9 ideias de Marketing únicas para sua empresa conquistar mais clientes

9 ideias de Marketing únicas para sua empresa conquistar mais clientes

Em nosso mundo tão saturado de publicidade, é essencial ter idéias de Marketing que transcendam e gerem um alto impacto no público para poder destacar-se da concorrência e ganhar mercado.

Mas não basta somente ter boas idéias! Atualmente, é necessário ser inovador, surpreender e gerar um impacto positivo na audiência para que sua ideia de Marketing seja realmente efetiva.

Imagine…

… Estar caminhando por uma importante rua de Nova York e, de repente, encontrar um posto salva-vidas bem no alto de um edifício com vista aos pedestres, mas sem nem uma gota de água ao redor.

Pode parecer estranho, mas foi real!

Graças às geniais mentes que estavam “por detrás” desta impactante campanha de Marketing, muita gente não conseguiu esquecer aquela marca que colocou um salva-vidas em plena rua. Estes “gênios” utilizam técnicas publicitárias pouco convencionais que requerem um mínimo investimento inicial, mas que conseguem uma máxima difusão mediática.

Talvez, você ainda não tenha condições de realizar este tipo de publicidade. Porém, você precisará despertar seu lado criativo para desfrutar dos incríveis benefícios que as boas idéias de Marketing podem oferecer ao seu negócio.

Resumidamente, as estratégias de Marketing bem elaboradas podem te ajudar a:

  • Aumentar suas vendas;
  • Conseguir mais clientes;
  • Consolidar sua marca e obter o reconhecimento do seu público-alvo;
  • Fidelizar sua marca;
  • Criar estratégias focadas em captar novos clientes potenciais;

Para que você possa começar hoje mesmo a aplicar estratégias inovadoras, compartilhamos as nove idéias de Marketing mais divertidas e efetivas. Assim, você poderá aplicá-las rapidamente para fazer seu negócio crescer e atrair mais clientes.

1. Planeje um flashmob

O que é um flashmob? Trata-se de uma ação organizada, na qual um grande grupo de pessoas aparece repentinamente em um lugar público e realiza algo inesperado. Impactando, desta forma, o público que transita naquele momento em determinado ponto da cidade. Por isso, uma tradução válida e literal para flashmob seria “ação relâmpago e multidutinaria”.

Hoje em dia, podemos ver que marcas destacadas incluem os flashmobs como parte de suas campanhas publicitárias. Para isso, programam a reunião em um lugar público, contando com a participação de artistas e bailarinos que simulam um flashmob. Além do talento dos participantes, esta “ato publicitário relâmpago” inclui aspectos relevantes da marca ou da empresa promovida.

Na imagem a seguir, você pode conferir um flashmob realizado no Peru.

Já na próxima imagem, vemos como um museu realizou uma representação ao vivo em um shopping para promover a arte.

Ao investir neste tipo de publicidade, você poderá com os seguintes benefícios:

  • Cativar o público instantaneamente e aproveitar para viralizar um vídeo com as impressões dos consumidores sobre sua ação publicitária.
  • Gerar emoções positivas e reações desejáveis, como surpresa, curiosidade, atenção, alegria, descontração e entretenimento.
  • Produzir associações positivas na mente dos clientes a respeito da sua marca.

2. Realize concursos online

Atualmente, vários aplicativos e complementos permitem realizar um concurso online de forma fácil e eficaz. As plataformas mais utilizadas para realizar este tipo de concurso são: Wishpond, Antavo, Agorapulse e Shorstack.

A verdade é que os concursos e sorteios nunca saem de moda e sempre podem ser utilizados como uma estratégia de Marketing para gerar bons resultados. Afinal, um presente atrativo e bem promovido chama a atenção dos usuários e pode ser compartilhado nas redes sociais, ajudando a aumentar seus prospects.

Com uma simples promoção, você pode multiplicar seus “likes” no Facebook, seus seguidores do Twitter e sua audiência no Instagram, por exemplo.

Qual é o segredo de uma promoção altamente efetiva?

A chave é oferecer o presente ideal para o público correto no momento exato. E outra vantagem deste tipo de promoção é o baixo custo de realizar um sorteio online. Você só precisa contar com um prêmio, algumas horas e um método para administrar o sorteio de forma confiável.

3- Melhore sua presença online com aplicativos que causam furar (como o Yelp)

O Yelp é um aplicativo onde os usuários podem encontrar negócios de qualquer tipo na sua cidade e nos seus arredores. Além disso, as pessoas também podem qualificar a qualidade e os serviços destes negócios e compartilhar sua experiência com a comunidade.

Basicamente, Yelp oferece uma lista colaborativa de negócios, restaurantes, hotéis (etc.), na qual os usuários podem publicar suas resenhas e avaliações. Atualmente, possui 132 milhões de usuários em todo o mundo. E na América Latina, já está presente na Argentina, no Brasil e no México.

Estar presente no Yelp (e em outras plataformas deste tipo) e manter seus dados atualizados te permite estabelecer uma relação mais próxima e direta com seus clientes. Você pode responder seus comentários ou dar uma devolução às suas resenhas, além de recolher rapidamente as avaliações do seu público e obter estatísticas sobre o tráfego na página do seu negócio.

Por outro lado, ignorar estes aplicativos ocasionar a perda de clientes e de posicionamento no mercado. Por isso, investir um pouco de tempo em criar o perfil do seu negócio pode ser uma ótima estratégia para conseguir novos clientes potenciais nestes aplicativos.

4- Crie conteúdos em serie

Uma publicação em série, seja no seu blog ou através de vídeos, pode aumentar o entusiasmo e o tráfego online do seu negócio. Diferente de um artigo instrutivo ou um vídeo tutorial, os conteúdos em serie oferecem aos seus visitantes uma boa razão para retornar e continuar visitando com freqüência sua página. Desta maneira, pode transformar seu site em um lugar valioso, onde sua audiência encontra sempre aquilo que deseja.

Para que esta série de vídeos ou artigos funcionem, você precisa considerar as seguintes recomendações:

  • Identifique um problema importante que seus clientes enfrentam no seu cotidiano;
  • Utilize a série para explorar e resolver este problema;
  • Seja criativo, divertido e atrativo para conseguir transformar clientes potenciais em consumidores reais.
  • Mantenha a discussão viva e comprometida para criar aquele suspense e deixar sua audiência com na expectativa de receber as próximas entregas do material em série. Desta forma, você potencializa suas publicações e gera um máximo impacto.

5- Utilize o Remarketing para se comunicar com seus clientes

O Remarketing é uma técnica avançada de mercadologia online que foca em indivíduos específicos segundo a constatação de seu comportamento anterior.

Por exemplo: quando uma pessoa procura um produto na Amazon, com certeza, verá anúncios deste mesmo produto em outros sites. Estes anúncios são justamente um produto do Remarketing.

Sabia que você pode utilizar as mesmas ferramentas que Amazon, Google e Facebook para potenciar seu negócio e atrair mais clientes?

Sem dúvidas, esta é uma excelente idea de Marketing! Ao focar nos clientes potenciais mais relevantes (aqueles que já mostraram algum interesse em seus productos ou serviços), você conseguirá um melhor retorno para seus investimentos em publicidade online.

6- Patrocínios locais

Participar de eventos locais é uma maneira econômica de melhorar o “boca a boca” do seu negócio. E patrocinar um evento ajuda a criar afinidade e coincidências com os usuários que gostariam de ganhar um desconto ou uma entrada gratuita graças ao patrocinador.

Logicamente, nem todos estes usuários se transformarão em seus clientes. Por isso, existe a medição do ROI (“Return On Investment” ou “Retorno do Investimento”), que calcula o valor econômico gerado a partir da realização de diversas atividades de Marketing.

Porém, no caso dos patrocínios online, pode acabar sendo difícil realizar este cálculo com precisão. De qualquer maneira, os patrocínios são populares e costumam funcionar muito bem quando são utilizados com inteligência e efetividade.

O que sua empresa ganha ao patrocinar um evento local?

  • Incrementar a lealdade do consumidor: graças à exposição que uma marca consegue com esta estratégia, à experiência que oferece e à aproximação com o cliente final, consegue-se gerar confiança e fidelizar.
  • Gerar awareness (conhecimento, percepção e lembrança): ao mostrar-se de uma maneira distinta (e não através de uma campanha de marketing tradicional), o público pode conhecer detalhadamente a essência da marca. Reconhecer seus valores, sua identidade e seus objetivos. Afinal, desenvolver atividades que coloquem sua marca na mente dos consumidores fará com que eles te identifiquem mais facilmente.
  • Aproveitar a publicidade de “boca a boca”: se uma pessoa não conseguiu participar de um evento patrocinado por sua marca, ela poderá se atualizar conversando com um familiar ou com um amigo. Assim, o “boca a boca” atua como uma promoção voluntária e direta, gerada a partir de um patrocínio local.
  • Responsabilidade social: quando você patrocina um evento em beneficio de grupos ou instituições que promovem soluções ambientais, seus potenciais clientes interpretam positivamente este tipo de investimento e valorizam o comprometimento de sua empresa. Isso gera um sentimento de pertencimento e aumenta a confiança na sua marca.
  • Incentiva o engangement: isso significa que o cliente se sente parte da sua marca, identificando-se com sua visão e missão. E pos isso, sua lealdade e sua preferencia permanecerão em seu negócio por tempo indefinido.

7. Faça um infográfico incrível!

Os infográficos são extremamente úteis e desempenham um papel essencial para representar informações complexas de forma mais simples e visual que os textos. Com uma simples imagem, você pode transmitir sua mensagem claramente. E seus potenciais clientes poderão compreender até as coisas mais complicadas incluídas na sua comunicação. Além disso, os infográficos são fáceis de assimilar e recordar.

Para elaborar um infográfico único e efetivo, você pode contratar um designer gráfico na plataforma Workana. O custo do serviço pode variar, mas os resultados farão valer a pena seu investimento inicial.

8. Começe um podcast

Se você sabe falar, então, já pode fazer um podcast. Simples assim…

Um podcast é uma publicação digital em serie realizada de forma periódica, seja em formato de áudio ou vídeo. E que normalmente, estão disponíveis para download dos usuários. Utilizando esta ferramenta, você consegue difundir conteúdos de áudios ou vídeos que sejam relevantes para seu nicho de mercado.

Em principio, para começar um podcast, você só precisará ter um site, um microfone e um smartphone ou computador (ou outro dispositivo com acesso à Internet).

Porém, para saber mais sobre os podcast e conferir as melhores dicas, te convidamos a escutar uma entrevista com Guillermo Bracciafonte, co-fundador da Workana.

9. Potencie o crescimento do seu negócio com a Gamificação

A gamificação é uma das idéias de Marketing que melhor foi recebida e assimilada pelo público. Hoje em dia, este conceito é uma tendência mundial, pois os jogos adquiriram um papel crucial para envolver os usuários ou clientes, através da motivação e retribuição. Quando aplicados numa estratégia de Marketing com objetivos específicos, costuma gerar um altíssimo impacto no público-alvo.

Por quê? Simples: porque as pessoas gostam de jogar e se divertem com os jogos.

Na nossa Comunidade Workana, estimulamos nossos freelancers a alcançar seus objetivos. Por isso, premiamos nossos profissionais através de um sistema de gamificação de conquistas e níveis. Este sistema permite que os freelancers se destaquem da concorrência, ganhem mais projetos e sejam contratados por mais empresas.

Com esta estratégia, você poderá gerar maior interação com seu público e fidelizar sua audiência, através de jogos e suas modificações. Por isso, já é hora de transformar seu negócio em um jogo atrativo!

Rapidamente, você perceberá que esta é a melhor maneira de incentivar seus usuários a continuar visitando a página do seu negócio. Graças aos modernos aplicativos para Android e iOS, gamificar seu negócio é mais fácil que nunca.

Embora criar um jogo sobre seu negócio possa ser custoso, a recompensa costuma ser enorme. E você contará com muitos profissionais capacitados para te ajudar a tornar real esta ideia de marketing.

Se você ainda não sabe onde encontrar um profissional, basta clicar aqui para conferir os melhores freelancers da Comunidade Workana. Aqui, você poderá receber propostas de profissionais capacitados que te ajudarão a dar o “próximo passo” com seu negócio.

As estatísticas demonstram que utilizar a gamificação resulta eficaz para melhorar as conversões e o compromisso entre 10% e 3000%. Uma cifra impressionante e extremamente atrativa para qualquer negócio!!!

O melhor conselho para tornar reais suas ideais de Marketing é:

Seja criativo na hora de conectar sua marca com seus clientes!

No final de cada dia, os clientes querem ser tratados como indivíduos únicos e especiais. Se você seguir o exemplo das empresas que focam seus investimentos e melhorias nas necessidades e expectativas de seus clientes, você garantirá um excelente posicionamento da sua marca e poderá atrair novos clientes.

O único “segredo” para fazer seu negócio crescer é construí-lo diariamente e aplicar ideais de Marketing únicas e inovadoras para atrair a atenção dos potenciais clientes.

 Está buscando ideias de Marketing únicas para fazer seu negócio crescer?

Então, você precisa saber que é possível concretizar suas idéias hoje mesmo, de forma rápida e eficaz! Porque existem profissionais especialistas em dar vida às melhores idéias de Marketing. E eles podem te ajudar a construir relações mais profundas com seus consumidores e atrair novos clientes.

Se você ainda não conta com o serviço de um deles, pode clicar aqui para contratá-los de forma prática na Workana!