Guia para formar uma equipe de redatores web freelancers

Equipe de Redatores Web Freelancers Workana

Cuidar do conteúdo é essencial, já que a mensagem certa atrai, fideliza e comunica o que a marca deseja passar para seus consumidores. Já pensou em contar com uma equipe remota para cuidar disso?

Só para você ter uma ideia, 60% das estratégias de marketing incluem a produção de conteúdo inédito diário, por meio de blogs e mídias sociais, segundo pesquisa do eMarketer, porque entendem que essa é uma das melhores formas de divulgação de marca e rankeamento no Google.

As empresas não querem apenas chamar a atenção dos clientes, é preciso engajá-los: 55% dos especialistas em marketing pesquisados pela Hubspot acreditam que o conteúdo é uma arma poderosa em se tratando de engajamento. Isso inclui textos para blogs, mídias sociais, e-mails, newsletters, etc.

Por isso, cada vez mais empresas contratam redatores freelancers na Workana, especialistas em produzir os melhores textos para as diversas plataformas online existentes.

Os maiores benefícios de se contar com redatores freelancer incluem a facilidade de pagamento e de comunicação, passando longe da burocracia trabalhista tradicional. Além disso, na Workana é muito mais fácil encontrar um especialista que saiba tudo sobre determinada plataforma.

Mas e quando se trata de muito conteúdo? E quando você precisa gerenciar diversas redes?

O mais legal do trabalho remoto é que você pode criar sua própria equipe de redatores web. Cada um com sua função: community manager, redação de texto, tradução, revisão, marketing de conteúdo, social media, etc.

Mas quando você tem uma equipe diversificada, sem nenhum contato pessoal, é muito importante aprender a gerenciar sua equipe com eficiência.

Segundo Anna Lundberg, estrategista de negócios, em artigo de junho de 2018, “à medida que você começa a trabalhar com freelancers remotos, precisa fazer uma lista com todas as etapas que precisará cumprir para se organizar”.

Pense em seus processos de negócios, calendário editorial (tudo o que deseja publicar em seu blog, site, redes sociais durante o ano), nas perguntas frequentes que poderão surgir de seus clientes, etc.

Também é importante identificar como deve ser a linguagem de seu produto antes de convocar os profissionais para o trabalho.

depois de pensar com carinho sobre tudo isso, comece a procurar os redatores para compor sua equipe.

Criando seu projeto na Workana

A Workana conta com milhares de profissionais da área de traduções e conteúdos.

  • Top Especialistas na área: confira os mais bem colocados redatores da Workana. Consulte o perfil do profissional e entre em contato com ele, oferecendo seu projeto e dando detalhes do que será cobrado. Esta é uma das maneiras mais rápidas de conseguir um profissional.
  • Publique um projeto para que todos os profissionais da área de tradução e conteúdos possam lhe enviar propostas se sentirem interesse na tarefa. Você verifica os perfis, classificação, feedbacks de antigos clientes, etc e contrata o melhor para sua marca.

Lembre-se de que você poderá entrar em contato direto e conversar com o profissional via chat, dentro da própria plataforma, tirar dúvidas, acertar detalhes, etc. É importante que tudo fique esclarecido antes que a contratação seja efetivada.

Faça isso com quantos profissionais desejar contratar.

Quem são os melhores profissionais?

Quando estiver escolhendo os redatores que irão cuidar de seus projetos de conteúdo, leve em consideração algumas características essenciais:

  • experiência em escrever na área e/ou nicho para o qual você precisa de conteúdo
  • boa organização de tempo
  • excelente uso da língua escrita
  • saber pesquisar e encontrar boas fontes
  • ter criatividade
  • facilidade em lidar com plataformas digitais.

Como é feito o pagamento?

Na Workana você pode escolher fazer o pagamento do trabalho de maneira total (ao fim do projeto); ou por hora trabalhada.

Quando falamos de equipes de redatores, geralmente estamos lidando com projetos de longo prazo, ou contínuos.

Ou seja: você precisará dos profissionais várias vezes, em vários projetos. Nesse caso, o ideal é fazer o pagamento por hora.

Funciona assim: cada vez que seus redatores terminam algum trabalho, eles registram na plataforma o que foi realizado. O preço por hora é combinado previamente e você só libera o valor de acordo com o que for sendo entregue.

Para conferir mais detalhes dessa modalidade de pagamento, clique aqui.

Equipe de Redatores Web Freelancers

Como organizar a sua equipe remota de redatores web

O trabalho remoto pede organização, já que as pessoas não trabalharão num mesmo ambiente físico. Mas isso não quer dizer que não trabalharão “juntas”.

Hoje em dia há uma gama de possibilidades online que permitem que todos consigam trabalhar num mesmo projeto ou tarefas com organização e cuidado. Essas ferramentas são nossas conhecidas aqui na Workana, já que as utilizamos para organizar nossa equipe, com membros que vivem em vários pontos da América Latina.

Segundo Mauro Amaral, da “Contém Conteúdo”, em entrevista a Luciano Larossa, autor do livro “Facebook para Negócios”, toda a equipe deve “falar a mesma língua” para entregar sempre um conteúdo coeso.

Por isso é importante que você seja detalhista em seus briefings para que sua equipe compreenda com clareza o que precisa ser feito. Sem boa comunicação, é impossível conseguir os melhores resultados.

Além disso, é necessário organizar os conteúdos de maneira prática. Alguns dos exemplos mais simples e realmente funcionais são:

PLANILHAS GOOGLE

O Planilhas Google é uma ótima maneira de organizar os conteúdos antes de suas publicações. Com o compartilhamento, todos os redatores terão acesso às tarefas e poderão definir status de como anda o projeto.

Para isso, você pode organizar tudo em células específicas, e os redatores modificam o que for sendo terminado, revisado, traduzido, etc.

GOOGLE DOCS

Ainda falando em Google, é importante que a equipe consiga visualizar todos os documentos de texto e alterá-los quando necessário. Para isso, o Google Docs continua sendo a melhor e mais rápida opção para todos.

Quando logados, os redatores poderão fazer todo o trabalho em sintonia. É até difícil imaginar uma equipe de conteúdo que não trabalhe com sistema de nuvem atualmente.

ASANA

Outro ponto importante e fundamental é a comunicação entre a equipe. Dessa forma, aplicativos como o Asana são uma boa pedida para organizar todo mundo.

A empresa, fundada em São Francisco e adepta da filosofia budista preza pela produtividade da equipe e conhece bem os problemas de gerenciamento que o estilo remoto pode causar.

É por isso que o Asana oferece (e entrega!) um aplicativo de bom gosto, funcional e prático. Você poderá controlar o andamento dos projetos e os redatores poderão se comunicar de maneira efetiva e ainda organizarem seus prazos de entrega (de maneira pessoal e também em equipe).

SKYPE

Quando necessário, é importante que a equipe consiga se “ver” para manter ideias alinhadas e conversar sobre projetos em andamento.

O Skype, nesse caso, é uma boa dica para realizar conferências online com sua equipe de redatores. Com o compartilhamento de tela você pode até mesmo mostrar algo na prática que deseja que seja feito. As possibilidades são infinitas e o aplicativo ajuda muito nesse tipo de situação.

Vale lembrar que essas ferramentas servem para a organização do trabalho. Para as negociações a respeito da contratação do freelancer e também para pagamentos, é imprescindível utilizar a plataforma da Workana. Assim, tanto você quanto os profissionais ficam seguros.

Sabemos que alguns desses passos iniciais podem parecer demorados à princípio, mas conforme sua marca e seus redatores entram em sintonia, o resultado é puro sucesso!

Na Workana acreditamos no encurtamento das distâncias através do trabalho remoto. Os melhores talentos podem trabalhar para sua marca, mesmo que morem há quilômetros de distância. 

E agora que você já sabe como administrar melhor esses talentos da escrita para a web, que tal começar a procurá-los em nossa plataforma? Clique aqui para começar.

Redatora e tradutora freelancer. Apaixonada por literatura, empreendimentos, novidades e tecnologia.

Subscribe to the Workana newsletter and keep updated