Trabalho como Freelancer Rodando pelas Américas

Trabalho como Freelancer Rodando pelas Américas

Você já imaginou ter um trabalho que te permite viajar por muitos países, andando por lugares com paisagens incríveis, fazer novos amigos, conhecer tantas culturas, línguas e sabores? Um sonho, não?

9-por-do-sol-praia-majagual-nicaragua-1024x574

Trabalhar para realizar um sonho? Que seja o nosso!

Este era o nosso sonho. Eu e meu esposo tínhamos trabalho convencional e trabalhávamos durante onze meses por ano, torcendo para que nossas férias coincidissem alguns dias, para viajarmos para algum lugar.

A última viagem que fizemos, de carro e barraca, até o Chile, nos fez repensar este ritmo. Aliada a algumas perdas, stress e o desejo de ir mais longe, ouvimos uma frase que nos fez sair do “sonhar” para o “realizar”: “Sempre trabalhamos para realizar o sonho de alguém, então, que seja o nosso”.

Há dois anos e meio decidimos quebrar paradigmas e mudar radicalmente nossa vida. Deixamos empregos, vendemos casa, carro, móveis, compramos um motor home e saímos para um projeto, de um ano, rodando pelas Américas. Fomos do Brasil aos Estados Unidos e voltamos. E o que era para durar um ano se tornou o nosso projeto de vida. Passamos sete meses só na Patagônia Argentina e Chilena.

Mas, como continuar sustentando o nosso sonho?

altiplano-peru-1280x719

O tele trabalho entrou justamente quando estávamos buscando uma forma de continuar sustentando o nosso sonho. Comecei a pesquisar sobre o trabalho remoto e a ler sobre o assunto, buscando saber o que eu poderia fazer.  As experiências de viajar por tantos países me acrescentaram algumas qualificações que me permitiriam fazer muitas coisas.

Nesta busca, conheci a Workana, a primeira plataforma onde fiz um perfil e onde comecei a buscar projetos para fazer traduções e transcrições, além de alguns outros trabalhos.

Trabalhar para viver e não perder os momentos

pinguino-rey-ch-1280x719

Hoje, concílio o trabalho remoto vivendo em um motor home e viajando e conhecendo novos lugares. Com a liberdade de administrar o tempo de forma a trabalhar para viver e não mais o contrário.

Vivemos uma vida bem mais simples e, ao mesmo tempo, muito mais rica! Onde os momentos são apreciados e vividos!

E eu posso escolher o tipo de trabalho que quero fazer e o tempo que quero dedicar ao trabalho, de acordo com os recursos que necessitamos.

Os desafios de ser um nômade virtual

ushuaia-ar-1280x708

Mesmo no trabalho freelance, se não houver disciplina e foco, é muito fácil se perder entre muitas horas de trabalho e ver a vida passar…. Por isso definir o tempo que você quer trabalhar, o quanto quer ganhar é o primeiro passo.

Estabelecer uma agenda diária é muito importante e é preciso um espaço específico, por menor que seja, um ambiente que te permita se concentrar e focar.

A internet é um outro desafio. A mudança constante de país requer que tenhamos um chip de dados novo após cruzar cada fronteira, para ter uma internet de qualidade que me permita acessar para a busca de novos trabalhos ou a entrega dos mesmos.

A liberdade de ser um cidadão do mundo

13-pn-zion-utah-eua-1280x719

Como freelance, posso fazer turismo de uma forma intensa e totalmente diferente.

De carro e sem pressa para chegar, ou para voltar a algum lugar, andamos por todos os lugares, e nos misturamos com as pessoas, conhecemos tantas culturas, novos sabores, visitamos tantos lugares incríveis…

Pôr do sol nas praias do pacifico, do atlântico ou no Caribe, sítios arqueológicos, neve, montanhas, cânions, altiplanos, vulcões, planícies, desertos, lagos, parques e animais em seus habitats naturais… vivemos momentos inesquecíveis dormindo na natureza e conhecemos e fizemos inúmeros amigos.

E o que falar da alegria de ver o sonho se tornar realidade, do prazer da conquista, de poder celebrar e perceber as mudanças pessoais, o visível aumento de fé na vida, e em Deus, e o prazer da descoberta da felicidade encontrada em aprender a viver com menos?

Mais que fazer turismo, o trabalho remoto me permite continuar a viver um sonho que se tornou realidade.

trabalho-remoto-2

Espero que você seja estimulado a viver para realizar seus sonhos, e a experimentar a alegria e o crescimento que romper fronteiras, preconceitos e medos podem lhe trazer!

Janeh Ribeiro  profissional de Tradução e conteúdos e Suporte Administrativo na Workana. Conheça o seu perfil!

Anime-se a viver uma experiência como a da Janeh, torne-se um profissional independente ou comece um empreendimento remoto criando um projeto na Workana junto a outros freelancers experts que te ajudem a desenvolvê-lo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *