Como usar a inovação tecnológica para fazer mudanças positivas?

Como usar a inovação tecnológica para fazer mudanças positivas?

Como empresários, investidores, gerentes e formuladores de políticas podem se unir e utilizar a inovação para fazer mudanças reais? O mundo dos negócios pode mesmo fazer a diferença?  Na Workana acreditamos que sim! E a seguir você confere como isso é possível.

A palavra de ordem do século atual é tecnologia. A inovação tecnológica vem permitindo alcançar metas que pareciam impossíveis nos tempos passados. Mas os negócios podem ajudar a salvar o planeta? A resposta depende de um amplo sistema de forças.

Foras que geram inovações, fornecem capital para apoiar a comercialização e o fornecimento de produtos a vários clientes. Cada uma dessas forças é impulsionada pela persistência de indivíduos por trás das marcas, ousados e criativos, dispostos a fazer a diferença.

Desbloqueando o poder do sistema de inovação

No livro “Can Business Save the Earth?”, o autor Michael Lenox, estrategista americano, define a sustentabilidade como dever dos grandes e pequenos empresários.

Segundo o autor, é necessário o esforço conjunto de diversos interessados: inovadores, gestores, investidores, ONGs e também do consumidor. É preciso aproveitar o sistema de inovação como um todo, em todas as áreas, para a criação de tecnologias que nos facilitem a vida, mas que criem opções sustentáveis de verdade.

Sustentabilidade
A Workana vem oferecendo há 6 anos a possibilidade de contratação de profissionais freelancer, possibilitando a integração dos trabalhadores de forma remota, o que poupa recursos gerais no que diz respeito a gastos com energia e combustível, por exemplo.

É possível atuar com sua equipe formada pelos melhores profissionais das mais diversas áreas, e que não necessitam estar todos no mesmo escritório. E assim, a tecnologia une e aproxima de forma sustentável.

Quer mais ideias?

1. Inovadores

Para quem gosta de inovação, o conselho é simples: vá em frente! Em sua forma mais simples, a inovação nada mais é do que um jogo de números e probabilidades. É preciso testar tudo, o tempo todo, para alcançar o ideal.

A maioria dos novos experimentos tecnológicos e empreendimentos vai falhar. Essa é a natureza da inovação e do empreendedorismo. Mas quanto mais pessoas experimentarem, maior será a probabilidade de surgir uma tecnologia sustentável e disruptiva.

É óbvio que preferimos o sucesso ao fracasso, mas são os testes e as ideias em conjunto que fazem algo ir adiante. Seja uma invenção ou um negócio.

2. Gerentes

Gerir não é uma tarefa fácil, mas pode ser compensadora quando você se envolve de verdade com essa atividade. E hoje em dia a maioria das empresas está preocupada com a sustentabilidade e seus impactos positivos.

Seja seu próprio negócio, ou esteja você gerindo o negócio de alguém, procure sempre meios de inovar para o bem: peça a seus fornecedores que busquem produtos e serviços sustentáveis. Dê preferência por eles. Desafie seus funcionários a fazer mais em suas vidas pessoais e profissionais para apoiar a natureza. Envie e-mails com dicas sustentáveis e crie uma política de conscientização no ambiente de trabalho.

Contrate freelancers para realizar determinadas tarefas e crie sua equipe. Designers, criadores de conteúdo, programadores e profissionais de marketing, por exemplo, podem trabalhar de forma remota, em outro ambiente.

Para os investidores privados: você é o combustível para o motor inovador. Alocar capital às melhores ideias é sua tarefa número um. Inovações sustentáveis ​​vêm em formas e tamanhos muito diferentes, variando muito em seu perfil de risco e tempo de retorno potencial.

A diversidade nos mecanismos de financiamento ainda é crítica no avanço das tecnologias sustentáveis. Alguns empreendimentos se prestam ao capital de risco tradicional. Outros exigirão mais capital paciente. Assim, é importante que os investidores inovem em seus mecanismos de financiamento. O crowdfunding, por exemplo, ou os títulos verdes, cada vez mais em voga, merecem sua atenção.  

3. Consumidores

Para os consumidores, a dica é simples: consuma menos, mas quando você precisar fazer compras, procure produtos sustentáveis.

Claro, isso não é tão simples quanto parece. Como se sabe se determinado produto ou serviço é “sustentável”? Bom, aqui chega nosso segundo conselho: Exija a transparência. Exigir que os produtores expliquem de forma clara o impacto ambiental de seus produtos é dever da sociedade atual, no mundo todo.

É dessa forma que conseguiremos mudar o mercado de tal maneira que a sustentabilidade seja protagonista de nossas ações de negócios. Valorizar produtos locais, buscar rótulos informativos de verdade e dispensar ao máximo embalagens que degradem o meio ambiente é o passo inicial para essa mudança significativa.

Mercado Sustentável

4. Políticas Públicas

O governo é o inimigo da inovação, certo? Não necessariamente. A política federal inteligente pode ser um catalisador incrível para a inovação. Infelizmente, o financiamento federal da pesquisa em direção a tecnologias sustentáveis no Brasil ​​é crítico. O orçamento para pesquisa de inovação e ciência é cada vez menor.

Por isso, é importante que os governantes reduzam encargos normativos e burocráticos, e abram espaço para a concorrência e entrada de novos empreendedores. São eles também os responsáveis pela vigilância e rotulação dos produtos, certificando produtores (grandes e pequenos) que merecem reconhecimento por seus esforços sustentáveis.

Quanto mais a população cobrar, mas as autoridades terão de se esforçar para tornar isso real. É por isso que a participação e pressão da sociedade consumidora é tão importante.

Inovação

Vale lembrar que impulsionar o sistema de inovação é mais do que uma questão ambiental; mas também uma questão econômica, social e de competitividade nacional. A evolução dos mercados e da tecnologia vem ocorrendo ao longo de décadas e determinadas ações levam anos para ter um impacto significativo.

É por isso que a Workana acredita que precisamos considerar as alavancas que temos hoje – todas elas – para começar a mudar nossa visão de negócios e visualizar resultados palpáveis ao longo dos anos. Clique aqui para conhecer nossa plataforma e nossos profissionais.