa pode ser transformada e vir a somar como algo super positivo e bacana em sua carreira. Pense nisso!

Carla Larrossa – Atenção ao Cliente, Workana

Freelancer: Muitos clientes estão te procurando! Ver projetos publicados.

Crie seu projeto e trabalhe com os melhores freelancers!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *