Gestor de Redes Sociais: principais tarefas e habilidades essenciais

Já parou para pensar se a sua empresa (ou negócio) precisa de um Gestor de Redes Sociais (Community Manager)? 

A resposta é: Sim! Fazer marketing digital já não é “apenas uma opção” para as empresas que querem crescer e tornar-se mais competitivas, mas sim se tornou uma parte fundamental da estratégia de mercado de qualquer negócio que queira sobreviver no mundo comercial atual.

O Marketing Digital é composto de vários pilares que se interconectam, entre os quais podemos destacar o SEO, o Conteúdo, Análise de Dados, a Publicidade Paga e – é claro – as Redes Sociais. Em uma empresa, o Community Manager é o profissional que se responsabiliza por gerenciar esse elemento chave do marketing e a comunicação empresarial.

Em outras palavras, é aquela pessoa que trabalha para garantir que a engrenagem das redes sociais funcione em uma estratégia adequada. Hoje, te propomos saber melhor o que faz e o que não faz um gestor de redes sociais, qual é o seu perfil profissional e como encontrar o melhor community manager freelancer para o seu projeto.

O que faz exatamente um Gestor de Redes Sociais?

Em primeiro lugar, você deve ter em mente qual é o objetivo fundamental de um gestor de redes sociais. Isso pode ser resumido da seguinte forma:

Gerenciar, aumentar e desenvolver a comunidade digital ao redor de uma empresa ou marca, estabelecendo relações positivas e duradouras com os seguidores e potenciais clientes.

Se queremos ser ainda mais específicos, as atividades de um gestor de redes sociais estão relacionadas a:

  • Maior visibilidade e melhor reputação da marca.
  • Aumento de seguidores, tráfego e assinantes
  • Incremento do engajamento e conversões
  • Melhora indireta do SEO
  • Abertura de novos canais para o serviço ao cliente

Como pode ver, todos esses fatores estão interconectados com outras ações de marketing. É importante considerar que um community manager é um profissional bastante completo, mas dificilmente poderá ficar responsável por toda a estratégia de marketing de uma empresa. Basicamente porque essa tarefa é complexa demais para ser assumida por uma pessoa só.

Mais adiante, nós falaremos sobre o quê um Gestor de Redes Sociais não faz. Mas por enquanto, foquemos nas tarefas que esse profissional costuma desempenhar no seu dia-a-dia: 

1.- Análise de dados

Toda estratégia bem sucedida deve partir de uma análise prévia da situação geral. Ao contratar um Gestor de Redes Sociais, este irá buscar antes de tudo, resolver algumas perguntas como essas:

  • Qual é a situação atual das redes e da comunidade digital da empresa?
  • Qual o nível de engajamento, tráfego, conversões e reações das publicações?
  • Que publicações ou conteúdos têm mais possibilidades de alcançar o público alvo?
  • Que ações e estratégias em redes a concorrência está usando?
  • Que resultados estão obtendo?

Para conhecer as respostas, o Gestor de Redes Sociais fará um levantamento profundo nas métricas do painel administrativo de suas redes e em volta das empresas similares à sua. Logo, determinará que ações precisam ser tomadas, descartar as que não estão funcionando e irá traçar uma estratégia que seguramente vai incluir um calendário mensal de publicações e conteúdos.

Porém, o trabalho de análise de um community manager ainda não acaba por aí!. Com certeza, esse profissional será um aliado que realizará um monitoramento permanente para identificar as respostas que sua marca está obtendo do público e traçar novas estratégias que permitam otimizar esses aspectos no dia-a-dia.

2.- Estratégia de marketing

Embora o Gestor de Redes Sociais seja um profissional especializado nesses canais online, normalmente eles tem muito valor para agregar no momento de planejar e desenvolver sua estratégia digital de uma forma geral. Em algumas ocasiões, especialmente em pequenas e médias empresas que apenas estão consolidando sua presença na Internet, o gerente de Marketing também realiza o papel de gerenciar as redes sociais.

Mesmo quando as empresas contam com equipes um pouco maiores, o Gestor de Redes Sociais também costuma se envolver nos detalhes do planejamento das ações de marketing que serão realizadas. Outros profissionais que também trabalham em equipe para consolidar uma estratégia digital global são os especialistas em SEO, especialistas em publicidade PPC, os programadores, etc.

3.- Criação e gestão de conteúdos

Compartilhar em redes sociais o conteúdo correto com a periodicidade adequada também é uma das tarefas mais importantes de um Gestor de Redes Sociais. Talvez, ele mesmo se encarregue de planejar, redatar e subir cada post da empresa com a qual colabora. De fato, isso é muito comum nas pequenas empresas que não possuem um grande orçamento.

Sem dúvidas, o ideal é ir escalando para que o Gestor de Redes Sociais possa apoiar-se em ferramentas, profissionais de administração de redes e um copywriter especializado e dedicar-se totalmente no planejamento estratégico de um calendário editorial e na análise de resultados.

4.- Comunicação e serviço ao cliente

O Gestor de Redes Sociais também é a pessoa que se encarrega de responder os comentários, mensagens, dúvidas ou reclamações que os usuários deixam nas comunidades. Por isso, esse profissional precisa ter excelentes habilidades de comunicação e conhecer melhor que ninguém o tom de voz a ser usado, filosofia e valores da marca.

As empresas que possuem comunidades virtuais muito grandes, normalmente não conseguem realizar esta tarefa com uma só pessoa por detrás da tela, por isso, é frequente que os community managers contem com o apoio de assistentes virtuais ou até mesmo um chatbot de respostas automáticas.

5.- Imprensa e Relações Públicas

Hoje em dia, o Gestor de Redes Sociais também assume o papel que antes era do Gerente de Relações Públicas e poderíamos até dizer que este perfil absorveu grande parte de suas tarefas. Por isso, também é normal que parte de seu trabalho seja encontrar notícias de interesse para a empresa, tratar com os meios de comunicação, conseguir reportagens com a mídia, gerenciar crises, melhorar a imagem da companhia com um determinado setor público, etc.

O que um Gestor de Redes Sociais não faz?

É importante deixar bem claro que existem muitos profissionais freelancers que dominam mais de um pilar do marketing digital. Estamos falando de especialistas que, além de gerenciar as publicações nas redes sociais, possuem a experiência e os conhecimentos necessários para planejar um calendário editorial de conteúdos SEO e administrar publicidade paga no Google, entre outras tarefas essenciais. 

Porém, é importante não confundir um Gestor de Redes Sociais com um “faz tudo” ou um “tudólogo”! De fato, é um erro pensar que toda a estratégia digital de uma empresa ou de um negócio pode recair nos ombros desse profissional. Embora muitos community managers possam ter as habilidades necessárias para realizá-las, não faz parte do seu papel responder pelas seguintes tarefas:

  • Desenvolver sites
  • Desenhar e editar conteúdo multimídia
  • Redatar conteúdo especializado
  • Rodar campanhas de publicidade paga
  • Programação
  • etc.

Qual o perfil de um Gestor de Redes Sociais?

Geralmente, um Gestor de Redes Sociais possui estudos profissionais em carreiras relacionadas ao Marketing e à Comunicação. Em muitos países, já existem especializações nessa área. Mas independentemente da formação acadêmica, estas são as características que todo bom profissional de social media deve ter:

Ser um grande comunicador:

A principal função de um gestor de redes sociais é saber comunicar de forma adequada a mensagem da empresa. Para isso, deve ser uma pessoa que entenda como funciona a mente, a atenção e até as emoções dos usuários. Deve poder compreender quais são as particularidades do público alvo e qual é o tom e a linguagem mais adequados para se dirigir a ele.

Também é essencial ter uma boa ortografia e uma redação impecável, pois basta publicar um post no Facebook com um texto mal escrito ou uma mensagem pouco clara para dar origem a uma avalanche de críticas.

Ter uma excelente prestação de serviços:

Por mais saudável, comprometida e nutrida que seja nossa comunidade nas redes, nunca irão faltar os detratores e as pessoas que não concordam com algo. Lidar com usuários chateados ou com clientes que usam as redes para expor suas queixas nem sempre é fácil e para fazer isso com assertividade e tato, é preciso uma grande dose de empatia, paciência e atitude de serviço, onde o cliente e a imagem positiva da empresa estejam acima de tudo.

Orientado a trabalhar por objetivos:

Ser um gestor de redes sociais não se trata apenas de responder mensagens e publicar mensagens de novidades da empresa. Também significa traçar compromissos reais de crescimento a curto, médio e longo prazo. Por exemplo:

  • Qual o percentual de crescimento de seguidores da fanpage neste mês?
  • Que ganhos uma determinada campanha deve me trazer com as conversões realizadas?

A magia do Marketing Digital é que seus resultados sejam perfeitamente objetivos e que possam ser medidos e um profissional de redes sociais nunca deve perder isso de vista.

Gosto por tecnologia e pela inovação:

Todos os profissionais de Marketing Digital compartilham este gosto. Devem ser verdadeiramente apaixonados pelas novas tecnologias e saber sobre as tendências que estão surgindo em determinado segmento de sua área porque esta é uma das únicas maneiras que podem manter-se competitivos e à frente de um mundo que está mudando e evoluindo de forma permanente.

Criatividade acima de tudo:

Finalmente, uma boa dose de criatividade e originalidade é imprescindível. Um gestor de redes sociais que se atreva a inovar e a experimentar coisas novas pode conseguir resultados extraordinários com recursos mínimos, inclusive criar tendências em estratégias para as redes sociais.

Com quais ferramentas trabalha um Gestor de Redes Sociais?

Principalmente com as redes sociais, que de uma forma integrativa já podem ser realizadas análises de dados e gestão de publicidade. Sem dúvidas, existem muitas outras ferramentas que foram desenvolvidas para gerenciar várias outras redes em um só lugar, programar posts, responder mensagens automáticas, etc. Alguns exemplos são Mlabs, Hootsuite y Buffer

Além disso, um Gestor de Redes Sociais normalmente precisa de uma boa ferramenta de organização de tarefas para planejar seu calendário de publicações, especialmente se trabalha em equipe, Duas boas são o Asana e Slack

Finalmente, Google Trends, Ubersuggest e Answer the public que podem ser usadas para explorar o que o público está falando e quais informações estão buscando.

Como encontrar o melhor Gestor de Redes Sociais para o seu negócio?

Cada empresa e cada empreendedor possuem necessidades e expectativas bem diferentes no que diz respeito ao Marketing Digital. Na Workana, você pode encontrar centenas de profissionais experientes na gestão de redes sociais, cada um com um perfil distinto entre suas experiências e habilidades profissionais. Sendo assim, com toda segurança, seu Gestor de Redes Sociais ideal está te esperando entre nossa grande comunidade de freelancers.

Para encontrá-lo, siga estes passos simples:

Para que pode servir as redes sociais para uma empresa?

Se ainda precisa de inspirações adicionais, vamos compartilhar com você alguns exemplos dos projetos criados na Workana dentro da subcategoria chamada Community Manager:

Como podemos observar, as atividades de um Gestor de Redes Sociais são bastante versáteis e os orçamentos dos projetos resultam muito amplos. Não tenha medo de criar o seu projeto e comece a formar a sua própria comunidade nas redes, aumentar suas vendas e a escalar o seu negócio com uma estratégia digital personalizada.

O 5 melhores Gestores de Redes Sociais da Workana

Se você está buscando somente os melhores, aqui compartilhamos o perfil de cinco Gestores de Redes Sociais HERO. Você pode entrar em contato com eles de maneira direta ou convidá-los a apresentar uma proposta para o seu projeto:

Carlos T (Espanha)

Paola R. (Venezuela)

Ana P. (Brasil)

Aurenys Q. (Venezuela)

Juliana B. (Brasil)

Na Workana, nosso compromisso é te ajudar a crescer com a ajuda e com a experiência de extrema qualidade dos nossos melhores freelancers. Agora você já tem toda a informação e dicas que precisa para encontrar um gestor aliado para as suas redes que possa alavancar todo o potencial da sua marca pelas redes sociais.

O que você está esperando? Crie seu projeto hoje mesmo e comece a receber propostas e ideias fabulosas que se adaptam aos seu orçamento.

Você também pode se interessar por: 

Consultora de Marketing e Redatora. Apaixonada por Marketing Digital, novas tendências e tecnologias online.

Subscribe to the Workana newsletter and keep updated